Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
parque das cachoeiras
Os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos a história bíblica de Moisés estréia nesta segunda na Record

22 Mar 2015 - 13h17Por NATELINHA

Após a produção das bem-sucedidas séries bíblicas “A História de Ester”, “Sansão e Dalila”, “Rei Davi”, “José do Egito” e “Milagres de Jesus”, a Rede Record apostará pela primeira vez em uma história bíblica como enredo de uma telenovela. E, para isso, a emissora paulista escolheu um dos personagens bíblicos mais famosos: Moisés.

O folhetim “Os Dez Mandamentos”, que estreia nesta segunda (23), às 20h30, é escrita por Vivian de Oliveira e tem direção geral de Alexandre Avancini. Cerca de 450 profissionais estão envolvidos na primeira novela bíblica do mundo.

Ficha técnica

Escrita por Vivian de Oliveira
Direção geral de Alexandre Avancini
Estreia: 23/03
Horário: 20h30
Antecessora: “Vitória”, de Cristianne Fridman (exibida na faixa das 21h30)

Personagens

Moisés (Enzo Simi/Guilherme Winter)
 
Abigail (Bianka Fernandes)
Abiú (Kaik Brum)
Ada (Camila Santanioni)
Adira (Rayana Carvalho)
Ahmós (Carlos Bonow)
Amália (Marina Moschen/Lisandra Souto)
Ana (TammydiCalafiori)
Anrão (Roger Gobeth/Paulo Gorgulho)
Aoliabe (Binho Beltrão)
Apuki (Heitor Martinez)
Arão (KaduSchons/Petrônio Gontijo)
Bennu (Iran Malfitano)
Betânia (Marcela Barrozo)
Bezalel (Luiz Felipe Mello/Igor Cosso)
Bomani (Milhem Cortaz)
Corá (Victor Hugo)
Damarina (Talita Younan)
Disebek (Daniel Aguiar/Eduardo Lago)
Eldade (Paulo Reis)
Eleazar (Bernardo Velasco)
Eliseba (Gabriela Durlo)
Gahiji (Fernando Sampaio)
Hanna (Pérola Faria)
Henutmire (Mel Lisboa/Vera Zimmermann)
Hur (Floriano Peixoto)
Ikeni (Victor Pecoraro)
Jairo (Erich Pelitz)
Jerusa (Thais Muller)
Joquebede (Samara Felippo/Denise Del Vecchio)
Josué (Sidney Sampaio)
Judite (Nanda Ziegler)
Karen (Anita Amizo)
Karoma (Roberta Santiago)
Leila (Juliana Didone)
Meketre (Luciano Szafir)
Miriã (Isabela Koppel/ArielaMassoti/Larissa Maciel)
Nabade (Higor Castro/Marco Antonio Gimenez)
Nailah (Maria Ceiça)
Nefertari (Giovanna Maluf/Camila Rodrigues)
Num (Vicente Tuchinsky/Licurgo)
Paser (Paulo Nigro/Giuseppe Oristânio)
Puá (Valéria Alencar)
Ramsés (Edu Pinheiro/Sérgio Marone)
Safira (JenfferSetti)
Seti I (Zé Carlos Machado)
Sifrá (Stela Freitas)
Simut (Renato Livera)
Tais (Babi Xavier)
Tuya (Angelina Muniz)
Uri (Rafael Sardão)
Yunet (Day Mesquita/Adriana Garambone)
Zelofeade (Felipe Cardoso)
Zípora (Giselle Itié)

Quatro fases


A novela “Os Dez Mandamentos” é uma livre adaptação dos livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Em 150 capítulos, o folhetim apresentará ao público a saga bíblica protagonizada por Moisés (Enzo Simi/Guilherme Winter), passando por importantes fatos históricos como o nascimento do profeta, as pragas lançadas sobre o Egito, a fuga do país pelo Mar Vermelho, o encontro de Moisés com Deus no Monte Sinai, a revelação dos mandamentos, a travessia no deserto e a chegada de seu povo à terra prometida.

Serão mais de cem anos de história retratados e divididos em quatro fases. Em meio à história bíblica, “Os Dez Mandamentos” também contará com elementos clássicos dos folhetins brasileiros, ao retratar conflitos familiares, luta pelo poder, traições, invejas, ódio e amores proibidos.

Perseguição aos hebreus

A trama se inicia no ano de 1300 a.C. na cidade egípcia de Pi-Ramsés. Naquele tempo, o poderoso faraó Seti I (Zé Carlos Machado), que nunca escondeu seu ódio pelos hebreus, determina a morte de todos os bebês de origem israelita do sexo masculino. Para cumprir a ordem, muitos recém-nascidos tiveram suas vidas interrompidas ao serem jogados no rio Nilo. No entanto, um deles será salvo por sua família, que o coloca dentro de um cesto no rio, confiando que Deus o guiará a um local seguro.

O menino do cesto acaba sendo acolhido pela princesa Henutmire (Mel Lisboa/Vera Zimmermann), que em um ato de piedade, resolve cuidar da criança. Ela o batiza de Moisés e o cria como um verdadeiro príncipe egípcio, ao lado de seu tio-irmão Ramsés (Edu Pinheiro/Sérgio Marone) e da bela Nefertari (Giovanna Maluf/Camila Rodrigues). A beleza dela despertará o amor dos dois, que viverão muitos conflitos durante a trama.

 

Escolhido por Deus

Moisés, já adulto, se envolve com o sofrimento de seu povo e passa a enfrentar o temível faraó. Após desavenças, ele se vê obrigado a fugir e vai para a terra de Midiã, onde se casa com a rebelde Zípora (Giselle Itié) e passa a trabalhar como pastor de ovelhas. É lá que, durante o pastoreio de seu rebanho, a vida de Moisés muda para sempre. Ele recebe um chamado de Deus, que se revela ao hebreu e o manda de volta ao Egito, para libertar seu povo da escravidão.

Dez pragas

De volta ao Egito, Moisés encontra seus irmãos Arão (Kadu Schons/Petrônio Gontijo) e Miriã (Isabela Koppel/Ariela Massoti/Larissa Maciel), além de sua mãe Joquebede (Samara Felippo/Denise Del Vecchio). Para cumprir o que Deus ordenou, o profeta precisará enfrentar um grande inimigo, seu tio-irmão Ramsés, herdeiro do trono do Egito, que fará de tudo para impedir Moisés de retirar seu povo de lá.

E é nesse cenário que a insistência do faraó Ramsés fará o povo egípcio enfrentar dez pragas enviadas por Deus: Águas virarão sangue. Rãs, piolhos, moscas e gafanhotos invadirão a região; doenças atingirão os animais; fogo e granizo cairão do céu; as trevas ocuparão o lugar da luz; e, por fim, a morte dos primogênitos egípcios.

O mar que se abriu

Apenas após a décima praga, que custou a morte de seu herdeiro primogênito, o rei Ramsés permitirá ao povo hebreu abandonar o Egito. No entanto, a decisão durará pouco tempo. Ele decide voltar atrás e manda seu exército perseguir os hebreus no deserto. E é durante essa perseguição que irá ocorrer um dos mais famosos milagres bíblicos: Deus abrirá o Mar Vermelho, permitindo ao povo hebreu atravessá-lo a pés secos. Quando seu povo chega ao outro lado, Deus fecha o mar, afogando e matando todo o exército egípcio.

Em busca da terra prometida

No deserto, o hebreus passarão por muitas provações e desavenças. Liderado por Moisés, eles caminharão cerca de 40 anos para chegarem à terra prometida por Deus. Alguns seguirão os preceitos passados por Moisés. Já outros questionarão as reais intenções do líder bíblico e ficarão pelo caminho. Durante essa jornada, personagens e tramas paralelas serão incluídas à história principal da novela.

Investimento

“Os Dez Mandamentos” contará com alto investimento. Serão gastos cerca de R$ 700 mil por capítulo, entre diversos custos, como o uso de efeitos especiais necessários à trama, além da contratação de profissionais de Hollywood. Com aproximadamente 80 atores no elenco, a novela contará com uma cidade cenográfica de sete mil metros quadrados com 28 cenários, e buscará retratar a vida da população do Egito Antigo da forma mais real possível.

No exterior

Para retratar o Egito Antigo e o Deserto, a equipe de “Os Dez Mandamentos” optou por enviar uma equipe ao Egito, onde foram registradas imagens que serão usadas durante a trama em meio à cidade cenográfica erguida no Rio de Janeiro. Já as cenas que mostrarão a travessia do povo hebreu pelo deserto em busca da terra prometida foram gravadas no deserto do Atacama, no Chile.

No país sul-americano, o diretor Alexandre Avancini escolheu as marcações necessárias para as gravações. O Rio Loa representará o Rio Nilo, local onde a mãe de Moisés deixa o filho dentro de um cesto para protegê-lo dos egípcios. Para aproximar ainda mais a vegetação do local ao da região do Rio Nilo, foram plantados cerca de mil metros quadrados de totora e junco. Outros lugares próximos ao vilarejo de São Pedro do Atacama, bastante visitado por turistas de todo o mundo, também foram usados como cenários.

Durante o mês de fevereiro, mais de 25 atores do elenco estiveram no Atacama para participarem das gravações, entre eles nomes como Guilherme Winter, Denise Del Vecchio, Mel Lisboa, Camila Rodrigues, Victor Pecoraro, Samara Felippo, Angelina Muniz e Maria Ceiça.

Experiência em tramas bíblicas

A novelista Vivian de Oliveira, em quase 20 anos de carreira, tem em seu currículo mais de dez trabalhos, todos eles na TV Record.

Sua estreia como novelista foi em 1997, quando escreveu a novela “Por Amor e Ódio”. Nos anos seguintes, atuou como colaboradora nas tramas “Estrela de Fogo”, “Tiro e Queda” e “Metamorphoses”. Entre 2005 e 2007, integrou a equipe de roteiristas do humorístico “Show do Tom”.

Após colaborar nos textos de “Os Mutantes: Caminhos do Coração”, de Tiago Santiago, Vívian passou a se dedicar às tramas bíblicas na emissora. Entre 2010 e 2013, assinou os textos das bem-sucedidas minisséries “A História de Ester”, “Rei Davi” e “José do Egito”. O êxito de seus trabalhos fez com que a Record a escolhesse como autora principal da primeira novela bíblica da emissora.

Direção

Filho do falecido diretor Walter Avancini, Alexandre Avancini herdou do pai o talento para dirigir produções de teledramaturgia na TV. Sua carreira começou em 1995, na TV Globo, quando integrou as equipes de direção das novelas “Pátria Minha” e “Quatro por Quatro”.

Desde então, emendou vários trabalhos. Ainda na emissora carioca, dirigiu novelas como “História de Amor”, “Anjo de Mim”, “Por Amor”, “Uga Uga” e “Coração de Estudante”. Seu último trabalho na Globo foi em Kubanacan (2003). Contratado pela Record em 2005, Avancini esteve à frente da direção dos sucessos “Prova de Amor”, “Vidas Opostas”, “Caminhos do Coração”, “A Lei e o Crime” e da minissérie “Rei Davi”, seu primeiro trabalho com tramas bíblicas.

Anote na agenda

“Os Dez Mandamentos” estreia nesta segunda (23), às 20h30, na Record.

Leia Também

A Evolução do Entretenimento: Dos Formatos Tradicionais para as Plataformas Online JOGOS ONLINE
A Evolução do Entretenimento: Dos Formatos Tradicionais para as Plataformas Online
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Tecnologia 5G está operando em Bonito MS Internet
Tecnologia 5G está operando em Bonito MS
Nascente azul foi o palco do SIM, de LETICIA PIETTA a Alisson Moccelini! 
Pedido de casamento no Paraíso
Nascente azul foi o palco do SIM, de LETICIA PIETTA a Alisson Moccelini!
A cor Tóquio complementa o charme dessa cozinha projetada e executada pela Formoso Planejados. Cozinha
A cor Tóquio complementa o charme dessa cozinha projetada e executada pela Formoso Planejados.
Asfalto, Cemitério, e lugar de gente da gente! Conheça a Vila América em Bonito MS Progresso em Bonito MS
Asfalto, Cemitério, e lugar de gente da gente! Conheça a Vila América em Bonito MS
Cantor Chrystian, ex dupla com Ralf, terá que fazer transplante de rim Sertanejo
Cantor Chrystian, ex dupla com Ralf, terá que fazer transplante de rim
Corinthians: História e classificações do time AQUI É CORINTHIANS
Corinthians: História e classificações do time
Sucuri gigante tenta subir em barco durante passeio em rio de água cristalina em Bonito (MS) NO MS É ASSIM
Sucuri gigante tenta subir em barco durante passeio em rio de água cristalina em Bonito (MS)
Nos Bastidores! Galera responsável por deixar nossas ruas e praças limpas em Bonito (MS) BONITO - MS - VERDADEIROS GUERREIROS
Nos Bastidores! Galera responsável por deixar nossas ruas e praças limpas em Bonito (MS)
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.