Menu
KAGIVA
tera, 21 de agosto de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca
BONITO - MS

Bonito-MS participa do 2º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

Trocas de experiências entre Observatórios são destaque em encontro

16 Mai 2018 - 10h12Por DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES

Reunindo especialistas da área de pesquisa e estatísticas de 25 observatórios de turismo do País, foi realizado o 2º Encontro da Rede de Observatórios de Turismo, entre os dias 8 e 9 de maio, em Foz do Iguaçu (PR). Representando Mato Grosso do Sul, estiveram presentes o Observatório Estadual de MS, bem como os das cidades de Campo Grande, Corumbá e Bonito.

 

O encontro possibilitou o debate de temas pertinentes a operação e melhoria das ações dos observatórios, com o objetivo de que se tornem mais dinâmicos, conectados e inovadores. Para a coordenadora do Observatório do Turismo de Bonito, Janaína Mainchein, o evento foi importante pela troca de experiências.

 

“Além disso, aprender um pouco mais com as boas práticas que vêm sendo utilizadas pelos observatórios é muito enriquecedor, pois ajuda no aprimoramento do nosso trabalho. É gratificante ver quase todas a regiões do Brasil representadas através de seus observatórios, mostrando que estamos no caminho certo, buscando uma maior profissionalização do turismo brasileiro", analisa Janaína.

 

Durante o encontro, foi discutida a necessidade de padronização dos indicadores básicos de pesquisas para haver maior integração entre os observatórios, fortalecendo os já existentes e incentivando a criação de outros em estados e municípios que ainda não dispõem do sistema de organização de dados e estatísticas.

 

Também foram realizados minicursos relacionados à utilização de conteúdos de turismo em mídias sociais - tendo em vista a nova tendência de monitorar o perfil dos turistas nas redes -, reputação de destinos e recomendação na internet, avaliação e mensuração de impactos econômicos, entre outros.

 

Ao final do encontro, foi criado um grupo de trabalho para dar continuidade as ações da rede. Entre os pontos importantes, frutos das discussões feitas com os demais profissionais presentes, estão: capacitação dos profissionais que atuam nos observatórios; necessidade da padronização dos indicadores básicos de pesquisas; inovação das metodologias de pesquisas; necessidade de analisar as informações coletadas, gerando conhecimento e apontando dir etrizes. Outros tópicos que ganharam atenção são os trabalhos com tendências e projeções. ·         

 

O evento foi realizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, responsáveis por viabilizar a participação dos demais Observatórios.

 

Sobre o Observatório do Turismo de Bonito

 

Coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau, o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) é um centro de pesquisa que tem como objetivo o levantamento sistemático e contínuo de dados relevantes sobre a atividade turística em Bonito-MS. De uma forma informativa e clara, o Observatório busca fornecer informações relevantes e atualizadas para embasar as tomadas de decisões de empresários, profissionais e gestores de turismo.

 

COM INFORMAÇÕES DO GRUPO SATO - COMUNICAÇÃO

Deixe seu Comentário

Leia Também

FATALIDADE - ADOLESCENTE MORTO
Adolescente de 13 anos morre após ser atingido por tampa de caçamba de caminhão
AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO MS
Lançamentos de comitês e caminhadas marcam terça-feira de campanha no MS
POLÍTICA
Justiça Eleitoral de MS cria ferramenta na internet para receber denúncias
SAÚDE EM FOCO
Colangite biliar primária, a doença do fígado que causa coceira e fadiga
ESPORTES
Copa Pantanal de vôlei define campeões do máster feminino e masculino nesta 4ª
AVIAÇÃO
Empresa encerra atuação e voos entre Campo Grande e Assunção são extintos
POLÍTICA
Ibope divulga 1ª pesquisa após registro de candidatos a presidente
INTERNACIONAL
Nasa informa que a lua tem dois depósitos de gelo
BONITO - MS - VACINAÇÃO ATÉ DIA 31
Após dia D, crianças podem ser vacinadas até 31 de agosto em Bonito (MS)
PROPAGANDA ANTECIPADA
Juiz rejeita recurso e mantém multa de R$ 31,5 mil a Odilon por uso de outdoors