Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
SAÚDE

Por que o suco de laranja congelado ou pasteurizado é mais saudável

13 Jun 2018 - 08h47Por DA REDAÇÃO

suco-de-laranja-20120726-01-original.jpeg: Apesar de ter mais nutrientes, o suco de laranja fresco fornece menos antioxidantes. Apesar de ter mais nutrientes, o suco de laranja fresco fornece menos antioxidantes.

O suco de laranja é mais saudável se ingerido depois de passar pelo processo de congelamento, aponta estudo publicado no Journal of Functional Foods. Segundo o Daily Mail, a pesquisa descobriu que o corpo absorve mais antioxidantes do suco de laranja depois que ele descongela, especialmente em comparação com o suco fresco ou sucos pasteurizados, normalmente industrializados. Isso acontece porque quando descongelado, os elementos benéficos do suco são decompostos em partículas menores (carotenoides), facilitando a absorção pelo intestino.

Os carotenoides são importantes porque possuem propriedades de combate ao câncer – essas partículas podem ser convertidas em vitamina A, que ajudam a prevenir alguns tipos de cânceres. Eles também têm efeito anti-inflamatório e podem prevenir doenças cardíacas.

 

Absorção facilitada

 

Os resultados do estudo foram alcançados depois que os pesquisadores da Universidade de Sevilha, na Espanha, estudaram como o congelamento e a pasteurização (esterilização com calor) afetaram os antioxidantes presentes no suco da laranja  geneticamente não modificado. De acordo com a pesquisa, o congelamento – procedimento muito utilizado na indústria alimentícia para preservar os líquidos – melhora a salubridade do suco, aumentando seu potencial de saúde.

O principal foco do estudo foi a bioacessibilidade dos carotenoides fitoeno e fitoflueno, ou seja, de que forma eles estão disponíveis para serem transferidos (ou absorvidos) do alimento para o sangue através do intestino.

Durante a investigação, os cientistas descobriram que o congelamento provoca a deterioração dos antioxidantes (carotenoides), no entanto, por eles se tornarem mais acessíveis, o efeito geral é positivo. “Apesar de a concentração de carotenoides nos sucos congelados ser menor do que no suco fresco, a redução no tamanho das partículas e a destruição do material celular produzido por esses processos permitem que a quantidade de carotenoides absorvida pelo intestino seja maior”, disse Paula Mapelli, co-autora do estudo.

 

Sucos industrializados

 

Segundo os pesquisadores, embora o suco fresco tenha níveis mais altos de antioxidantes, eles não são absorvidos de maneira eficiente pelo corpo. Por isso, a pasteurização – processo de aquecer o líquido para matar bactérias – também pode ser um excelente recurso para potencializar a absorção dos nutrientes do suco de laranja, ainda que seja menor do que os efeitos produzidos pelo congelamento.

“Os consumidores tendem a pensar que os sucos tratados são ‘menos saudáveis’ do que os sucos frescos. No entanto, o estudo mostrou que em relação ao teor de carotenoides que atinge o sangue e o tecido para nos proteger da doença, essa crença nem sempre é correta”, comentou Antonio Meléndez, professor de farmácia da Universidade de Sevilha.

 

Benefícios da laranja

 

Além de ter potencial para prevenir resfriados e gripes, por ser rica em vitamina C, a laranja ainda ajuda a prevenir uma série de doenças. Conheça algumas:

1. Câncer: Pesquisa publicada em 2003 mostrou que a ingestão de frutas cítricas, como laranja e limão, podem reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em até 50%.

2. Acidente vascular encefálico: Os cientistas também afirmaram que beber dois copos de suco de laranja por dia pode reduzir o risco de derrame; além disso, pessoas que recebem vitamina C diariamente têm 30% mais chances de ter um AVC.

3. Demência: De acordo com estudo realizado pela University College London e pela Universidade de Liverpool, ambas na Inglaterra, as frutas cítricas podem reduzir o risco de desenvolver degeneração cerebral incurável em até um quarto.

Leia Também

Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados PROCESSO SELETIVO
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito Ação do bem
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito Limpeza pesada
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril Atenção contribuintes
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil Presente de páscoa
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS Destaque
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda Limpeza
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais Encontro de negócios
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito Atenção população
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.