Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
AROEIRA 02
Carteira de Identidade

Agendamento on-line para emissão do RG chega ao interior do Estado

22 Ago 2014 - 13h28Por Diário Digital

O agendamento eletrônico para a emissão da Carteira de Identidade chega ao interior do Estado e a partir de segunda-feira (25), os moradores dos municípios de Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá já podem agendar a data e o horário do atendimento pela internet. O objetivo é acabar com as filas, agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera dos usuários, que serão atendidos nos Postos de Identificação a partir de 1º de setembro.
 
De acordo com o superintendente da Superintendência de Segurança Pública (SSP) da Sejusp, delegado André Matsushita Gonçalves, a mudança será de forma gradual, como ocorreu em Campo Grande (MS). “Inicialmente 50% dos atendimentos serão agendados e os outros 50% presenciais, através da distribuição de senhas nos postos”, explica o superintendente da Sejusp.
 
Em outubro o percentual de agendamentos on-line subirá para 75%, sendo apenas 25% do atendimento com a distribuição de senhas, já a partir de 1º de novembro os atendimentos para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade serão 100% agendados pela internet. “Vamos aumentar gradativamente os agendamentos, até que a população tenha conhecimento e se adapte à mudança”, explica Rubens Cyles Pereira, diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul (II).
 
Outra novidade para agilizar o atendimento e acabar com as filas em Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Corumbá é o incremento no número de atendentes. “Mais peritos papiloscopistas estão sendo contratados para estes e outros municípios, através do Concurso Público de Provas e Títulos da Polícia Civil, que entra esta semana na oitava fase, com a matrícula no curso de formação, esta semana”, anuncia o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
 
Segundo o secretário Jacini durante o mês de julho foram emitidos em todo o Estado mais de 16 mil carteiras de identidade. “Resultado das adequações que estamos fazendo e tecnologias que estão sendo implantadas pelo governo do Estado, que fizeram o número de emissão saltar de 12 para 16 mil mês”, explica.
 
O diretor do Instituto de Identificação lembra que o agendamento eletrônico foi implantado em Campo Grande em outubro do ano passado. “Foi justamente quando a primeira emissão do RG passou a ser gratuita, o que aumentou a procura pelo documento, as adaptações, tanto nossas, quanto da população foram satisfatórias e hoje não temos mais filas nos Postos de Identificação e o mesmo deve ocorrer também nessas cidades”, diz Cyles.
 
Como agendar
 
Para fazer o agendamento eletrônico o cidadão deve acessar o site da Sejusp pela internet, no endereço www.sejusp.ms.gov.br e clicar no link “Identidade”, no lado esquerdo da página, ou ainda através do endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/. “Desse modo, a pessoa não precisa ficar horas em filas e comparece no posto de identificação somente no dia e horário agendados”, explica o secretário Jacini. 

Na página de agendamento, o cidadão será informado da relação de documentos necessários para obtenção da identidade ou da segunda via, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, endereço do Posto de Identificação escolhidos e o protocolo de agendamento.
 
Vale lembrar que a primeira emissão do RG é gratuita e que o agendamento eletrônico está disponível apenas para Campo Grande e será disponibilizado a partir de 1º de setembro para Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

Leia Também

Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS Ajuda ao Próximo
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS Investimento
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso Oportunidades
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso
Prefeito Josmail assina convênio para melhoria da Infraestrutura na Rota do Quati Investimento
Prefeito Josmail assina convênio para melhoria da Infraestrutura na Rota do Quati
Feirão é oportunidade de conquistar emprego na manhã desta terça-feira Oportunidades
Feirão é oportunidade de conquistar emprego na manhã desta terça-feira
Ponte do Coqueiro ficará interditada por 30 dias em Bonito Interdição
Ponte do Coqueiro ficará interditada por 30 dias em Bonito
Prefeitura de Bonito anuncia programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Atenção população
Prefeitura de Bonito anuncia programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Palestra sobre o Conceito Disney em Bonito atrai mais de 170 Participantes Parceria
Palestra sobre o Conceito Disney em Bonito atrai mais de 170 Participantes
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos Investimento
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.