Menu
domingo, 6 de setembro de 2026
Busca
praia parque cachoeiras
BONITO - MS - FLUXO NO CARNAVAL

Bonito MS, mantém fluxo de turistas na temporada mesmo sem carnaval é extremamente positivo

Bonito MS, mantém fluxo de turistas na temporada mesmo sem carnaval

27 Fev 2019 - 10h52Por SILVIO ANDRADE / LUGARES

Folia, que atrai grande concentração de pessoas e causa impactos pontuais, não combina com Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Isso é um fato concreto. Outros carnavais realizados na cidade causaram mais transtornos urbanos do que benefícios econômicos, além de onerar a prefeitura com gastos em infraestrutura e cachê de artistas.

A decisão da atual gestão bonitense de cancelar o carnaval deste ano não considerou apenas a crise econômica. A medida – tomada com aprovação da grande maioria da população, por meio de enquete – em nada influenciou no fluxo turístico para o período. Hotéis estão lotados e a comercialização dos passeios se mantém no patamar da alta temporada, segundo o trade turístico.

“O impacto no turismo sem carnaval é extremamente positivo”, afirma o empresário Cícero Peralta, dono de pousada e membro do Conselho Municipal de Turismo. Segundo ele, as experiências anteriores são as piores possíveis. Além de não agregar maior demanda de visitação, o carnaval gera tumultos e lixo por toda a cidade e causa insatisfação ao turista.

Rios de água cristalina e cachoeiras atraem turistas do mundo todo a Bonito: destino consolidado

Hotéis lotados, passeios vazios

Levantamentos realizado pelo segmento turístico apontaram que o carnaval atrai um turista de perfil diferente daquele que visita o destino pelas suas belezas naturais. “Quem vem aqui brincar o carnaval não visita os passeios, há uma queda de visitação no período. E quem quer ir aos passeios, não tem vaga em hotel”, atesta Peralta, 25 anos de experiência no setor.

Definitivamente, estatísticas de mercado e os impactos urbanos em uma cidade de apenas 25 mil habitantes, causados por milhares de visitantes concentradas de forma desordenada em espaços urbanos, apontam para o bom senso e um regramento financeiro: não ao carnaval em Bonito! O prefeito Odilson Arruda Soares se diz aliviado com o apoio popular que recebeu.

“É um evento que não agrega, ao contrário, nos traz transtornos, os impactos ambientais urbanos, a preocupação com a segurança”, diz ele. “Fizemos uma campanha até despretensiosa, mas a população entendeu que investir na compra de uma ambulância e não na contratação de bandas seria uma medida mais racional, e assim o fizemos”, completou.

Empresário Cicero Peralta: carnaval não agrega

Carnaval é chover no molhado

O poder público entendeu que carnaval não é o foco de Bonito, que já vem sofrendo pressão em seus recursos naturais com a expansão da agricultura, e o trade turístico espera que a decisão de cancelar a festa seja assumida também pelas próximas gestões. “O nosso atrativo é a oferta de água, não precisamos de banda na praça para ter turista”, resume Peralta.

Para o secretário-adjunto de Turismo do município, Marcelo Gil da Silva, o carnaval não é considerado um produto agregador para o segmento. Ele defende a realização da folia pela iniciativa privada, como são promovidos outros eventos de entretenimento, sem dispêndio de dinheiro público. “Carnaval, para nós, é chover no molhado numa alta temporada”, diz.

Assim, a vida segue o seu natural (sem trocadilhos) em Bonito, às vésperas da folia momesca. A rede hoteleira espera lotação máxima nesse período e as 52 agências de turismo que vendem o destino comemoram grande procura pelos 41 atrativos ofertados com controle de visitação e bons serviços. Bonito tem 113 opções de hospedagens, totalizando 5.500 leitos.

Leia Também

Para impulsionar a cadeia produtiva, Sebrae e Inpasa capacitam pequenos negócios em MS Destaque
Para impulsionar a cadeia produtiva, Sebrae e Inpasa capacitam pequenos negócios em MS
Professora de Mato Grosso do Sul é finalista nacional em edital de inovação do Sebrae Destaque
Professora de Mato Grosso do Sul é finalista nacional em edital de inovação do Sebrae
Jovem sem habilitação atropela e deixa homem ferido  Policial
Jovem sem habilitação atropela e deixa homem ferido
Cemitério Municipal de Bonito recebe melhorias com obras de calçamento Investimento
Cemitério Municipal de Bonito recebe melhorias com obras de calçamento
Carreta da Saúde leva consultas e exames especializados para Bonito em setembro Saúde
Carreta da Saúde leva consultas e exames especializados para Bonito em setembro
Homem é baleado após discussão por dívida de R$ 5 mil Caso de Polícia
Homem é baleado após discussão por dívida de R$ 5 mil
Homem é assassinado com 10 tiros em MS Caso de Polícia
Homem é assassinado com 10 tiros em MS
Presidente da CBF, Samir Xaud é homenageado durante agenda institucional em Campo Grande Esporte
Presidente da CBF, Samir Xaud é homenageado durante agenda institucional em Campo Grande
TJMS propõe isenção de custas para mulheres vítimas de violência doméstica Justiça
TJMS propõe isenção de custas para mulheres vítimas de violência doméstica
Sebrae/MS promove palestra gratuita com Hortência Marcari, referência no basquete brasileiro Evento
Sebrae/MS promove palestra gratuita com Hortência Marcari, referência no basquete brasileiro
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.