AGÊNCIA_SUCURI_MEGA_BI
Bonito Informa - Notícias de Bonito e região
Bonito, 18 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
CLINICA_RITH
3 de Março de 2011 17h37

Analistas avaliam que PIB forte de 2010 limita crescimento em 2011

Folha.com / BBC Brasil

 O crescimento do PIB brasileiro em 2010, o maior em 24 anos, representa um resultado expressivo para a economia do país, mas é também um dos fatores que contribuem para a expectativa de um ritmo mais lento em 2011, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE, o PIB do Brasil cresceu 7,5% em 2010, o índice mais alto desde 1986, quando teve a mesma variação.

Na opinião do economista e professor da PUC-SP Antonio Corrêa de Lacerda, as medidas adotadas no fim do ano passado para frear o crédito e esfriar o consumo - como o aumento do compulsório (dinheiro dos bancos que fica depositado no BC) - já dão indícios de que a taxa de crescimento vai diminuir em 2011.

Para Lacerda, o PIB deve crescer algo em torno de 4% e 4,5% neste ano, podendo chegar a 5% e 5,5% caso sejam adotadas, segundo o especialista, medidas para estimular o investimento na produção, como redução dos juros e mudanças no sistema tributário.

Gonçalves não faz previsões para o crescimento neste ano, mas cita o boletim semanal Focus, em que as estimativas de alta do PIB para 2011 já caíram da faixa de 5% para 4%.

"Se um teto de expansão do PIB existe, nós já chegamos a ele", acrescenta o professor da FGV-SP.

Comentários
Veja Também
AGÊNCIA_SUCURI_LATERAL
Últimas Notícias
  
conde_foto
dothnews 300x100
dothCom © Copyright BonitoInforma - Todos os Direitos Reservados.