Menu
sábado, 27 de abril de 2024
Busca
CHIQUINHO SORVETES
Capital Morena

Campo Grande sedia Festival de Contadores de Histórias de MS

24 Ago 2014 - 10h12Por Diário Digital

De 28 a 30 de agosto, Campo Grande sedia o “1º Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS’. O evento contarácom oficinas de contadores de histórias regionais e de outros estados e com apresentações paralelas para a população e estudantes, no Centro Cultural José Octávio Guizzo e em escolas. O festival é uma iniciativa do Instituto Sócio Cultural Curumins, com investimento do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Segundo Marta Cel, uma das organizadoras, o Festival nasceu com o objetivo de estimular e aperfeiçoar práticas de contação, resgatando esta arte como ferramenta importante na formação do gosto pela leitura e fortalecimento dos vínculos de pertencimento da plateia à sociedade sul-mato-grossense.

A arte de contar histórias é um dos atos mais antigos do mundo. Já foi posse exclusiva de preservadores da história oral e de aventureiros viajantes, que transmitiam acontecimentos ocorridos em povos distantes a sua plateia. “Contar histórias é uma arte que resgata e valoriza o folclore e a cultura de um povo e estimula a leitura e o sentimento de pertencimento ao MS, quando reconhecemos nossos patrimônios culturais nas histórias que ouvimos. Neste sentido, a contação não se restringe apenas às crianças, adultos também podem aproveitar este passeio lúdico na oralidade”, realça Marta.

Para Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do MS, a realização de um festival com este viés é de extrema importância para o estado. “É uma iniciativa inovadora e muito importante na medida em que oportuniza de forma democrática o contato com as artes para toda a população, além de conter um aspecto lúdico que atrai todos os seguimentos etários”, ressalta.

Oficinas

As oficinas são voltadas tanto para educadores, artistas, musicistas, professores e outros profissionais que lidam com o universo artístico e educacional, quanto para pessoas sem experiência na área, que querem aprender mais sobre o universo da contação de histórias. Ministradas por profissionais sul-mato-grossenses e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e São Paulo, as oficinas acontecem nos dias 28 e 29 de agosto, das 13h30 às 17 horas, no Cultural José Octávio Guizzo.

No total, serão realizadas cinco oficinas: “A Musicalidade na Palavra do Narrador de Histórias”, com Beatriz Myrrha (MG); “O Corpo Cênico do Contador de Histórias”, com Ciro Ferreira (MS); “Projetos Interdisciplinares de Leitura a partir da Contação de Histórias”, com Shirlene Alvares (GO);“A Arte de Ouvir e Contar Histórias”, com Tânia Antunes (SP) e “Ciranda de Contos e Cantigas”, com Conceição Leite (MS).   Para participar não é necessária formação específica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: 1festhistoriams@gmail.com.

Contações e apresentações no Centro Cultural José Octávio Guizzo

Paralelas às oficinas de aprendizagem e troca de experiências, acontecerão diversas apresentações, abertas ao público no Centro Cultural.Na manhã do dia 28 (quinta-feira), às 8 horas, as atividades do Festival começam com a chegada da BANJHUR -Banda de Percussão E.E José Maria Hugo Rodrigues a regência de Wendersson Tognon de Oliveira;, às 9 horas, música, contações e apresentações de caravanas de diversas localidades do MS. Também no dia 28 acontece a solenidade de abertura do Festival, às 19 horas, com a participação da banda “Os Morenos”, homenageando o poeta da terra Emmanuel Marinho.

No dia 29 (sexta-feira) a programação começa com “Roda de Conto”, às 8h30. Mais tarde, às 19 horas, acontece o “1º Fórum Estadual de Contadores de Histórias”.

Já no dia 30 (sábado), às 8 horas, acontece o “Piquenique de Conto, momento de blablação”, também no Centro Cultural, com mais contação, música, troca de experiências. Depois, às 11 horas, o Festival será encerrado com a entrega dos certificados dos participantes das oficinas.

Contações em escolas e instituições

O Festival também contará com apresentações em escolas e instituições. No dia 28, às 8 horas, haverá contação nas escolas estaduais Armando de Oliveira e Carlos Henrique Schrader, que também recebe contação às 14h do mesmo dia. No dia 29, às 8 horas, tem apresentação na escola estadual Padre Franco Delpiano; às 9 horas na escola Sesi e, às 14 horas, nas escolas Carlos Henrique Schrader, OMEP/IEMS e na ONG Recanto da Criança.

Serviço:o “1º Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS’, acontece de 28 a 30 de agosto, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (na rua 26 de agosto, 453, Centro) e, em escolas estaduais (conforme programação). Informações e inscrições pelos telefones 67 9240-9999 e 9606-9839  e pelo email 1festhistoriams@gmail.com.

Leia Também

Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul Investimento
Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio Luto na música
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha MS em destaque
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda É Hoje
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda
Anderson Leonardo, do Molejo, tem piora, e estado de saúde é gravíssimo Saúde
Anderson Leonardo, do Molejo, tem piora, e estado de saúde é gravíssimo
Inscrições abertas: prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil Oportunidades
Inscrições abertas: prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil
Dupla Victor Gregório & Marco Aurélio convida população para Festival de Pesca Esportiva Show
Dupla Victor Gregório & Marco Aurélio convida população para Festival de Pesca Esportiva
Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação Campeã
Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS Luto
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito Esporte
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.