Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
AÇÃO SOCIAL

SAS realiza a XII Conferência Municipal de Assistência Social em Bonito

SAS realiza a XII Conferência Municipal de Assistência Social em Bonito

21 Jul 2017 - 14h40Por Ascom PMB

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram durante esta quinta-feira (dia 20) a XII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema "Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Única de Assistência Social (SUAS)".

A conferência é um espaço democrático que reúne governo e sociedade civil organizada para propor, debater e apontar prioridades para as políticas públicas de assistência social. A XII Conferência Municipal de Assistência Social de Bonito é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública, que também acontece nos demais municípios e em âmbito estadual e federal.

O evento teve início às 07h00 com credenciamento e café da manhã, seguido pela composição da mesa diretora dos trabalhos, apresentação cultural e execução do Hino Nacional pela Banda Municipal de Bonito. A mesa diretora foi formada pelo prefeito municipal, Odilson Soares; pela secretária Municipal de Assistência Social, Ilza Gomes Soares; pela Presidente da Câmara Municipal de Bonito, Lúcia Miranda; pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elizabeth Marco Coutinho; pelo representante das entidades assistenciais, pastor Sérgio Freitas Gonçalves; pela representante dos usuários do SUAS, Maria da Penha; pelo representante dos trabalhadores do setor, Luciano Moraes de Almeida e pela representante do Conselho Estadual de Assistência Social de MS (CEAS/MS), Cristina Barros de Miranda.

Ilza Gomes Soares, secretária de Assistência SocialI      Ilza Gomes Soares, secretária de Assistência Social

Fazendo uso da palavra, a seguir, a secretária de Assistência Social, Ilza Gomes Soares, destacou a importância da conferência para assegurar a qualidade do atendimento social no município, bem como do tema proposto, dos debates e das propostas a serem encaminhadas. Logo após, o prefeito municipal, Odilson Soares, saudou os presentes e acentuou a importância da participação como forma de fortalecimento das políticas públicas e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Em seguida a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elizabeth Marco Coutinho, destacou o momento de desafios enfrentado pelo país e a importância do evento na construção das políticas públicas na área social e declarou oficialmente aberta a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Bonito.

Dando sequencia a programação a representante do CEAS/MS, conselheira Cristina Barros de Miranda, ministrou palestra sobre o tema "Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Única de Assistência Social (SUAS)" abordando preliminarmente, de maneira ampla, os quatro eixos de debates da conferência: 1) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; 2) Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3) Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias dos direitos socioassistenciais e - como quarto eixo (4) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Após a palestra – já no período da tarde – os quatro eixos da conferência foram debatidos em grupos de trabalho e as propostas apresentadas foram votadas pelos presentes (credenciados) para serem encaminhadas ao município, ao Estado e à União. Logo a seguir foram escolhidos os delegados para representar o município na XII Conferência Estadual de Assistência Social de MS.

CONFIRA AS PROPOSTAS APROVADAS:

PARA O MUNICÍPIO

1) Garantir a implantação da vigilância socioassistencial no município de Bonito;

2) Apropriação dos canais midiáticos para divulgação de informações referentes à Assistência Social;

3) Reuniões ordinárias do CMAS itinerantes;

4) Implantar o CRAS Volante no município;

5) Tornar conhecido aos gestores de pastas afins os serviços, programas e benefícios assistenciais através dos conselhos;

6) Criar Plano de Cargos e Carreiras para os trabalhadores da Assistência Social em consonância ao SUAS;

7) Criar uma lei de incentivo fiscal às empresas com o objetivo de estimular o emprego de adolescentes observando-se as diretrizes do ECA;

8) Garantir subsidio para atendimento da população de rua;

9) Garantir, através da política de assistência social municipal, a efetiva execução do SCFV.

PARA O ESTADO

1) Garantir acesso à documentação básica aos usuários da Assistência Social aprovando uma cota de gratuidade conforme porte do município a partir de encaminhamento do CRAS.

2) Romper com a judicialização da assistência social, onde o poder judiciário e o ministério público não depositem na assistência social a responsabilidade de serviços que não são da sua competência.

PARA A UNIÃO

1) Incluir como público prioritário do SCFV as crianças e adolescentes usuárias de substâncias psicoativas;

2) Garantir que os municípios cumpram o pacto de aprimoramento com maior financiamento como reconhecimento para os municípios que cumprirem as metas;

3) Criar normativas que garantam adicionar de insalubridade ou periculosidade aos servidores do SUAS conforme área de atuação;

4) Fortalecer e regionalizar o Capacita SUAS

DELEGADOS ELEITOS

Foram eleitos como delegados para representar Bonito na XII Conferência Estadual de Assistência Social: Sergio Freitas Gonçalves (titular) e Regina Célia dos Santos (suplente), representando o setor não governamental e Flavia Helena Braff Denes (titular) e Guilhermina Valensuela (suplente), o setor governamental.

Leia Também

Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS Luto
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito Esporte
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Evento
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro Reunião
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos Atenção motoristas
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS Animal morto
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS Investimento
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.