Menu
BANNER ANNA
domingo, 19 de janeiro de 2020
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO
EM BONITO - MS - REUNIÃO DO BRICS

Brics: Produção integrada de MS impressiona ministros da Rússia, Índia, China e África do Sul em Bon

Brics: Produção integrada de MS impressiona ministros da Rússia, Índia, China e África do Sul em Bonito

26 Set 2019 - 19h31Por Sílvio de Andrade - SubCom

A carta conjunta assinado pelos cinco países que integram o Brics – Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul -, após a nova reunião do grupo, nesta quarta e quinta-feira em Bonito, deixou patente que o esforço para o aumento da produção de alimento cada vez mais se alicerça na sustentabilidade. A integração do agronegócio com o meio ambiente em Mato Grosso do Sul surpreendeu os visitantes.

“Nos impressionou muito a fazenda que visitamos, onde observamos o respeito ao ecossistema em um ambiente onde temos áreas nativas, água cristalina, gado e agricultura. Vejo Bonito como um exemplo em desenvolvimento sustentável”, afirmou o ministro de Agricultura da Rússia, Sergey Levin. “Levaremos as melhores impressões desse lugar maravilhoso, que une agricultura com paisagens únicas”, disse Mcebisi Skwatsha, da África do Sul.

Participantes da reunião do BRICs assinaram documento defendendo o aumento da produção de alimentos com foco na sustentabilidade

O documento assinado em Bonito, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Dias, baseia-se, principalmente, em inovação e tecnologia para a agricultura, cujo alinhamento avançou muito e que dará o tom aos próximos passos para acordos comerciais. “A ciência será a base desses acordos, buscando o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar dos cinco países”, declarou.

Esforço em comum

Os ministros visitaram na manhã desta quinta-feira a fazenda Ceita Corê, que explora a pecuária e a agricultura de ponta e iniciou a exploração do ecoturismo. No retorno ao Observatório Socioambiental EcoSesi Bonito, distante 6 km do centro da cidade turística, o grupo assinou a Carta de Bonito e falou com a imprensa. A ministra Tereza Cristina destacou o apoio do Governo do Estado ao evento, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e saiu otimista do encontro.

“Fiz questão de realizar essa reunião em meu Estado, e em Bonito, para mostrar que estamos desenvolvendo práticas sustentáveis na nossa produção e sua integração com o ecoturismo”, disse ela. A ministra acredita que outros itens da cooperação tecnológica do grupo passarão por questões como a sanitária, que deve ser tratada por meio dos organismos internacionais que regem o setor, “para que possamos produzir mais e com sustentabilidade”.

Participaram da reunião do Brincs a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; vice-ministro da Índia, Bimbadhan Pradhan; ministro da África do Sul, Mcebisi Skwatsha; ministro da China, Taolin Zhang;  e ministro da Rússia, Sergey Levin.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Youtuber e peão de rodeio morrem após carro bater em carreta com toras
ACIDENTE NAS ESTRADAS DE MS
Professores que seguiam para capital onde participariam de processo seletivo sofrem acidente
Túnel cavado para fuga de presos em Pedro Juan Caballero, no Paraguai — Foto: Polícia Nacional do Paraguai/Divulgação FUGA EM MASSA
Confira lista dos presos foragidos no presídio paraguaio
FEMINICÍDIO - PRIMEIRO CASO DE 2020
Marido mata adolescente a tiros, dois meses após o nascimento do filho
FUGA EM MASSA
Pelo menos 90 membros do PCC fogem de presídio na fronteira com MS por túnel
NÃO DEU - QUE PENA
Florista baleada pelo ex-namorado não resiste aos ferimentos e morre na Santa Casa
TODOS CONTRA A DENGUE
Megaoperação contra a dengue premiará moradores que mais ajudarem nas ações
TURISTANDO DE BIKE
Ciclistas de MS pedalam mais de 750 km para chegar ao litoral catarinense
ALERTA
Menina de 4 anos fica em estado grave depois de ser picada por escorpião
CRIME
Florista baleada pelo ex faz cirurgia de emergência na Santa Casa