Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
PÂNICO NO BAIRRO

Em 7 casos, abelhas matam animais, atacam moradores e criam pânico em Campo Grande

29 Out 2014 - 19h54Por CAMPO GRANDE NEWS

O Corpo de Bombeiros registrou nesta quarta-feira (29) sete ocorrências de ataques de abelhas em Campo Grande. Os moradores dos bairros Aero Rancho, Parati, Guanandi II, Nossa Senhora das Graças e Jardim Colibri foram atacados pelas abelhas-da-europa.

Na Rua da Divisão, no Bairro Guanandi II, e região o enxame causou pânico. As abelhas invadiram uma escola e mataram cães e galinhas na manhã de hoje, além de ferir os moradores. De acordo com a secretária da Escola Tocando em Frente, por onde o enxame passou, Elza Pereira Lopes, 37 anos, disse que o jardineiro Januário Francisco do Nascimento, 81, foi o primeiro a ser atacado.

“Ele correu para dentro da escola, então eu levei ele e as 15 crianças que estava aqui para dentro da sala de música, onde ficamos trancados até as abelhas irem embora”, contou Elza. A secretária chamou o Corpo de Bombeiros para a retirada da colmeia.

O jardineiro foi atingido por cinco picadas. Ele disse que três abelhas começaram a atacá-lo, então começou a se abanar e bater, o que atraiu os outros insetos. “Eu sei que não pode mexer, por que já mexi com muitas colmeias, mas me pegaram desprevenidos”.

As abelhas vieram, de acordo com a dona de casa Mariana Vieira Marques, 56, de um terreno ao lado de sua casa. “Uma máquina estava fazendo a limpeza e acho que elas se assustaram”, contou a dona de casa que levou 10 ferroadas.

Vários cães e galinhas morreram, por conta das ferroadas de abelhas, os moradores não souberam contabilizaram quantos animais foram mortos.

 
No Jardim Colibri, as abelhas ferroaram duas mulheres (Foto: Alcides Neto)No Jardim Colibri, as abelhas ferroaram duas mulheres (Foto: Alcides Neto)

No final da tarde, na Rua Humberto Fernandes Lino, no Jardim Colibri, um enxame de abelhas-da-europa atacaram alguns moradores do bairro. A dona de casa Maria Zenaide, 64, disse que as abelhas estão no local há duas semanas, porém começaram a atacar os moradores hoje.

As duas filhas de Maria, Cleise Aparecida da Silva e Gislaine Flávia, 31, foram atacadas enquanto faziam a limpeza da casa. “A Cleise levou uma ferroada dentro de casa e a Gislaine quando varria lá fora. Ela até largou a vassoura e correu para dentro de casa”.

O Corpo de Bombeiros informou que não pode fazer o extermínio das abelhas já que elas estão em cima do poste. Eles orientaram os moradores a chamarem ao Enersul para fazer a remoção, mas Maria afirmou que a concessionária encaminhará uma equipe ate o bairro daqui a 30 dias.

As abelhas no Jardim Colibri são migratórias, conforme os bombeiros, e não irão permanecer no local por muito tempo. Ainda explicaram que a migração acontece por conta do tempo seco e da estiagem.

Os bombeiros registraram quatro ocorrências, sem com o enxame na Rua João Ramalho, no Bairro Nossa Senhora das Graças, por volta das 17h15 de hoje.

Não houve vítimas graves e nenhuma pessoas precisou ser encaminhada para uma unidade de saúde, conforme o Corpo de Bombeiros.

No dia 9 de outubro, outro enxame atacou três família e criou pânico nos moradores do Bairro Monte Alto, na saída para Rochedinho. O Corpo de Bombeiros encaminhou seis pessoas à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Coronel Antonino. Casas foram esvaziadas e empresas fecharam mais cedo no local.

Extermínio – A corporação explicou que o extermínio das abelhas-da-europa devem ser feitos no período noturno, quando os insetos estão maias calmos.

 
Januário foi o primeiro a ser picado no Bairro Guanandi II (Foto: Alcides Neto)Januário foi o primeiro a ser picado no Bairro Guanandi II (Foto: Alcides Neto)
 
Elza imagina que as abelhas saíram de um terreno que estava sendo limpo, do lado de sua casa (Foto: Alcides Neto)Elza imagina que as abelhas saíram de um terreno que estava sendo limpo, do lado de sua casa (Foto: Alcides Neto)

Leia Também

Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor Novidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue Boletim
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal Parceria
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais Visita Especial
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos BBB24
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose Saúde animal
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose
Bonito participou do I Fórum estadual de mudanças climáticas Destaque
Bonito participou do I Fórum estadual de mudanças climáticas
Inscrições para a Corrida do Trabalhador 2024 estão abertas em Bonito Atenção população
Inscrições para a Corrida do Trabalhador 2024 estão abertas em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.