Menu
KAGIVA
segunda, 16 de julho de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca
MS - ARTESANATO

Você já ouviu falar na técnica de artesanato chamado ‘Latonagem’?

10 Jul 2017 - 06h00Por FILIPI BRITES / BONITO INFORMA

De uma beleza e sofisticação que são notórios ao olhar humano, você conhece a técnica do artesanato chamado de ‘Latonagem’ ou conhecido na idade média como ‘repuxado’? Essas técnicas provem de nossos antepassados no século XIII. No princípio com os ícones, as imagens sacras, pintadas sobre madeiras começaram a ter destaque, porque nesta época os ícones em pinturas eram colocados à disposição dos fiéis, para venerá-los, mas com a fumaça das velas, a fuligem com o tempo começava a manchar. Foi então que começaram a recobri-los com metais preciosos, como o ouro e a prata, para protegê-los, da fuligem que os manchavam foi assim que nasceu a latonagem.

Mariza Souza de 54 anos se interessou e começou sua carreira no artesanato em 1985, atualmente ela reside na cidade de Eldorado, MS: “Quando eu conheci um trabalho decorado em arte de latonagem me apaixonei por essa técnica, fiz um pequeno curso aonde eu aprendi a desenhar uma folha e uma flor”, disse a artesã.

A artesã conta um pouco sobre está técnica da ‘latonagem’, como cria e confecciona cada uma de suas peças: “Arte em Latonagem, funciona assim: É um alumínio macio na cor prata, eu desenho nesta peça e defino os tamanhos de cada arte desenhada, aplico na peça daí vem à cor desejada com Betume da Judéia (O betume da Judéia é um produto utilizado como Stein escurecedor por seu alto grau de proteção de madeiras expostas às condições climáticas, em construções navais e residenciais).”

Seu amor pelo artesanato e seu esforço para buscar sempre inovar para mostrar a excelência em seus trabalhos fizeram com que a Mariza tivesse seu trabalho conhecido nacionalmente. O ápice de sua carreira foi no ano de 2009, quando a artesã contou e falou sobre essa técnica tema de seu trabalho no Programa Mais Você da TV Globo: “Sempre tive um sonho de  apresentar  meu trabalho  de artes na TV. Mandei  uma peça  minha decorada e confeccionada por mim  para rede Globo  no Programa  da Ana Maria Braga no Mais você, eles gostaram  e entraram em contato comigo. Acharam  meu trabalho  lindo e diferente, me convidaram para ir até o Rio de Janeiro participar do programa de TV , foi um sonho realizado  graças a Deus” disse Mariza.

Foto: Mariza no Programa Mais Você da TV Globo em 2009

Quando realizamos um sonho, sempre vêm outros e assim vamos seguindo a vida. Atualmente a artesã Mariza Souza tem um sonho muito singelo: “Tenho o sonho de mostrar meus trabalhos no Festival de Inverno de Bonito. É uma cidade turística, tenho vontade de conhecer e levar minhas obras, com certeza é uma realização e satisfação para qualquer artista.” 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PREVISÃO É DE MAIS FRIO
Nova onda de frio chega no dia 20 e sensação térmica fica abaixo de 0ºC
NOVA ALVORADA DO SUL -
Homem morre dentro de carro que caiu em represa em Nova Alvorada do Sul
DOURADOS - CASO DE POLÍCIA
Casal recusa sair com amigo e ele, enfurecido, atropela os dois em Dourados
OPORTUNIDADES DE EMPREGOS
Prefeitura do MS abre inscrições para o concurso público nesta segunda-feira
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro
NATUREZA PURA
VÍDEO: pescador é surpreendido por sucuri gigante durante pesca no Aquidauana
CULTURA
Banda Municipal de Bonito apresenta-se em Bela Vista
BONITO - MS - MAIS CASAS
Governo do Estado entregará 87 casas do loteamento Lago Azul nesta terça em Bonito (MS)
ELEIÇÕES 2018 - PESQUISAS - SENADO
Nelsinho e Zeca do PT saem na frente em disputa para Senado, veja os números
OPORTUNIDADES
Prefeituras abrem concursos com salários de até 10,7 mil em MS