Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
EDUCAÇÃO

IBGE coletará dados sobre saúde escolar de 5,7 mil estudantes em MS

Serão 167 escolas visitadas em 39 cidades

17 Abr 2019 - 15h00Por DA REDAÇÃO

Foto: Ilustrativa

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisica) começa nesta semana a PeNSE (Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar), em Mato Grosso do Sul serão visitadas 167 escolas em 39 municípios. Sendo aplicados 5.791 questionários aos alunos e responsáveis pelas escolas.

No país serão visitadas 4.361 escolas em 1.288 cidades, atingindo 187.954 alunos de escolas públicas e privadas do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A pesquisa é amostral sendo feita apenas nas instituições que atendem a certos os critérios, de modo que o resultado seja representativo da realidade de cada estado

De acordo com o IBGE está é a quarta edição da PeNSE que tem como objetivos conhecer a prevalência dos fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes brasileiros, subsidiar a gestão e o aprimoramento das políticas públicas voltadas para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção a saúde e avaliar o impacto das políticas públicas, contribuindo para o monitoramento da saúde do escolar.

Para realizar a pesquisa será utilizado um DMC (Dispositivo Móvel de Coleta), semelhante a um smartphone, onde será inserido e estruturado o questionário que os alunos responderão de forma direta e individualmente.

É importante ressaltar que os estudantes e as escolas não serão identificados, pois a PeNSE é submetida à Lei 5.534/68, que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas ao IBGE, tendo como contrapartida a obrigação do instituto de não identificar os dados e somente usá-los para fins estatísticos.

Sendo também respeitadas as orientações da CONEP (Comissão Nacional de Ética de Pequisa) e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), reafirmando o compromisso de respeito e profissionalismo já reconhecidos do órgão.

Para o responsável de cada escola será aplicado um questionário sobre o ambiente escolar e os resultados divulgados futuramente servirão para comparação da percepção dos educandos. Dentre os temas pesquisados estarão os contextos social e familiar dos estudantes; seus hábitos alimentares; prática de atividades físicas; percepção de imagem corporal; cuidados de higiene pessoal; experimentação e consumo de cigarro, álcool e outras drogas; comportamento sexual e reprodutivo; uso de serviços de saúde; violência; segurança e acidentes.

Resultados anteriores

Na pesquisa anterior, realizada no ano de 2015, Mato Grosso do Sul apresentou o quarto melhor percentual na oferta de comida, mais de 80% das escolas ofereciam merenda. O quinto menor resultado quando considerados os alunos que não fizeram qualquer tipo de atividade física nos sete dias anteriores à data da entrevista, cerca de 3%, indicando que o sedentarismo não é um problema no estado.

Já sobre o consumo de algumas substâncias, Campo Grande teve a maior proporção de estudantes que experimentaram cigarro, 31,7% dos alunos do 9º do ensino fundamental afirmaram ter experimentado pelo menos uma vez – maior percentual de todas as capitais.

No estado, 63% dos estudantes já teriam experimentado bebida alcoólica, a maioria em Campo Grande, apresentando o 3° maior percentual entre as Capitais.

No bullying, Campo Grande também esteve entre os primeiros do ranking com o 3º maior percentual de estudantes que se sentiam humilhados na maior parte do tempo pelos colegas.

Leia Também

LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo BONITO NA CAPITAL DE MS
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro VOLTA ÀS AULAS
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec! Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS) BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.