Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
Instituto Homem Pantaneiro

Ongs e PMA discutem medidas de preservação da onça-pintada no Pantanal

11 Abr 2014 - 10h08Por Assessoria de Imprensa IHP

A Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, por meio do seu gestor, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), divulgou relatório com detalhes sobre a morte a tiros de uma onça-pintada, encontrada boiando perto da margem do rio Cuiabá, na altura de Porto Jofre, divisa com Poconé, Mato Grosso.

 O animal estava sendo monitorado por uma equipe da Ong Panthera, que se dedica à preservação da espécie no Pantanal. De acordo com os biólogos, não havia sinais de que o felino havia atacado gado na região. "As análises das vísceras da onça indicaram que acabara de se alimentar de um animal silvestre, uma queixada ou uma capivara", afirma o relatório-denúncia elaborado pela ONG Panthera. "Havia duas perfurações a bala e tudo indica que os disparos foram feitos a curta distância, quando o animal atravessava o rio, dentro d'água", acrescentou o biólogo Erison Monteiro, da equipe do IHP.

A suspeita era de que o animal fora morto por alguém que se defendia de um ataque a gado, hipótese descartada após as análises de vísceras e carcaças. No Pantanal, é freqüente o uso de armas de fogo contra onças que se aproximam dos rebanhos. Normalmente são onças que foram cevadas (alimentadas por turistas) e que se habituaram procurar os alimentos preparados pelo homem, em vez de caçar animais silvestres. "Justamente para evitar essa perigosa aproximação é que a ceva é proibida e passou a ser considerada crime ambiental após ação do Ministério Público", destacou o biólogo Erison Monteiro. "O efeito direto da ceva é o ataque da onça a cães e ao gado das fazendas que se situam em seu território", acrescentou.

Tratava-se de uma fêmea adulta, com boa estrutura muscular e sem indicações de doença. O animal foi encontrado dia 29 de março por funcionários da Fazenda São Bento e levado pelos pesquisadores da Ong Panthera, o médico veterinário Rafael Hoogesteijn e o biólogo Fernando Tortato. Um boletim de ocorrência foi feito na Delegacia Especializada de Crimes Ambientais (Dema). A onça estava sendo monitorada e uma foto dela foi tirada em agosto de 2013 no Parque Estadual Encontro das Águas.

Propostas das Ongs

Em um mês, é a segunda onça-pintada encontrada morta na região pantaneira. Nesta segunda-feira, integrantes do Instituto Homem Pantaneiro, Ong Panthera, Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar,  Ibama e Polícia Militar Ambiental (PMA) reuniram-se na sede do IHP, em Corumbá, para discutir medidas contra crimes ambientais semelhantes e contribuir para a preservação da espécie no Pantanal. "A onça precisa de um grande espaço para viver e se alimentar, e para isso é preciso equilibrar sua presença com a criação de gado no Pantanal, sem prejuízos para a fauna e para o produtor", comentou Ângelo Rabelo, conselheiro do IHP. Uma das recomendações feitas aos criadores, segundo Rabelo, é colocar um búfalo no meio do rebanho. "Porque o búfalo é o único que enfrenta o onça, e vai espantá-la quando se aproximar", explicou. Outra proposta colocada é fortalecer a campanha contra a ceva, tratada como crime ambiental, e fomentar a criação de capivaras e queixadas, que são os animais preferidos pela onça-pintada quando sai para caçar em seu território no Pantanal. "A onça precisa viver naturalmente em seu habitat", acentuou Rabelo. (Assessoria de Imprensa IHP)

Leia Também

Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro Reunião
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos Atenção motoristas
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS Animal morto
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS Investimento
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística Aprendizado
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.