Hoje em dia, cresce cada vez mais o número de usuários da internet que utilizam os meios digitais para fazer compras, transações e serviços. O mundo modificou-se radicalmente e segue em contínua transformação.
Atualmente se as empresas não procuram adaptar-se para atingir novos clientes e manter o relacionamento duradouro com os clientes antigos, elas podem se dar mal!
Todo bom empreendedor precisa saber como colocar sua empresa como opção nos meios digitais. Ela precisa estar visível e garantir os processos de compra e venda para não ficar para trás diante do mundo virtual.
Sendo assim, é fundamental saber escolher as melhores lojas virtuais e e-commerce para sua empresa. Ao criar sua loja virtual você vai melhorar a relação com seus clientes e, consequentemente, aumentará suas vendas.
Uma vez que, hoje em dia, os consumidores estão preferindo fazer suas compras sem sair de casa, é imprescindível que você compreenda como é importante manter sua empresa presente no mercado online. Dessa forma, suprirá a demanda!
Então, aproveite as 5 dicas para começar a sua loja virtual hoje mesmo! Confira as melhores dicas!
Defina Seu Nicho de Atuação
O primeiro passo que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos e metas de vendas é definir seu nicho de atuação.
Muitas vezes quando sua empresa tem uma visão real e definida sobre quem são os consumidores, público-alvo, é possível investir em ações de marketing específicas que facilitam o sucesso de seu negócio.
Ao definir um nicho de atuação, suas ações de marketing são facilitadas, assim como, será mais fácil saber como montar uma loja virtual e seu e-commerce.
O nicho de atuação bem definido contribui também para sua loja virtual ser encontrada com facilidade pelos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Sendo assim, focando em um nicho de atuação, as possibilidades do cliente chegar até sua loja virtual são maiores!
Além disso, ao optar por um nicho de atuação, é mais fácil que seu produto seja considerado exclusivo e de alta qualidade. Dessa forma, este pode ser o seu primeiro passo para a criação de uma loja virtual bem-sucedida!
Escolha a Melhor Plataforma de E-commerce
Escolher a melhor plataforma de e-commerce pode alavancar sua loja virtual. As plataformas de e-commerce auxiliam em diversos processos de seu negócio.
Ao utilizar uma plataforma de e-commerce para a sua loja virtual, é possível contar com a praticidade dos serviços de gerenciamento, como gestão de estoque, clientes, produtos, pagamentos, promoções, descontos e entregas.
E para escolher a melhor plataforma de ecommerce brasil, é necessário atentar-se aos detalhes abaixo:
●Ela deve oferecer ambiente seguro para as transações
●Precisa ser rápida e com navegação intuitiva
●Oferecer diversos recursos para facilitar os processos
●Ser flexível e disponibilizar opções para customização de sua loja virtual
●Ter CDN global, pois ele é confiável e ágil
●Disponibilizar hospedagem com domínio personalizado
Ao prestar atenção em todos estes aspectos, é muito fácil realizar a melhor escolha para atingir bons resultados com sua loja virtual!
Personalize Sua Loja Virtual
Após escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce e loja virtual, crie sua loja de forma bastante personalizada.
É importante escolher templates e layouts alinhados com os seus clientes. Procure adicionar o logo de sua empresa e oferecer conforto e segurança para o seu público-alvo.
Ao criar sua loja virtual é fundamental ter um domínio próprio que seja fácil de lembrar e marcante! Dessa forma, o cliente não esquecerá o endereço de sua loja!
Lembre-se de colocar boas descrições para os seus produtos com características do produto, preço, imagens, fotos e vídeos. É extremamente importante que as imagens sejam com as resoluções requeridas!
Escolha os Meios de Pagamento e Logística
Tenha em mente quais serão os métodos de pagamento disponibilizados. A plataforma de e-commerce pode contribuir bastante neste processo, uma vez que disponibiliza diferentes gateways de pagamento.
Procure facilitar o processo de compra para o seu cliente. Pode ser interessante oferecer checkout simples, ou seja, compra sem senha.
Defina quais serão os meios de entrega e frete. Aproveite os recursos que plataformas como a Shopify oferecem, em que há sistema automatizado que oferece aplicativos e integrações de frete.
Não se esqueça de pensar em detalhes como se as entregas dos produtos acontecerão globalmente, se você pretende cobrar taxas fixas e em quais ocasiões sua empresa oferecerá frete grátis.
Além disso, é importante definir qual será a política de devolução de sua loja virtual. Ela precisa constar na loja, estar clara e detalhada!
Crie seu Plano de Marketing e Atendimento ao Cliente
É imprescindível para o sucesso de sua loja virtual que seu plano de marketing e atendimento ao cliente sejam bem eficientes!
Procure adiantar-se para solucionar os problemas de seus clientes e esclarecer as dúvidas que eles podem ter.
Ofereça atendimento por diversos meios de contato como e-mail, chat e telefone. Tenha em mente que um atendimento com excelência pode tornar-se o diferencial de sua loja virtual!
Então, mantenha a equipe de atendimento muito bem informada e preparada. E não se esqueça de oferecer atenção especial para o pós-venda, assim, criará uma relação boa e duradoura com seus clientes!
Além do atendimento ao cliente é fundamental definir e planejar ações de marketing para garantir e impulsionar suas vendas.
Faça anúncios pagos e campanhas de publicidade sólidas em mecanismos de busca e redes sociais. Aproveite o Facebook Ads e Google Adwords.
Não economize dinheiro nem tempo para planejar e realizar suas campanhas de marketing, pois, quando bem feitas, elas podem gerar um retorno rápido e enorme!
Disponibilize promoções e descontos para seus clientes e não deixe de mantê-los atualizados sobre seus produtos através de newsletters enviadas por e-mail.
Além disso, não se esqueça do SEO para sua loja virtual subir no ranking do Google. Um bom posicionamento no Google com certeza aumentará o volume de visitas em sua loja e pode aumentar consideravelmente as suas vendas!
Então, arregace as mangas e invista dinheiro e tempo de forma planejada para obter sucesso com sua loja virtual! Bom planejamento e bons negócios!