Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
BANNER IRMÃO FÁBIO
BONITO - MS - EDUCAÇÃO

Projeto 'Conhecer Bonito' faz com que alunos do município vivenciem o turismo na prática

Projeto 'Conhecer Bonito' faz com que alunos do município vivenciem

18 Mai 2016 - 11h18Por Assessoria de Comunicação P.M.B.

Na tarde desta terça-feira, 17 de maio aconteceu a abertura oficial do ‘Projeto Conhecer Bonito 2016’ no Centro de Convenções.

O evento contou com a presença das 11 turmas contempladas pelo projeto, totalizando 294 alunos do sexto ao nono ano das escolas municipais Durvalina Dorneles Teixeira e João Alves de Arruda. Também compareceram ao evento os professores e diretores das escolas, a idealizadora do ‘Conhecer Bonito’, Clara Antunes, o presidente da ATRATUR (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região) e do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Marcos Soares, a secretária municipal de turismo Juliane Salvadori, a secretaria municipal de educação Loiva Schiavo, a secretária municipal de meio ambiente, Chris Vasques, o secretário executivo da ATRATUR, Gabriel Sales.

A ideia do Projeto surgiu em 2013, onde foi realizada uma visita piloto com uma turma de 40 alunos na Estância Mimosa. Já em 2014 o projeto alavancou atendendo 356 alunos, realizando 25 visitas técnicas e 5 palestras. Em 2015, 390 alunos participaram. Agora o Projeto caminha para o seu terceiro ano.

Durante esses anos algumas conquistas:

  • Publicação do artigo "Representações sociais dos estudantes do ensino básico no desenvolvimento turístico na cidade de Bonito MS" na Revista Cientifica Brasileira de Ecoturismo;

  • Ampliação da disciplina de turismo para as turmas do sexto e sétimo ano;

  • Convênio feito com a Prefeitura para viabilização financeira do projeto;

A experiência com as visitas técnicas permite que os jovens vislumbrem as oportunidades profissionais no turismo e tenham noções sobre o impacto positivo dessa atividade na economia. Além disso, o projeto incentiva o fortalecimento da identidade local, deixando transparecer uma forte afinidade coletiva pela conservação ambiental diante da interação dos jovens estudantes com a natureza.

"É uma maneira de despertar o sentimento de "pertencimento" nas crianças e jovens", disse Marcos (ATRATUR).

O objetivo do Conhecer Bonito é apresentar uma proposta diferenciada de promover conhecimento aos estudantes, integra-los e contribuir para o desenvolvimento sustentável no destino, sensibilizar a comunidade sobre a importância do turismo e do meio ambiente, claro, promover e exercer a cidadania.

"Hoje esses objetivos já são vistos como resultados dentro do projeto. Só de ver a satisfação e a empolgação dos alunos em participar do Conhecer Bonito já é muito gratificante! Fora que conseguimos uma melhora no comportamento em sala de aula, os alunos prestam mais atenção e estão realmente assimilando o conteúdo de turismo e meio ambiente", informou Clara.

Agora em 2016, o projeto propõe expandir o conteúdo das visitas técnicas e envolver também o setor de transportes, agenciamento e, sob ótica cultural da região, uma visita na escola indígena Kinikinawa. E também promover uma contação de história no Museu Casa da Memória Raída. Serão aproximadamente 20 atividades no decorrer de 2016, entre visitas aos atrativos e palestras. Pretende-se fazer oficina de fotografia na natureza, trilha usando os 5 sentidos e outras dinâmicas educativas.

"A intenção em longa escala é prolongar a vida útil do turismo no nosso município, incentivar a renovação de produtos e serviços, visando conservar o bom desenvolvimento do turismo na nossa cidade. Afinal os jovens que hoje estão aqui serão os futuros empreendedores e colaboradores da cidade." "Para o futuro um dos nossos desejos é ter um transporte que dê mais prioridade às saídas do projeto, para não atrapalhar a logística do transporte escolar. Outro desejo é realizar uma viagem para Corumbá, mostrando outros tipos de turismo: os aspectos culturais, da pesca e do pantanal. E também fazer uma cartilha educativa sobre turismo e meio ambiente e entregar não somente nas escolas participantes do projeto, como também em toda rede escolar", finalizou Clara.

Empreendimentos Turísticos participantes:

Aeroporto de Bonito, Centro de Convenções de Bonito, Hotel Cabanas, Gruta do Lago Azul, Estância Mimosa, Boca da Onça Ecotour, Rio Sucuri, Zagaia Eco Resort, Parque das Cachoeiras, Barra do Sucuri, Abismo Anhumas, Grutas de São Miguel, Praia da Figueira e Parque Ecológico Rio Formoso.

Parceiros do Projeto:

Prefeitura Municipal de Bonito através da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Educação, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB, Policia Militar, Fundação Neotrópica do Brasil, Associação dos Guias de Turismo de Bonito - AGTB, Sindicato dos Guias de Turismo.

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.