AGÊNCIA_SUCURI_MEGA_BI
Bonito Informa - Notícias de Bonito e região
Bonito, 13 de Dezembro de 2017
DELPHOS_FULL
KAGIVA
21 de Março de 2011 08h07

Barack Obama deixa o Rio nesta manhã e segue para visita ao Chile

R7

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixa o Rio de Janeiro no início da manhã desta segunda-feira (21). O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes vão acompanhar a despedida de Obama e sua família no aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, zona norte. O líder americano, a primeira-dama Michelle, e as filhas, Sasha e Malia, embarcam no avião oficial Air Force One para o Chile, onde completa a segunda parte de sua viagem na América do Sul. Depois, a comitiva do presidente segue para El Salvador.


A visita de Obama e sua família ao Brasil terminou no domingo (20), no Cristo Redentor, no morro do Corcovado, zona sul. Eles deram uma volta no entorno do monumento. Apesar de a visita ter ocorrido à noite, a família se encantou com a vista da Cidade Maravilhosa toda iluminada.

Durante a tarde, Obama deixou o hotel Marriott, em Copacabana, zona sul, onde ficou hospedado, para falar a uma plateia de 800 pessoas no Theatro Municipal, na Cinelândia, no Centro. O discurso durou apenas 25 minutos e o presidente americano arriscou algumas palavras em português. 

- Boa tarde a todo o povo brasileiro. Oi, Rio de Janeiro, cidade maravilhosa! 

Obama disse que o Brasil é um exemplo para o mundo em termos de democracia e desenvolvimento. O americano elogiou a política brasileira de redução da pobreza que, segundo ele, deveria servir de exemplo para outros países. 

- O Brasil é um país que apresenta mais soluções a cada dia. Na comunidade global, o país saiu de uma posição de nação que precisava de ajuda e agora oferece auxílio para outros países. 

Ele agradeceu a presença dos convidados que estavam no Municipal em uma tarde de clássico do futebol na cidade, referindo-se ao jogo entre Vasco e Botafogo pelo campeonato carioca. 

Mais uma vez, Obama elogiou a presidente Dilma Rousseff, dizendo que ela "mudou a história desse país". Em seu discurso, ele lembrou que Dilma é filha de imigrantes (sua origem é búlgara). Além disso, destacou o passado de luta da presidente, que foi perseguida pelo regime militar. 

O presidente americano também citou o cantor Jorge Ben Jor para elogiar o Brasil. Ele brincou com um trecho da música País Tropical

- Vocês, como cantou Jorge Ben Jor, são um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. 

No final de sua fala, citou o escritor Paulo Coelho. 

- Com a força do nosso amor, com a força do nosso desejo, nós podemos mudar o nosso destino. 

Após o discurso, o presidente dos Estados Unidos retornou ao hotel Marriott. 

Cidade de Deus 
A visita de Obama à comunidade Cidade de Deus, zona oeste, aconteceu por volta das 11h15 deste domingo. Ele e sua família estiveram na FIA (Fundação para Infância e Adolescência), onde assistiram a uma apresentação de capoeira com o mestre Derli Ariri e com 12 crianças da escola municipal Pedro Aleixo. 

O governador do Rio de Janeiro, o vice, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito acompanharam a visita. O primeiro a chegar foi o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. 

Muito sorridente, Obama cumprimentou jornalistas e acenou para os moradores. Uma comitiva de dezenas de carros e um forte esquema de segurança acompanharam o presidente americano. 

Obama arriscou embaixadinhas com crianças da comunidade e também assistiu a apresentações de maracatu, samba e funk.
 
Antes de ir à Cidade de Deus, o presidente americano voou de helicóptero do estádio do Flamengo, na Gávea, zona sul, até o aeroporto de Jacarepaguá, zona oeste. No clube, ele foi recebido pela presidente Patrícia Amorim, que deu de presente a Obama uma camisa 10 do Flamengo com o nome do presidente. 

A primeira-dama americana, Michelle Obama, e as filhas, Malia e Sasha, puderam ver um pouco do Carnaval carioca durante a visita à Cidade do Samba, na zona portuária. A escola Unidos da Tijuca preparou uma apresentação especial para a primeira-dama, que ouviu o som da bateria e pôde assistir a um pequeno desfile da agremiação. 

Obama e sua família chegaram ao Rio de Janeiro na noite de sábado (19) e foram recepcionados pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes. 

Comentários
Veja Também
bonito_celular
Últimas Notícias
  
dothshop
conde_foto
dothCom © Copyright BonitoInforma - Todos os Direitos Reservados.