Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca
FARMÁCIA EM BONITO
BONITO - MS - CASO JOÃO DE DEUS

Bonito (MS) recebeu 'João de Deus' em 2008 e promotoria se coloca a disposição para denúncias

Bonito (MS) recebeu 'João de Deus' em 2008 e promotoria se coloca a disposição para denúncias

11 Dez 2018 - 15h17Por BONITO INFORMA / REDAÇÃO

BONITO - MS - O médium João Teixeira de Farias "João de Deus" virou caso de polícia no começa desta semana, com denúncias fortes sobre seu trabalho, levando em "cheque" a sua atuação com diversos artistas famosos e outros. O fato é que João de Deus atendeu o município de Bonito (MS), no ano de 2008.

O promotor de justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Bonito, João Meneghini Girelli, divulgou um ofício, colocando o Ministério Público e a Polícia Civil de Bonito a disposição para aquelas que se sentiram vítimadas naquela oportunidade (em 2008). 

OFÍCIO - Considerando as recentes de notícias de supostos abusos sexuais praticados por João Teixeira de Farias, conhecido como "João de Deus", e o fato de que no ano de 2008, nos dias 07, 08 e 09, de junho, ele esteve no Município de Bonito realizando atendimentos, vem este Promotor de Justiça solicitar ampla divulgação a ventuais vítimas de que o Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul em Bonito ao lado da Polícia Civil são os órgãos competentes para receber as eventuais denúncias de crimes ocorridos.

ENTENDA O CASO - 

Ministério Público do Estado de Goiás estuda interditar a Casa de Dom Inácio de Loyola, centro espiritual onde o médium João Teixeira de Farias, conhecido mundialmente como João de Deus, atende semanalmente milhares de fiéis. Como revelou O GLOBO e o programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, mulheres acusaram o médium de abusos sexuais que teriam acontecido dentro do centro espiritual, localizado na pequena cidade de Abadiânia, no Interior de Goiás.

O promotor Luciano Miranda Meirelles, coordenador do Centro de Apoio Criminal do MP de Goiás, afirmou que João de Deus será convocado para prestar depoimento assim que o órgão começar a coletar os primeiros depoimentos das vítimas.

 Se determinado que aquele lugar (centro espiritual) é um local de de crimes, a interdição será necessária - destacou.

Na manhã desta segunda-feira, o Ministério Público em Goiás formalizou a criação de uma força-tarefa, composta por quatro promotores e dois psicólogos, para investigar as denúncias de abuso sexual que estão chegando de diversas partes do Brasil e do Mundo contra o líder religioso. Ainda de acordo com o MP, toda investigação será concentrada na força-tarefa.

- Sabemos inclusive que há vítimas no Brasil inteiro e fora do país. Não vai ser necessário que elas venham até Goiás, elas podem procurar o MP nas suas localidades. Após a reportagem a gente se organizou e montou uma força-tarefa. Passamos o fim de semana analisando como ela funcionaria.

De acordo com o MP, Ministério Públicos de diversos estados do país irão colaborar com as investigações. Em pelo menos dois estados, Minas Gerais e São Paulo, vítimas procuraram o ministério público logo após os casos de outras mulheres terem vindo à tona por meio de reportagem da TV Globo e do Jornal O GLOBO. Já há depoimentos marados, nesses estados, para acontecer amanhã segundo o MP.

Estamos recebendo a informação que depoimentos foram agendados em outros estados. Já há depoimentos marcados para amanhã. Esperamos que isso vai servir para que as vítimas procurem o MP. Elas são as vítimas, elas não são culpadas. Sei que há medo, há temor em crimes dessa natureza. Mas o ministério público vai dar proteção que for necessário -- completou o promotor.

A promotora Patrícia Otoni, que também irá compor a força-tarefa, destaca que um e-mail sigiloso foi criado especificamente (denuncias@mpgo.mp.br) para receber as denúncias. Somente os promotores da força-tarefa terão acesso a esses e-mais, para garantir a preservação da identidade das vítimas.

Em crimes desse tipo, as vítimas demoram um tempo até ter coragem de denunciar. É importante que elas se sintam encorajadas para denunciar. Nós montamos essa força-tarefa para ampará-las nesse depoimento, e para que elas possam se sentir seguras, para que os crimes sejam apurados. Estamos em contato com promotores do Brasil inteiro - explicou.

Luciano ressaltou que o depoimento das vítimas, em casos como este, são tratados pelo MP com sobrevalor.

Estupro não é um crime que acontece a luz do dia. O depoimento da vítima tem sobrevalor, então não tem porque a gente duvidar das mulheres. Elas não vêm aqui a troco de nada. O depoimento da vítima pode ser o único meio para levar à condenação.

Segundo o MP de Goiás, desde quando as reportagens da Rede Globo foram veiculadas, o telefone do órgão não parou de tocar.

As vítimas estão ligando de todo o país. Se for necessário, podemos aumentar o tamanho da força-tarefa para dar conta do trabalho - completou Patrícia.

Leia Também

Nova Sucuri, volta a aparecer no Solar dos Lagos em Bonito MS (VEJA O VÍDEO) Natureza
Nova Sucuri, volta a aparecer no Solar dos Lagos em Bonito MS (VEJA O VÍDEO)
Educação entrega novos uniformes com investimentos que passam R$ 100 mil em Bonito Investimento
Educação entrega novos uniformes com investimentos que passam R$ 100 mil em Bonito
Adolescente simula agressão e tenta incriminar mãe em MS Caso de polícia
Adolescente simula agressão e tenta incriminar mãe em MS
Deputada solicita troca de ponte sobre o Rio Salobra, em Bodoquena Investimento
Deputada solicita troca de ponte sobre o Rio Salobra, em Bodoquena
Guias recebem atualização em  Noções de Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar Aprendizado
Guias recebem atualização em Noções de Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar
Funtrab começa mais uma semana oferecendo milhares de emprego em MS Oportunidades
Funtrab começa mais uma semana oferecendo milhares de emprego em MS
Prefeito de Bonito assina ordens de serviço para autorização de licitação de diversas obras Investimento
Prefeito de Bonito assina ordens de serviço para autorização de licitação de diversas obras
Tiroteio acaba em morte em Mato Grosso do Sul Morte a esclarecer
Tiroteio acaba em morte em Mato Grosso do Sul
Com 29 vagas, Governo de MS autoriza concurso para área de fiscalização e defesa sanitária na Iagro Oportunidades
Com 29 vagas, Governo de MS autoriza concurso para área de fiscalização e defesa sanitária na Iagro
Tamanduá nada? Registro raro feito no Rio Formoso mostra habilidades do animal - Veja Vídeo! Meio Ambiente
Tamanduá nada? Registro raro feito no Rio Formoso mostra habilidades do animal - Veja Vídeo!
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.