Menu
CÂMARA_BONITO_SETEMBRO
quinta, 19 de setembro de 2019
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO
GREVE DOS CAMINHONEIROS

Sem ração, mais de 50 mil frangos morrem por causa da greve dos caminhoneiros

Sem ração, mais de 50 mil frangos morrem por causa da greve dos caminhoneiros

26 Mai 2018 - 18h21Por G1

Milhares de frangos morreram na Bahia nos últimos dias em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, que chegou ao 6º dia neste sábado (26), e da consequente dificuldade de abastecimento das granjas de regiões produtoras, segundo informações divulgadas pela Associação Baiana de Avicultura (ABA).

O órgão informa que, por causa dos bloqueios dos caminhões em rodovias federais e estaduais de todo o país, as granjas ficam desabastecidas, sem milho, sorgo e sem insumos para alimentaar as aves.

Mortes de frangos já foram registradas em granjas dos municípios de Conceição da Feira, Santo Antônio de Jesus, e Governador Mangabeira. Conforme a ABA, somente no município de Governador Mangabeira foram contabilizadas, neste sábado, cerca de 50 mil aves mortas.

Caçambas e até uma retroescavadeira foram utilizadas para retirar os animais mortos dos locais. O órgão disse que não é possível, ainda, precisar quantas aves já morreram em todo o estado e nem o prejuízo.

 
Com paralisação de caminhoneiros, granjas ficam sem alimentos e milhares de frangos morrem na BA (Foto: Divulgação/ABA)Com paralisação de caminhoneiros, granjas ficam sem alimentos e milhares de frangos morrem na BA (Foto: Divulgação/ABA)

Com paralisação de caminhoneiros, granjas ficam sem alimentos e milhares de frangos morrem na BA (Foto: Divulgação/ABA)

"A situação nos planteis está calamitosa, muito preocupante, porque, com a greve, não chega ração. As aves morrem em questão de horas. E, se continuar desse jeito, vai virar caso de saúde pública, porque não vai local onde descartar tantas aves mortas", disse a diretora executiva da ABA, Patrícia Nascimento.

Em toda a Bahia, segundo a ABA, há 12 frigoríficos de frangos e 485 granjas. Eles abastecem o mercado baiano, o de estados vizinhos e até importam para outros países. Em muitos deles, segundo o órgão, o estoque de alimentos para as aves terminou na sexta-feira (26).

"Cada um tem uma situação diferente, de armazenamento de frango, de estoque de alimentos, de ração. Uns conseguem ter mais dias de ração e outros já estão há três ou quatro dias sem alimento já. É uma situação preocupante, porque não tem como resolver até que as estradas sejam liberadas", destacou Patrícia.

 
Caçambas e até uma retroescavadeira foram utilizadas para retirar os animais mortos das granjas (Foto: Divulgação/ABA)Caçambas e até uma retroescavadeira foram utilizadas para retirar os animais mortos das granjas (Foto: Divulgação/ABA)

Caçambas e até uma retroescavadeira foram utilizadas para retirar os animais mortos das granjas (Foto: Divulgação/ABA)

 
MIlhares de frangos morreram em granjas na Ba (Foto: Divulgação/ABA)MIlhares de frangos morreram em granjas na Ba (Foto: Divulgação/ABA)

MIlhares de frangos morreram em granjas na Ba (Foto: Divulgação/ABA)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edital
Clube do Laço Nabileque de Bonito publica edital de convocação para seus associados
BONITO - MS - SHOW GOSPEL
Vereadores são atendidos e Bonito (MS) ganha Show Gospel Nacional
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Conheça o IDB: instituto une forças para fomentar o turismo e traz jornalistas à Bonito (MS)
BONITO - MS -
Darci Bigaton altera horário de visitas e utilizará pulseiras para identificação em Bonito (MS)
Prêmio
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 120 milhões nesta quarta
SERÁ QUE CHOVE?
Quarta-feira deve ser nublada e com possibilidade de chuva, em Bonito
BONITO - MS - MAIS UMA EMPOSSADA
Prefeito Odilson dá posse à candidata aprovada no concurso em Bonito (MS)
BONITO - MS - VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
Saúde realiza vacinação antirrábica no próximo sábado, Confira os locais em Bonito (MS)
PRÊMIO
Mega-Sena acumulada pode pagar prêmio de R$ 120 milhões amanhã
TELEVISÃO
'Avenida Brasil' vai ser exibida no 'Vale a Pena Ver de Novo'