Menu
quarta, 1 de maio de 2024
Busca
labbonito
BONITO - MS - FESTIVAL DA GUAVIRA

BONITO (MS): Guavira é estrela de festival gastronômico, confira a programação

BONITO (MS): Guavira é estrela de festival gastronômico, confira a programação

28 Nov 2018 - 11h29Por CORREIO DO ESTADO

“Vamos catar guavira?” A expressão que pode significar muito mais do que tirar a fruta do pé é o que dá nome ao festival Eco Gastronômico que Bonito sedia nesta sexta, sábado e domingo. Com programação gratuita de aulas shows e palestras, o Cata Guavira vai movimentar chefs de cozinha, pesquisadores e público em geral ao redor da guavira. Seja ela fruta ou especiaria. 

Na quinta edição, a idealizadora Letícia Krause explica que o evento foca na valorização e na preservação do cerrado.  De Curitiba, a chef mora em Bonito desde 2010 e foi aqui que conheceu e passou a explorar ao máximo o potencial da fruta. 

Da guavira, a gente consegue tirar da polpa até a casca. Especialidade do produtor rural Almiro Kelm, que por amor à fruta, fez até música para a guavira.  

Aos 72 anos, seu Almiro cantarola pelo telefone um trecho da canção feita com o amigo Valdenir de Brandão. “Quando eu comecei a fazer mesmo, eu não estou lembrado, mas acho que foi 2008”, conta. Na realidade, desde que o gaúcho chegou a Mato Grosso do Sul, na década de 1970, ele começou a catar guavira. 

“Eu sempre gostei e queria fazer muda, procurei para plantar em 74, depois eu achei andando por aí. Aí tive um sonho”, completa. O sonho se tornou realidade anos depois: “de um campo cheinho de guavira e o pessoal catado”, resume bem a história. Mas a especiaria mesmo nasceu da curiosidade somada à uma palestra que seu Almiro conta ter assistido certa vez, de que a casca da uva tinha mais propriedades do que a própria uva. “Aí eu estava em uma fazenda e deu uma enchente. Fiquei isolado e não tinha o que fazer, fui procurar guavira e comecei a mastigar. Sabe que depois disso, não me deu fome, nem nada?”recorda.

Em seguida, o senhorzinho passou a secar a fruta, depois a triturá-la até chegar ao processo que faz hoje, de “espremer”.

“Você separa a polpa e espreme a fruta, eu faço naquelas telas tipo de janela, aí coloca para secar. E o que dá para fazer? Ah, minha filha... Guavira é mil e uma utilidades”, declara Almiro. 

Das receitas, o produtor diz que a cozinha ainda não descobriu tudo o que a guavira é capaz de fazer. “Mas dá para usar em tudo: carne, no lugar do café e do chocolate no leite, eu faço pão, uso no arroz”, exemplifica. 

E é justamente esta infinidade de pratos preparados a partir dela que o festival vai ter o lançamento do livro “Guavira: Receitas e Histórias”, organizado por Letícia e pelo chef Paulo Machado. 

NA ESTÉTICA

Dentro da programação do festival, uma das palestras vai falar sobre tendências e possibilidades para utilizar a guavira em cosméticos. Farmacêutica, Fernanda Fialho é quem vai um pouco do que tem pesquisado e produzido da fruta. Da casca da guavira, por exemplo, dá para fazer esfoliante e corante para maquiagem. 

“A gente pode fazer um processamento desta cascae deixá-la microparticulada para aplicação em cosméticos como esfoliante ou um sabão cremoso e se você processar em uma partícula ainda mais fina, pode ser utilizada como corante para maquiagem, que é uma das tendências mundiais, de se usar pigmentos naturais”, explica.

Da folha é possível fazer óleo essencial e a partir dele criar até uma perfume. 

“Nós fizemos uma água de colônia, porque o óleo essencial da guavira tem um alto poder de fixação e os perfumes são bons quando têm boas fragâncias e fixação. Ele tem um leve cheiro amadeirado”, descreve. 
O Cata Guavira acontece no auditório do Sebrae e na Feira do Produtor na cidade de Bonito, com entrada gratuita, com exceção das refeições. 

PROGRAMAÇÃO

30/11/2018 - LOCAL: SEBRAE
14h - O que é o CATA (Centro de Atenção e Técnicas com Alimento). Importantes conexões com movimentos sustentáveis, com Letícia Krause.
14h30 - Boas-vindas: Guavira como símbolo do MS, com Renato Câmara.
15h - Valorização do Festival da Guavira – importância do Festival para o Município e como a sociedade Bonitense pode se apropriar do evento, para que este se consolide no calendário de Bonito, com Tó - Restaurante Tapera e Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo de Bonito.
15h50 - Preservação, conservação e cultivo da Guavira, com Ana Ajalla - Agraer
17h05 - Tendências e Possibilidades para utilização da Guavira (cosméticos, medicamentos, alimentos etc.), com Fernanda Fialho de Oliveira - Ph Cosmetics.

01/12/2018 - LOCAL: FEIRA DO PRODUTOR


8h - Abertura do evento: Ecogastronomia e o Bioma do Cerrado com degustação de um shot de alegria, com a chef Dede Cesco (realizadora da comitiva dos chefs de Mato Grosso do Sul)
8h30 - Lançamento do livro Guavira, Receitas e Histórias e explicação do processo de produção da especiaria de guavira. Organizado por Letícia Krause, A.C. Soares do Restaurante Tapera e Almiro Kelm
9h - Aula show: degustação do queijo de Baru com especiaria de guavira e queijos da fazenda, com Michele Cristina e Hugo Rodas
12h - Música ao vivo com o Grupo Terça das Quintas.
Disco Xepa - almoço feito a partir de ingredientes dos feirantes com o movimento Slow Food, com Magda Moraes, Marlon Liborio, parceiros CATA Guavira e alunos da Unigran.
14h30 - Oficina: Desossa de peixe de rio, com Adriano Torres (SENAC-MS). 
Oficina: Cromossomo do Amor e degustação de ceviche com Edu Rejala e Silvio Trujillo.

02/12/2018 - Almoço beneficente, criado para arrecadar fundos para a Fundação Pestalozzi. Será realizado à beira do Rio Formoso, no Refúgio da Barra, com música ao vivo. Com ingressos pagos. Confira a programação completa no site: https://www.cata.eco.br/agenda.

Leia Também

Mulher quebra carro do ex e acaba presa pela Guarda Municipal em Bonito BONITO - MS - GUARDA MUNICIPAL
Mulher quebra carro do ex e acaba presa pela Guarda Municipal em Bonito
MS tem saldo de 4.197 vagas de emprego Oportunidades
MS tem saldo de 4.197 vagas de emprego
Justiça decreta prisão preventiva de casal acusado de roubo e assassinato de idoso em MS Caso de Polícia
Justiça decreta prisão preventiva de casal acusado de roubo e assassinato de idoso em MS
'Árvore de crochê' feita com 30 novelos vira paixão da mulherada em Bonito Especial
'Árvore de crochê' feita com 30 novelos vira paixão da mulherada em Bonito
Governo inaugura mini usina fotovoltaica dentro do Parque das Nações Indígenas Investimento
Governo inaugura mini usina fotovoltaica dentro do Parque das Nações Indígenas
Cabeleireira morta a tiros teve que se ajoelhar em frente de atirador, aponta perícia Feminicídio
Cabeleireira morta a tiros teve que se ajoelhar em frente de atirador, aponta perícia
Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha Caso de Polícia
Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha
Com apoio de Riedel, Paulo Corrêa e Josmail articulam novo atrativo turístico para Bonito Turismo
Com apoio de Riedel, Paulo Corrêa e Josmail articulam novo atrativo turístico para Bonito
Homem não aceita fim do casamento e tenta atear fogo no próprio corpo em cidade de MS Caso de polícia
Homem não aceita fim do casamento e tenta atear fogo no próprio corpo em cidade de MS
Dia do Trabalhador: confira o 'abre e fecha' dos órgãos públicos do Estado Atenção população
Dia do Trabalhador: confira o 'abre e fecha' dos órgãos públicos do Estado
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.