CLINICA_RITH
20 de Julho de 2017 07h55

18º Festival de Inverno de Bonito promove o Seminário: Cultura, Turismo e Cidadania

DA REDAÇÃO

Em 2017, o Festival de Inverno de Bonito – FIB, tem como foco a “Diversidade Natural e Cultural”, presentes em Mato Grosso do Sul, e, mais especificamente em Bonito, cidade reconhecida mundialmente como o melhor destino de ecoturismo do Brasil.

Nesta 18ª edição, como parte comemorativa dos 40 anos de criação do Estado, será realizado o Seminário: Cultura, Turismo e Cidadania. O intuito é promover o conhecimento e o debate em torno da diversidade sociocultural e ambiental, presentes em Mato Grosso do Sul. Tais questões discutidas, a partir de uma perspectiva histórica, permitirão um melhor entendimento sobre o modo de ser sul-mato-grossense levando em conta suas singularidades.

A abertura do Seminário: Cultura, Turismo e Cidadania será na manhã do dia 28 de julho de 2017, às 10h, no Galpão Chama de Bonito, com a palestra do Secretário de Estado de Cultura e Cidadania de MS, Athayde Nery. Na programação o seminário contará com quatro mesas e a participação de personalidades nacionais, estudiosos e interessados nas temáticas contempladas.

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM/MS) estará realizando no mesmo dia, das 8h às 12h, no SEBRAE, o ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORAS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PARA MULHERES, discutindo o protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses. Coordenado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM/MS), ele reunirá gestoras municipais de políticas para mulheres, representantes de municípios e convidadas. Haverá ainda a apresentação da campanha “Agosto Lilás” envolvendo a participação dos municípios no enfrentamento à violência doméstica.

Ainda no dia 28, das 14h30 às 17h, no SEBRAE acontecerá a Roda de Conversa: MULHERES QUE FAZEM BONITO, que discutirá sobre a participação da mulher nos espaços de poder e a força do empreendedorismo feminino em MS. Haverá um bate-papo descontraído com cinco personalidades do município de Bonito.

No domingo (30/07), às 10h, no SEBRAE, após a exibição do filme “Todas as Manhãs do Mundo” (ganhador do Emmy Awards 2013 e produzido pelo Canal Azul, em parceria com a Fox Film do Brasil e a produtora francesa Bonne Pioche, do premiado “A Marcha dos Pinguins – vencedor do Oscar), o diretor Lawrence Wahba vai ministrar a palestra homônima em que descreve o desafio de registrar o amanhecer nos locais mais remotos do planeta enfrentando inúmeras dificuldades.

Entre os temas abordados na palestra estão planejamento estratégico/desenvolvimento de parcerias; crise – oportunidade: uso da criatividade para maximizar resultados; gerenciamento de riscos: como evitar acidentes e/ou imprevistos e trabalho em equipe: reconhecimento de talentos, transferência de liderança. 

Acompanhe a programação:

  28 de julho (Sexta-feira)

 15h30 às 17h30 – Mesa redonda

Local: Galpão Chama de Bonito

“Direitos humanos, cultura, cidadania e diversidade em 40 anos de lutas e vitórias pelas Políticas Públicas LGBT em Mato Grosso do Sul.”

A mesa irá debater direitos LGBTs, cultura, gênero, sexualidade e orientação sexual.

 Composição da mesa:

– Frank Rossatte– Subsecretário De Políticas Publicas LGBT

– Neuza Araujo– Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia.

– Sale Copacabana – Artista Drag Queen de Mato Grosso do Sul

– Produção do filme Natasha – Primeiro filme LGBT do Brasil

29 de julho (Sábado)

 9h30 às 12h00 – Mesa redonda

Local: Galpão Chama de Bonito

“A Cultura em Mato Grosso do Sul”

A mesa pretende discutir questões culturais a partir de uma visão universalista que evidência as singularidades histórico-culturais pertinentes a Mato Grosso do Sul.

Composição da mesa:

– Gilberto Luiz Alves/MS (Mediador Uniderp/Anhanguera)

– Lúcia Salsa Corrêa/MS (UFMS)

– Evandro Higa/MS (UFMS)

– Giselda Tedesco/MS (UFMS)

14h00 às 17h30 – Mesa redonda

Local: Galpão Chama de Bonito

“A Cultura Indígena em Mato Grosso do Sul”

A mesa pretende discutir Políticas Públicas para População Indígena em MS e a Literatura Indígena.

Composição da mesa:

– Athayde Nery (Secretaria de Cultura e Cidadania/Mediador)

– Silvana Terena/MS (Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena

  SPPPI/MS)

– Cristino Wapichana/RR (Escritor)

– Giovani José da Silva/AP (Escritor)

– Emmanuel Marinho/MS (Escritor)

14h30 às 17h30 – Mesa redonda

 Local: SEBRAE

“Rota Retirada da Laguna”

Debate sobre um dos episódios mais importantes da Guerra da Tríplice Aliança: a Retirada da Laguna. A rememoração tem o objetivo de elaboração de estudos para a implantação da Rota da Retirada da Laguna para inserir no Estado no roteiro turístico internacional de visitação histórica, buscando elementos capazes de garantir o sucesso de uma rota voltada para o turismo histórico e cultural.

Composição da mesa:

 – Bruno Wendling (Diretor-Presidente da Fundação de Turismo de MS)

– Antônio Ferreira Sobrinho (Coronel Refm do Exército Brasileiro / Chefe da Seção de Pesquisas Históricas do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército – CEPHiMEx)

– Eberhard Hans Aichinger (Sócio da empresa SACRUM Brasilidade, em formação, para gerir o ‘Caminho Religioso da Estrada Real – CRER’)

– Paulo Eduardo Cabral (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MS)

 

Serviço:

 Galpão Chama de Bonito – Rua 31 de Março, 1671

SEBRAE – Rua Cel. Pillad Rebuá, 2480

Comentários
Veja Também
Monte sua viagem - agencia sucuri 300x250
Últimas Notícias
  
dothshop
CLÍNICA_RITH_300
dothCom © Copyright BonitoInforma - Todos os Direitos Reservados.