Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
CHIQUINHO SORVETES
ELEIÇÕES 2018 - PESQUISAS

Reinaldo cresce e disputa para Governo de MS tem empate técnico

Reinaldo cresce e disputa para Governo de MS tem empate técnico

13 Jul 2018 - 07h58Por TOP MÍDIA NEWS

Pesquisa de intenções de voto, estimulada (quando mostrados os nomes dos candidatos), para a disputa do governo de Mato Grosso do Sul, ressalta um implacável empate técnico envolvendo os três principais pré-candidatos a sucessão estadual. Essa é a primeira pesquisa divulgada pelo TopMídiaNews, inaugurando o instituto TOPMÍDIA de Pesquisas.

O juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, do PDT, aparece relativamente em primeiro, com 25%; logo em seguida, o ex-governador André Puccinelli, do MDB, surge em segundo lugar, com 23%; já o governador Reinaldo Azambuja, que quer a reeleição, conquistou 22%. 

Considerando que a margem de erro da pesquisa  chefiada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 3ª Região número 7655), que ouviu 600 pessoas, em Campo Grande, é de 4 pontos percentuais para cima ou para baixo, não há como indicar vantagem a algum dos três concorrentes. Veja o gráfico:

A pesquisa, apurada entre os dias 18 e 21 de junho, foi registrada no dia 15 de junho, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, sob o número MS-06595/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral, com  o número BR-00798/2-18.

Na espontânea os três também seguem empatados, mas com ordem diferente: respectivamente André Puccinelli, Odilon de Oliveira e Reinaldo Azambuja. Veja:

OS DADOS

Com esta pesquisa, apurada em junho, somam-se quatro os levantamentos de intenções de votos sondados pelo TopMidiaNews, de março passado até agora. Nota-se neste período que houve pequenas variações nas performances de um candidato para o outro, embora os pontos percentuais não tenham se distanciado do chamado empate técnico.

O ex-governador André Puccinelli, do MDB, por exemplo, apareceu como líder na disputa nas três primeiras pesquisas. No entanto, o emedebista, em junho, amargou uma queda brusca e perdeu a primeira colocação para o juiz aposentado, que tem se mantido regular nas pesquisas.

André Puccinelli, em março, destacava-se em primeiro com 21%, contra 18% de Odilon e 14% para Reinaldo Azambuja.

No mês seguinte, em abril, os três pré-candidatos subiram nas intenções, sem, contudo, alterarem suas posições. Puccinelli, saltou de 21% para 28%. Odilon de Oliveira, pulou de 18% para 25% e Azambuja, de 14% para 21%. Ou seja, tanto o emedebista, pedetista, quanto o tucano galgaram sete pontos percentuais cada um dos concorrentes.

Em maio, houve mudanças na liderança. André Puccinelli escapou de seus concorrentes e subiu para 31%, deixando para trás Odilon, com 26% e Reinaldo, com 19%.

Já em junho, caíram as intenções de votos do ex-governador, que perdeu a liderança para o juiz aposentado. Odilon subiu para 25% - de fato ele caiu 1% em relação a abril – e passou a ocupar o primeiro na sucessão estadual. Colocado a ele, aparece André Puccinelli, com 23% e Reinaldo, com 22%. Nota-se, pela margem de erro, que a disputa está embolada e, se a eleição fosse hoje, diante da pesquisa, qualquer um dos três candidatos poderiam chegar em primeiro.

O desempenho de Puccinelli,  de março para cá, foi o que mais sofreu alteração. Ele tinha 21%, em março; subiu para 28%, em abril e, no mês seguinte, em maio, disparou para 31%. Ocorre que em junho, o emedebista caiu oito pontos percentuais, descendo de 31% para 23%. Ele foi o pré-candidato com a pior performance entre os três principais candidatos ao governo de MS.

Odilon de Oliveira, em março, era o segundo na corrida sucessória, com 18%, em abril, subiu para 25%, mas continuou em segundo, atrás de Puccinelli.  Em maio, Odilon subiu, segundo pesquisa, um ponto percentual, indo a 26%. Já em junho, o juiz aposentado caiu para 25%, mas, pela primeira vez desde a primeira pesquisa, desbancou Puccinelli e assumiu a liderança com 25% das intenções de voto.

O ex-governador Reinaldo Azambuja, de março para cá, subiu na pesquisa, caiu em maio, mas reconquistou as intenções de votos em junho.

Em março, o tucano era o terceiro lugar, com 14% das intenções; em abril, ele cresceu com a conquista de 21%. Já em maio, Azambuja perdeu três pontos percentuais, ficando com 19%, 12% atrás do então líder, André Puccinelli.

Em junho, Reinaldo recuperou os pontos percentuais perdidos, indo a 22%, mas ainda é o terceiro, atrás de André e Odilon, com percentual apertadíssimo, sem diferenças, pelo grau de confiabilidade do levantamento.

Todas as quatro pesquisas ouviram 600 pessoas somente em Campo Grande. O levantamento de março foi realizado entre os dias de 20 a 23 de março e registrado no TRE como MS-06988/2018. A pesquisa de abril foi a campo entre 17 e 20 daquele mês e registrada no TRE/MS sob o nº MS-04774/2018. Já em maio o campo foi realizado entre os dias 17 e 22 daquele mês e registrado no TRE/MS sob o nº MS-08406/2018 e no TSE/MS sob o nº BR-09348/2018. Em junho, como já falado anteriormente, a pesquisa foi apurada entre os dias 18 e 21 de junho, e registrada no dia 15 de junho, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, sob o número MS-06595/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral, com  o número BR-00798/2-18

OS SEM VOTOS
Ainda de acordo com a pesquisa estimulada, encomendada pelo TopMidiaNews, o números de eleitores indecisos, pessoas que disseram que não votam em ninguém, brancos ou nulos, se convencidos até outubro, podem fazer a grande diferença no resultadas das eleições.

Em março, por exemplo, os eleitores que manifestaram-se indecisos na hora do voto, ou que desejam anular, votar em branco ou nenhum dos candidatos, representaram 32,2% dos pesquisados. Ou seja, a cada sete eleitores provocados no levantamento estimulado, três ainda não tinham definido o que decidir na eleição.

Já em abril, ficou em 3% o número de eleitores que estavam determinados a votar em branco, nulo ou nenhum concorrente. A contagem dos indecisos ficou em 9,5%. Em  maio, a soma dos indecisos ficou em 8% e os votantes indecisos, em 10.8%.

E em junho, subiu a conta dos indecisos, que alcançou 12%. Cresceu também os votantes que declararam-se com o desejo de votar em branco, nulo, ou estão dispostos a votar em ninguém. Nessa classe de eleitoral, os entrevistados representaram 15%. Somando os dois pontos percentuais, a soma atinge perto de 30%, ou seja, a cada dez eleitores, três nada definiram sobre as eleições.

Leia Também

Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS Animal morto
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS Investimento
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística Aprendizado
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece' Bem ao próximo
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece'
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.