Menu
ASSOMASUL MAIO 2019
quinta, 23 de maio de 2019
Busca
ÁGUAS DE BONITO
EDUCAÇÃO

IBGE coletará dados sobre saúde escolar de 5,7 mil estudantes em MS

Serão 167 escolas visitadas em 39 cidades

17 Abr 2019 - 15h00Por DA REDAÇÃO

Foto: Ilustrativa

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisica) começa nesta semana a PeNSE (Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar), em Mato Grosso do Sul serão visitadas 167 escolas em 39 municípios. Sendo aplicados 5.791 questionários aos alunos e responsáveis pelas escolas.

No país serão visitadas 4.361 escolas em 1.288 cidades, atingindo 187.954 alunos de escolas públicas e privadas do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A pesquisa é amostral sendo feita apenas nas instituições que atendem a certos os critérios, de modo que o resultado seja representativo da realidade de cada estado

De acordo com o IBGE está é a quarta edição da PeNSE que tem como objetivos conhecer a prevalência dos fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes brasileiros, subsidiar a gestão e o aprimoramento das políticas públicas voltadas para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção a saúde e avaliar o impacto das políticas públicas, contribuindo para o monitoramento da saúde do escolar.

Para realizar a pesquisa será utilizado um DMC (Dispositivo Móvel de Coleta), semelhante a um smartphone, onde será inserido e estruturado o questionário que os alunos responderão de forma direta e individualmente.

É importante ressaltar que os estudantes e as escolas não serão identificados, pois a PeNSE é submetida à Lei 5.534/68, que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas ao IBGE, tendo como contrapartida a obrigação do instituto de não identificar os dados e somente usá-los para fins estatísticos.

Sendo também respeitadas as orientações da CONEP (Comissão Nacional de Ética de Pequisa) e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), reafirmando o compromisso de respeito e profissionalismo já reconhecidos do órgão.

Para o responsável de cada escola será aplicado um questionário sobre o ambiente escolar e os resultados divulgados futuramente servirão para comparação da percepção dos educandos. Dentre os temas pesquisados estarão os contextos social e familiar dos estudantes; seus hábitos alimentares; prática de atividades físicas; percepção de imagem corporal; cuidados de higiene pessoal; experimentação e consumo de cigarro, álcool e outras drogas; comportamento sexual e reprodutivo; uso de serviços de saúde; violência; segurança e acidentes.

Resultados anteriores

Na pesquisa anterior, realizada no ano de 2015, Mato Grosso do Sul apresentou o quarto melhor percentual na oferta de comida, mais de 80% das escolas ofereciam merenda. O quinto menor resultado quando considerados os alunos que não fizeram qualquer tipo de atividade física nos sete dias anteriores à data da entrevista, cerca de 3%, indicando que o sedentarismo não é um problema no estado.

Já sobre o consumo de algumas substâncias, Campo Grande teve a maior proporção de estudantes que experimentaram cigarro, 31,7% dos alunos do 9º do ensino fundamental afirmaram ter experimentado pelo menos uma vez – maior percentual de todas as capitais.

No estado, 63% dos estudantes já teriam experimentado bebida alcoólica, a maioria em Campo Grande, apresentando o 3° maior percentual entre as Capitais.

No bullying, Campo Grande também esteve entre os primeiros do ranking com o 3º maior percentual de estudantes que se sentiam humilhados na maior parte do tempo pelos colegas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISTORIA EM OBRA
Odilson vistoria obra da creche da Marambaia que terá capacidade para até 224 crianças em Bonito MS
BONITO - MS - SHOWS CONFIRMADOS
Confira os shows já confirmados para o Festival de Inverno de Bonito (MS)
BONITO NO SENADO FEDERAL - AO VIVO
#AGORA: AO VIVO, Bonito (MS) é discutido no Senado Federal, ASSISTA
DECISÃO JUDICIAL
Não trabalhou é falta! Grevistas terão ponto cortado se não cumprirem decisão judicial
SECRETÁRIO DE TURISMO EM BRASÍLIA
Secretário de Bonito (MS) participará da Audiência Pública e tem agenda com Senador em Brasília
BONITO - MS - PROJETO JUDÔ NA ESCOLA
Projeto Judô na Escola atende alunos da rede municipal em Bonito (MS)
BONITO - MS - VEJA FOTOS
Social realiza 'Noite de Conversa' voltado ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças em Bonito
BONITO - MS - TURISMO FORTE EM 2019
Bonito (MS) projeta a melhor temporada do turismo em 2019 através de ações do governo do Estado
BONITO - MS - TUDO PRONTO
Bonito (MS) recebe corredores para o Desafio da Boiadeira neste domingo
BONITO - MS - VISITA
Em Bonito, Prefeito recebe representantes da 42ª Conferência do Rotary Club