Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
BONITO - MS - ENTRETENIMENTO

18º FIB leva ao público acessibilidade cultural e oficina de audiodescrição

24 Jul 2017 - 08h24

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Inverno de Bonito leva ao público recursos de acessibilidade, como audiodescrição, textos em braile e tradução em Libras, em algumas atrações do evento. Na edição deste ano acontece ainda uma oficina sobre noções de audiodescrição para quem quiser ter mais informações sobre o assunto, especialmente professores. A capacitação será ministrada pelas especialistas Ivone Angela dos Santos e Candadia Abes e serão disponibilizadas 20 vagas. As aulas teóricas e práticas acontece na Associação Comercial e Empresarial de Bonito, na rua Luiz da Costa Leite, 2421, centro, no dia 28 de julho (sexta-feira), das 8h às 11h  e das 13h às 17h  e no dia 29 de julho (sábado), das 9h as 12h.

A oficina de noções de audiodescrição visa ampliar e divulgar a técnica como recurso de acessibilidade nos diferentes espaços e como ferramenta pedagógica para professores. Ela ajuda na remoção de barreiras comunicacionais na escola ampliando o entendimento das pessoas com deficiência visual em diversos espaços.

Segundo a especialista em acessibilidade cultural e técnica da Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Ivone Angela dos Santos, a audiodescrição é um recurso de acessibilidade que transforma imagens em palavras, por meio de informação sonora, para que pessoas com deficiência visual possam ter acesso aos bens culturais, abrindo possibilidades maiores de acesso à informação, contribuindo para a inclusão cultural e social. A audiodescrição auxilia também pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.

Para a ela, ainda é o início de grandes mudanças em benefício da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, considerando que o Estado possui 526.979 mil pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja 21,50% da população sul-mato-grossense, conforme dados do IBGE/2010. “É um número considerável e o Estado precisa avançar muito nessa área. A inserção desses recursos é uma forma de garantir a todos em condições de igualdade os direitos culturais e de promover o desenvolvimento social inclusivo. É um avanço na área de política pública cultural para pessoas com deficiência”.

Ivone continua dizendo que, para que os princípios da acessibilidade e da inclusão social das pessoas com deficiência sejam viabilizados no universo cultural, além de seguir as leis e normas nacionais e internacionais, é necessário desenvolver estratégias para que a linguagem das manifestações culturais inclua essa população como parte de seu público alvo. “Conforme a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência de 2015, em seu capítulo I, artigo 53, ‘a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social’”, conclui Ivone.

As inscrições podem ser feitas pelo email acessibilidade.projeto@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3255 2319  ou no  Watts App 9 9676 0661.

Leia Também

Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul Investimento
Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS Prisão
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho Investimento
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS Caso de polícia
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS
Amigos se unem em ajuda a Rusely Cunha! Faça sua contribuição! Ajuda ao Próximo
Amigos se unem em ajuda a Rusely Cunha! Faça sua contribuição!
Jovem assassinado em Mato Grosso do Sul era fichado por desacato e associação Homicídio
Jovem assassinado em Mato Grosso do Sul era fichado por desacato e associação
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio Luto na música
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio
Polícia prende quarto envolvido em feminicídio praticado a mando de bandido do PCC em MS Caso de polícia
Polícia prende quarto envolvido em feminicídio praticado a mando de bandido do PCC em MS
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha MS em destaque
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda É Hoje
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.