Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
AROEIRA 02
Educação

Projeto revoluciona escola de periferia em Campo Grande

15 Set 2014 - 10h03Por Diário Digital

Se mudar o mundo depende de cada um de nós, então um professor em Campo Grande tem cumprido com a missão. Ao implantar um projeto que transformou uma escola pública na periferia da Capital, Alexandre Gonçalves de Souza mostra que educação exemplar pode vir de pequenas grandes ideias.

Quando o professor Alexandre assumiu uma turma na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira, no bairro Jardim Oliveira II, ele já esperava as dificuldades. A instituição de ensino não era diferente da maioria e apresentava estrutura precária e alunos desinteressados.

Diante de uma sala com pior desempenho da escola e alunos com problemas de relacionamento, Alexandre resolveu mudar o rumo da grade curricular e criou em 2011 o projeto Agência 30 Ideias PP (Publicidade e Propaganda). Totalmente baseada no funcionamento de uma agência publicitária real, a atividade envolve grupos de alunos que desenvolvem as funções de contabilidade, de recursos humanos, de criação e produção de campanhas. A iniciativa era o que faltava para motivar os estudantes. "Bastou um bimestre para a turma se tornar a melhor da escola e os pais começaram a nos perguntar qual o milagre de toda mudança", afirma o professor.

Nas campanhas publicitárias, os alunos tratam temas relacionados ao ambiente escolar como bullying, matrículas e a devolução de livros na biblioteca. "Aproveitamos até mesmo as disciplinas para serem trabalhadas no projeto. A matemática por exemplo é colocada em prática pelos alunos no departamento de contabilidade", explica.

A melhora significativa das notas foi o primeiro indício de que o professor Alexandre estava no caminho certo. Em poucos meses, os alunos saltaram da média 6 para 7,5 e alunos que até então eram considerados praticamente analfabetos deixaram a média 3 para trás e assumiram médias acima de 6. "Sem contar as relações entre alunos e professores que tiveram uma mudança drástica", revela.

Em 2012, foi integrado ao projeto a agência de cinema, o que cativou ainda mais o interesse dos estudantes e que ajudou Alexandre a descobrir talentos. O primeiro filme produzido foi baseado na poesia de Manoel de Barros e levou alunos a mergulharem na vida do poeta sul-mato-grossense. "Eu não conhecia Manoel e antes de produzirmos o filme, trabalhamos a biografia dele e as poesias", conta Carla Thallytat, de 8 anos.

Depois de Manoel, alunos se dedicaram as gravações do filme "Copa do Mundo" que mostrou o clima da torcida brasileira nos jogos da Seleção. Atualmente, a turma de 90 alunos da agência de cinema está envolvida na produção de um curta que revela as belezas de Campo Grande. "Muitos estudantes da periferia não conhecem a Capital e é uma forma de oportunizar que isso aconteça", diz o professor que desembolsa junto dos alunos parte dos recursos para levar o projeto adiante.

Por meio do trabalho, o estudante Jean Felipe, 12 anos, descobriu a paixão pela produção de vídeos. "Aprendi a fotografar e a filmar no projeto e hoje faço meus próprios filmes sobre skates", ostenta o garoto que pretende seguir na carreira de cinema. 

A ideia da agência publicitária se tornou grandiosa e arrebatou não só o interesse dos alunos, mas também de instituições de ensino Brasil e mundo afora. Hoje, a Escola Olinda mantém um intercâmbio cultural com escolas dos países do Panamá e Costa Rica para onde são enviados os vídeos produzidos pelos integrantes do projeto. Tudo começou em setembro de 2012 quando o professor Alexandre foi premiado como educador inovador pela Microsoft e representou o Brasil na República Tcheca onde apresentou o 30 Ideias PP a professores do mundo todo.

De lá para cá, vieram outras premiações que colocaram a Escola Olinda em um patamar de destaque nacional. A instituição, em 2013, ficou entre as seis melhores do Brasil. "Revelamos que não é porque é escola pública e de periferia que precisa ser ruim", afirma Alexandre. O projeto da agência impulsionou mudanças na escola. "Hoje temos uma estrutura boa, computadores novos e até uma câmera de filmagem melhor, tudo graças ao sucesso da Ideias PP".

De uma escola com pintura descascada e móveis quebrados, a escola no bairro Jardim Oliveira hoje é orgulho da comunidade. Os pais chegam a peregrinar no local para garantir que os filhos não percam vagas no que eles consideram uma escola de qualidade. "O trabalho é exaustivo, mas vale pelo resultado final, ao ver o encantamento dos alunos e dos pais e a mudança trazida para o ambiente escolar", reflete o professor.

Para o aluno Luciano Ortiz, 9 anos, iniciativas como as trazidas pelo professor Alexandre deveriam receber investimentos do poder público e se estender para as outras escolas. O estudante que antes apresentava notas abaixo de 5 aprendeu a gostar de estudar, porém de um modo diferente e criativo. "Tenho mais motivação todos os dias para vir para a escola".

Leia Também

LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo BONITO NA CAPITAL DE MS
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro VOLTA ÀS AULAS
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec! Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS) BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.