Menu
ASSOMASUL MARÇO
segunda, 22 de abril de 2019
mutantes
Busca
ITALÍNEA DOURADOS

Barack Obama deixa o Rio nesta manhã e segue para visita ao Chile

21 Mar 2011 - 08h07Por R7

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixa o Rio de Janeiro no início da manhã desta segunda-feira (21). O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes vão acompanhar a despedida de Obama e sua família no aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, zona norte. O líder americano, a primeira-dama Michelle, e as filhas, Sasha e Malia, embarcam no avião oficial Air Force One para o Chile, onde completa a segunda parte de sua viagem na América do Sul. Depois, a comitiva do presidente segue para El Salvador.


A visita de Obama e sua família ao Brasil terminou no domingo (20), no Cristo Redentor, no morro do Corcovado, zona sul. Eles deram uma volta no entorno do monumento. Apesar de a visita ter ocorrido à noite, a família se encantou com a vista da Cidade Maravilhosa toda iluminada.

Durante a tarde, Obama deixou o hotel Marriott, em Copacabana, zona sul, onde ficou hospedado, para falar a uma plateia de 800 pessoas no Theatro Municipal, na Cinelândia, no Centro. O discurso durou apenas 25 minutos e o presidente americano arriscou algumas palavras em português. 

- Boa tarde a todo o povo brasileiro. Oi, Rio de Janeiro, cidade maravilhosa! 

Obama disse que o Brasil é um exemplo para o mundo em termos de democracia e desenvolvimento. O americano elogiou a política brasileira de redução da pobreza que, segundo ele, deveria servir de exemplo para outros países. 

- O Brasil é um país que apresenta mais soluções a cada dia. Na comunidade global, o país saiu de uma posição de nação que precisava de ajuda e agora oferece auxílio para outros países. 

Ele agradeceu a presença dos convidados que estavam no Municipal em uma tarde de clássico do futebol na cidade, referindo-se ao jogo entre Vasco e Botafogo pelo campeonato carioca. 

Mais uma vez, Obama elogiou a presidente Dilma Rousseff, dizendo que ela "mudou a história desse país". Em seu discurso, ele lembrou que Dilma é filha de imigrantes (sua origem é búlgara). Além disso, destacou o passado de luta da presidente, que foi perseguida pelo regime militar. 

O presidente americano também citou o cantor Jorge Ben Jor para elogiar o Brasil. Ele brincou com um trecho da música País Tropical

- Vocês, como cantou Jorge Ben Jor, são um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. 

No final de sua fala, citou o escritor Paulo Coelho. 

- Com a força do nosso amor, com a força do nosso desejo, nós podemos mudar o nosso destino. 

Após o discurso, o presidente dos Estados Unidos retornou ao hotel Marriott. 

Cidade de Deus 
A visita de Obama à comunidade Cidade de Deus, zona oeste, aconteceu por volta das 11h15 deste domingo. Ele e sua família estiveram na FIA (Fundação para Infância e Adolescência), onde assistiram a uma apresentação de capoeira com o mestre Derli Ariri e com 12 crianças da escola municipal Pedro Aleixo. 

O governador do Rio de Janeiro, o vice, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito acompanharam a visita. O primeiro a chegar foi o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. 

Muito sorridente, Obama cumprimentou jornalistas e acenou para os moradores. Uma comitiva de dezenas de carros e um forte esquema de segurança acompanharam o presidente americano. 

Obama arriscou embaixadinhas com crianças da comunidade e também assistiu a apresentações de maracatu, samba e funk.
 
Antes de ir à Cidade de Deus, o presidente americano voou de helicóptero do estádio do Flamengo, na Gávea, zona sul, até o aeroporto de Jacarepaguá, zona oeste. No clube, ele foi recebido pela presidente Patrícia Amorim, que deu de presente a Obama uma camisa 10 do Flamengo com o nome do presidente. 

A primeira-dama americana, Michelle Obama, e as filhas, Malia e Sasha, puderam ver um pouco do Carnaval carioca durante a visita à Cidade do Samba, na zona portuária. A escola Unidos da Tijuca preparou uma apresentação especial para a primeira-dama, que ouviu o som da bateria e pôde assistir a um pequeno desfile da agremiação. 

Obama e sua família chegaram ao Rio de Janeiro na noite de sábado (19) e foram recepcionados pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASO TRIPLEX
STJ julga nesta terça recurso de Lula no caso triplex
NOVA ELEIÇÕES EM CIDADE DO MS
TRE cassa mandato de prefeita e novas eleições devem ser marcadas em cidade do MS
POLÍCIA
Apontada como chefe do tráfico, vereadora de MS tem prisão mantida
TRÂNSITO
Detran esclarece sobre a Permissão Internacional para Dirigir
GERAL
Ex-aluno da UFMS deve chefiar diretoria responsável pelo Enem
POLÍCIA
Policiais são demitidos por abandono de cargo na Polícia Civil de MS
BONITO - MS
ESF Vila América realiza acompanhamento de doentes crônicos em Bonito
GERAL
MS teve mais de mil motoristas multados por dia em março
CIDADES
Polícia faz 152 blitz em rodovias de MS no feriado
GERAL
Cresce a imprudência e o número de pessoas feridas em acidentes nas rodovias federais de MS