Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
MANIA PET
CENAS

Paulo Duarte Paes: 'O segredo das meninas presas'

14 Dez 2017 - 08h46Por DA REDAÇÃO

Em outubro de 2008, o Correio do Estado publicava uma matéria sobre uma apresentação teatral de um grupo de adolescentes “presos”, nas Casas de Guarda (hoje Uneis), por terem cometido alguma infração considerada grave.

O espetáculo, “O Segredo da Chave Encantada”, foi apresentado primeiramente dentro das unidades e depois no Teatro Aracy Balabanian, para crianças das escolas particulares e para o público em geral.

Faziam parte do elenco quatro meninos da Unidade Masculina Dom Bosco e sete meninas da Unidade Feminina da Bandeirantes.

Durante a metade do ano, as oficinas aconteciam como encontros felizes, mas, algumas vezes as dores ali escondidas afloravam até às lágrimas. Ensaiamos muito, fomos várias vezes ao teatro e iniciamos os estudos, a criação do roteiro coletivo e a produção da peça. 

As oficinas aconteceram separadamente durante a maior parte do tempo. Ao final, conseguimos a autorização dos coordenadores das unidades para juntar os meninos e as meninas nos ensaios. Os encontros aconteciam com respeito e encantamento, uma paquera inevitável e até um namoro prometido para depois do cumprimento da medida.

Com alguns destes meninos e meninas, hoje adultos, eu mantenho contato até hoje. A Margarida (pseudônimo), quando voltou para sua casa, na época, me escreveu uma longa carta, que recebi como um troféu de professor. Ainda hoje nos comunicamos pelo Facebook e ela curte e comenta os trabalhos que realizo com pessoas que vivem mais intensamente a exclusão social.

Manter pessoas presas é sempre algo muito doloroso, no caso de adolescentes é ainda mais cruel. O sofrimento pode ser percebido nas entrelinhas das atividades e brincadeiras. E foi desse sofrimento que elas criaram as bases para o roteiro da peça.

O drama infantil contava a história de uma menina que ultrapassou uma linha proibida e por isso ficou presa num castelo. Dizia a lenda que existia uma “chave encantada”, que era a única forma de abrir o portão do castelo. Suas amigas e amigos saem em busca da chave para libertar a amiga.

Na viagem são orientados por bruxas, índios, florestas com árvores encantadas, como um labirinto de códigos misteriosos. Os perigos, os enganos e os amigos verdadeiros se misturam, turvando a visibilidade de um possível caminho seguro.

Já quase desistindo, descobrem que a liberdade estava muito mais perto do que podiam imaginar. Mas a chave encontrada não é material, não existe de verdade e somente algumas pessoas podiam sentir, ver e tocar sua existência encantada. Por fim, libertam a amiga com um plano mirabolante e comemoram felizes.

Ainda hoje, quando falo com Margarida, um segredo brilha iluminando esse invisível tão real. Está lá, mas poucos conseguem vê-lo. Os que afirmam sua existência como ponte para a liberdade sofrem agressão ou zombaria. Mal sabem que as dores da prisão estão na incapacidade de expressar os sentidos poéticos da existência.

Leia Também

Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo BONITO NA CAPITAL DE MS
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro VOLTA ÀS AULAS
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec! Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS) BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Igreja CCB realiza atividades de ação social em alusão ao dia das crianças em Bonito: VEJA FOTOS Dia das Crianças
Igreja CCB realiza atividades de ação social em alusão ao dia das crianças em Bonito: VEJA FOTOS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.