Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
FEMINICÍDIO

Uma mulher sofre violência a cada 90 minutos e 3 são mortas a cada mês em MS

7 Ago 2017 - 13h41Por Midiamax

Basta abrir os jornais para saber que é perigoso ser mulher em Mato Grosso do Sul. E as estatísticas policiais confirmam. Os números da Polícia Militar, por exemplo, indicam que, enquanto você faz um lanche ou sai de casa para o trabalho, pelo menos uma mulher já enfrentou um ato violento dentro da própria casa. Nesta segunda-feira (7), aniversário de 11 anos da Lei Maria da Penha, MS chega aos 5.850 casos de violência doméstica em um ano.

Numericamente, uma mulher vivenciou a violência em casa a cada 90 minutos nos últimos 12 meses. Física ou velada, ela é praticada em ambiente familiar e no país, mais de 80% dos casos têm como vítimas as mulheres. Neste mesmo um ano, foram registrados oficialmente 36 feminicídios no Estado. São três mulheres mortas por serem mulher a cada mês.

 

O Estado registrou, nos três primeiros meses deste ano, 5 mil ocorrências de violência somente contra a mulher – o que corresponde a uma denúncia a cada 1 hora e 27 minutos. Os dados são da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Desde março de 2015 até julho de 2017, segundo os registros da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e do Ministério Público Estadual levantados pela Rede de Controle da Gestão Pública, foram registrados 148 casos definidos como feminicídios ou tentativas.

Desse total, foram 44 feminicídios consumados e 67 feminicídios tentados. Sendo que 67 já foram julgados, em 59 casos, houve condenação e em apenas 8 casos, houve absolvição dos acusados. E apenas 44 casos aguardam julgamento.

Feminicídio

Para tentar coibir a violência direcionada à mulher no dia-a-dia da brasileira, ainda grifado pelo corretor ortográfico, o feminicídio é crime previsto no Código Penal Brasileiro desde 2015, inciso VII , § 2º do Art 121, que significa "matar cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição". O inciso VI, § 2º do Art 121 (Matar alguém) também define feminicídio como "matar mulher por razões da condição de sexo feminino".

Apesar da nova designação do código, a crime de ódio contra a mulher é histórico. Somente neste ano, vários casos chocaram Campo Grande pela crueldade dos assassinatos. Pâmella Jennifer, de 32 anos, foi morta a tiros pelo ex-marido, Johnny Teodoro Souza, de 31 anos, enquanto trabalhava.

Por três vezes ela entrou com pedidos de medida protetiva contra o ex-marido e os retirou para dar chances ao relacionamento.

Em julho, Mayara Amaral foi assassinada por Luis Alberto Bastos Barbosa, de 29 anos e Ronaldo da Silva Onedo, de 30, segundo a Polícia Civil. Em primeiro depoimento, Luis disse aos policiais que mantinha relacionamento com Mayara e que tinha combinado de irem a um motel, juntos.

Várias suspeitas sobre a história fizeram, além da polícia, a imprensa local e nacional duvidar do depoimento dos suspeitos. Após afirmar que teria matado Mayara para matá-la, Luis mudou seu depoimento à uma revista de circulação nacional e disse ter matado a musicista por raiva. Para a polícia, uma tentativa de usar o crime de feminicídio para tentar diminuir a pena, já que se indiciado por latrocínio, ele passará mais tempo preso.

A defesa tenta registrar o novo depoimento em inquérito, mas ele foi concluído na última sexta-feira (04) e apresentado à Justiça como latrocínio. Agora, a defesa tenta junto à Promotoria que o prazo do inquérito seja aumentado para o registro da nova versão.

A Lei

Enquanto dormia no ano de 1983, a farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes não imaginava que receberia um tiro do seu então marido Marco Antônio Heredia Viveiros, que a deixou paraplégica.

23 anos após, a lei que coibiria a violência contra a mulher levaria seu nome, sancionada pelo presidente Lula. A violência contra a farmacêutica ainda perdurou. Após a recuperação, ela foi mantida em cárcere privado, sofreu outras agressões e nova tentativa de assassinato por eletrocução.

Qualquer pessoa pode denunciar a violência contra a mulher pelo número 180, que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita.

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.