Menu
tera, 20 de agosto de 2019
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO
FISCALIZAÇÃO

Agepan vai checar procedência de reclamações sobre aumento da fatura de energia elétrica

13 Fev 2019 - 08h39Por DA REDAÇÃO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) a dar início a uma Fiscalização/Análise de Demanda relativo a Reclamação do Faturamento da empresa Energisa Mato Grosso do Sul (EMS). A decisão ocorre em função de várias reclamações de consumidores a respeito do aumento das faturas de energia feitas à distribuidora.

O procedimento fiscalizatório adicional sobre essa demanda vai ser inserido no processo de acompanhamento do Plano de Melhorias da concessionária, atividade já em andamento e que integra o Contrato de Metas entre as duas agências. O Contrato é um instrumento do Convênio que o Estado, por meio da Agepan, mantém com a Aneel, e especifica as atividades descentralizadas a serem realizadas em um determinado período. 

Para a fiscalização das reclamações sobre a fatura, já nesta semana estão sendo tomadas as providências operacionais e elaborado o planejamento dos procedimentos que serão adotados pela Câmara Técnica de Energia, unidade da Diretoria de Gás e Energia da Agepan responsável pelas fiscalizações. 

A Agência deverá extrair uma amostra de unidades consumidoras (considerando os diversos grupos, subgrupos e estrutura tarifária), e fazer a conferência da aplicação das tarifas da Resolução Aneel vigente. Também solicitará da concessionária a relação dos processos de refaturamento ocorridos nos meses de dezembro e janeiro e conferir as motivações.

A distribuidora deverá apresentar, complementarmente, a relação das reclamações ocorridos nos meses de dezembro e janeiro referentes a faturas, variação de consumo e erro de leitura e desse universo de reclamações serão extraídas amostras, sendo verificado a solução da distribuidora para essas ocorrências. Na amostra, poderão ser conferidas em algumas unidades consumidoras a leitura nos medidores. 

Após a fiscalização, uma Nota Técnica, contendo todos os parâmetros e procedimentos adotados e a conclusão final sobre a análise, será emitida e encaminhada diretamente para a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE/Aneel)

Deixe seu Comentário

Leia Também

VAI TIRAR CNH??
Fim do simulador para CNH e suspensão de aulas para cinquentinha valem a partir de setembro
Saque
PIS/Pasep: benefício para os nascidos em agosto já está liberado
OPORTUNIDADE
JBS seleciona candidatos para mais de 150 vagas em 5 cidades do MS
BONITO - MS - PROCON EM AÇÃO
Reclamações com Energia lidera lista dos 147 atendimentos do PROCON desde março em Bonito (MS)
Fique atento!
Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep na próxima segunda
BONITO - MS - REFORMA E AMPLIAÇÃO
Reforma e ampliação do CEI Laura Vicuña é entregue a comunidade em Bonito (MS)
BONITO - MS - MAIS OBRAS
Odilson assina ordem de serviço para revitalização do estádio em Bonito (MS)
BONITO - MS - MAIS 4 EMPOSSADOS
Prefeito dá posse a 4 novos servidores concursados em Bonito (MS)
GERAL
Receita abre amanhã consulta a lote de restituição do Imposto de Renda
CIDADES
Saques do FGTS vão liberar R$ 537,2 milhões a 1,4 milhão de pessoas em Mato Grosso do Sul