Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Planejado

Bonito: Secretário fala do aumento recorde de turistas e espera superar em 2011

Fechamos os números de 2010, que havia sido o melhor ano da história do turismo de Bonito

22 Fev 2011 - 10h48Por Boni / Bonito Informa

ENTREVISTA DO SECRETÁRIO DE TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BONITO, AUGUSTO BARBOSA MARIANO, AO JORNAL IMPRESSO BONITO PARA TODOS, ONDE O MESMO FALA SOBRE O MOVIMENTO RECORDE DE TURISTAS DURANTE A ATUAL TEMPORADA.

 

Jornalista Boni:Bonito tem quebrado recordes sucessivos quanto ao número de turistas, como nas festas de final de ano, enquanto informações. Por outro lado informações do Ministério do Turismo mostram que o número de visitantes cresceu 68,79% entre 2009 e 2010. Até que ponto a cidade está preparada para um aumento expressivo do movimento sem perder a qualidade dos serviços prestados, já que existe falta cada vez maior de mão de obra especializada?

 

Augusto Mariano: Fechamos os números de 2010, que havia sido o melhor ano da história do turismo de Bonito, e comparativamente com 2009 crescemos 4,06% em número de visitações, isto representa pelo menos 175.000 turistas visitantes e demonstra que os trabalhos de divulgação, marketing e comercialização têm dado certo, que os investimentos são bem direcionados. As parcerias do poder público, iniciativa privada e comunidade, associada ao apoio, articulação e entrosamento que temos com o governo do Estado, através da Fundação de Turismo e Governo Federal, através do Ministério do Turismo, faz com que tenhamos sucesso em nossas ações.   Com referência ao aumento expressivo de visitantes em nossa cidade, principal-mente no período do Revellion passado, como expliquei, fruto do trabalho coletivo, onde tivemos problemas pontuais de abastecimento na área comercial,  isto acontece em todas as cidades, em determinadas épocas, em função da concentração de visitantes e com Bonito não é diferente, na área de serviços. Frisamos que os serviços públicos de abastecimento de água, energia, saúde, limpeza, segurança, coleta de lixo, etc., foram eficientes e funcionaram bem. Reportando a parte de mão de obra especializada, as deficiências existentes, atualmente, ocorrem em todo o Brasil, mas no ano de 2010, dentro das diretrizes da administração do prefeito Zé Arthur, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, através de cursos de qualificação, profissionalização, treinamento e reciclagem, atendeu mais de 700 pessoas de nossa comunidade e a meta para 2011 é passar de 1000, portanto, estamos atentos a esta necessidade que é constante e ininterrupta.

 

Jornalista Boni:O aumento do número de turistas aumenta também os gastos públicos com Saúde, Coleta de Lixo e Segurança, entre outros. De que maneira (s) é possível assegurar que a arrecadação do município aumente na mesma proporção?

 

Augusto Mariano: Com o aumento do número de turistas que nos visitam toda a cidade ganha: o trade turístico, que é quem mais trabalha juntamente com a Secretaria de Turismo na captação, o comércio em geral e toda a população, com o aumento da oferta de vagas de emprego e da média salarial. A riqueza que os turistas aqui deixam é amplamente socializada.  As despesas com os serviços públicos aumentam muito e a administração municipal tem fechado o cerco aos clandestinos, incrementando a fiscalização, orientando os consumidores a prestigiarem os negócios formais e estimulando o comércio a emitir nota fiscal, consequentemente aumentando a arrecadação.  Isso reflete na qualidade dos serviços e nos investimentos em qualificação profissional e em obras de infraestrutura, tais como asfalto, drenagem, praças, postos de saúde, escolas, e outras, que vêm melhorar a vida de todos os munícipes. A matemática é muito simples, quanto mais se arrecada mais se investe na melhoria da cidade, como um todo, refletindo positivamente na população em geral.

 

Jornalista Boni:Entre os fatores capazes de contribuir para o crescimento do turismo nacional e de Bonito estão a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil. Como os empresários e a população em geral podem beneficiar-se desses eventos?

 

Augusto Mariano: Antes da copa de 2014 teremos a copa das confederações em 2013, em 2016 as olimpíadas e depois as paraolimpíadas, portanto o Brasil durante os próximos 6 anos será a vitrine do mundo. Esperamos para a copa de 2014, pelo menos 30 mil jornalistas estrangeiros e 600 mil turistas de outros países, muitos dos quais virão conhecer Bonito, pois somos referência nacional e mundial em gestão turístico ambiental e o melhor destino de ecoturismo do Brasil.

O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, nosso grande parceiro, tem investido fortemente em 65 municípios do Brasil, que são os destinos indutores do Turismo, do qual Bonito faz parte, principalmente nas áreas de qualificação profissional e infraestrutura turística. Nós temos recebido muito desses recursos, tanto é que atualmente nossa cidade tem mais de 20 milhões de reais do Ministério do Turismo em investimentos. Vamos continuar elaborando bons projetos, como fazemos hoje e captar mais recursos para investir em nossa região que é denominada Bonito-Serra da Bodoquena.

Outra idéia é que após o sorteio dos grupos da copa, em parceria com o Governo do estado, convidemos uma seleção de futebol para se concentrar em Bonito e se conseguirmos esse objetivo estaremos na mídia mundial, gratuitamente, por mais de 40 dias, durante todo o período da Copa do Mundo e desejamos fazer o mesmo com relação ás Olimpíadas de 2016. Com certeza, caso este objetivo seja atingido toda a população e a cadeia empresarial de Bonito auferirá benefícios decorrentes do aumento dos investimentos na cidade e do número de turistas visitantes.

 

Jornalista Boni:O papel de destaque nacional e internacional de Bonito implica na necessidade da cidade inovar juntamente com o setor e atender às exigências do Decreto 7.381, que regulamenta a Lei do Turismo. A Secretaria acompanhará ou exigirá essas adequações?

 

Augusto Mariano: A Lei Geral do Turismo foi sancionada pelo presidente Lula e gradativamente tem sido implantada, foi uma conquista do turismo do Brasil, pois hoje somos respeitados e considerados como uma atividade comercial. O turismo é o 5º produto da pauta de exportações brasileiras, superando a indústria automobilística, somos o 1º na área de serviços, representamos 10,1% do PIB mundial e 2,7% do PIB do Brasil e 1 de cada 10 empregos gerados no mundo está na atividade turística. Em Bonito a atividade turística é a maior investidora, a segunda maior arrecadadora, atrás apenas da agropecuária, geramos mais de 2.800 empregos diretos formais, com carteira assinada, isto representa 51% do total da mão de obra do município e mais de 2.000 informais, portanto, somos a mola mestra do desenvolvimento de Bonito, juntamente com o agronegócio.

A administração atual, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e em parceria com as demais, acompanha as adequações que estão sendo implementadas pelos empresários locais, em consonância com LGT e exige que toda a atividade relacionada á cadeia produtiva do turismo e que se enquadre na Lei Geral cumpra as formalidades legais para se instalarem em nosso município.   

Leia Também

Trabalhador que morreu afogado na divisa com Goiás tinha 36 anos e era de MS Triste
Trabalhador que morreu afogado na divisa com Goiás tinha 36 anos e era de MS
Polícia Militar inicia o PROERD nas Escolas Estaduais em Bonito Segurança
Polícia Militar inicia o PROERD nas Escolas Estaduais em Bonito
Ex-militar que matou a esposa é condenado em novo julgamento a mais de 24 anos de prisão em MS Julgamento
Ex-militar que matou a esposa é condenado em novo julgamento a mais de 24 anos de prisão em MS
PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória Fiscalização
PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito Ação do bem
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito Limpeza pesada
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito
'Tigrão do PCC' morre após resistir à abordagem do Choque em MS Confronto
'Tigrão do PCC' morre após resistir à abordagem do Choque em MS
Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado Segurança
Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado
Jovem esmagado por cavalo tentava laçar touro em MS Triste
Jovem esmagado por cavalo tentava laçar touro em MS
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril Atenção contribuintes
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.