Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Planejado
TERMO DE COOPERAÇÃO

População poderá fiscalizar ações do Legislativo e Executivo

2 Ago 2017 - 16h19Por Correio do Estado

Com o objetivo de promover transparência e como estratégia de dar resposta à sociedade, o Legislativo e o Executivo firmaram termos de parceria, que possibilita a população de participar da fiscalização de ações dos poderes.

O Governo do Estado publicou decreto, em julho, criando o Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) para iniciar fiscalização dos próximos Termos de Acordo (Tares) firmados pelo Executivo. "A população, em parceria com o Executivo, poderá fiscalizar os acordos de agora em diante porque a comissão será composta por 50% população e os outros 50% governo", disse o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deputado Paulo Correa (PR), que investiga possíveis irregularidades do Executivo.

A população poderá também acompanhar investigações sobre o fisco do Estado por meio de termo acordado entre a Assembleia Legislativa e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul (Sindifisco-MS).

Na manhã de hoje, deputados se comprometeram a enviar e-mail para auditores fiscais da Receita para avisar quando houver ações legislativas que envolvam assuntos referentes às questões tributárias e relacionadas às carreiras do Fisco Estadual.

O documento foi assinado hoje na sala da presidência e tem entre as cláusulas o comprometimento do Legislativo de enviar e-mail sobre as proposições de interesse da categoria e do Sindifisco-MS em atuar junto à Assembleia Legislativa na coleta e disseminações de informações. Não haverá quaisquer obrigações financeiras entre as partes e o Termo ainda determina que o sindicato nomeie dois representantes para acompanhar os trabalhos legislativos.

O presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB), explicou que a assinatura formaliza a atuação transparente da Casa de Leis. “Todos os projetos apresentados são advindos de demandas externas que os deputados recebem, dos anseios da sociedade, mas que antes de irem à votação em plenário, passam por análises de comissões. Nessas comissões o espaço é aberto a quem quiser ter a palavra, fazer ponderações e sugestões. Então os representantes indicados por este termo poderão acompanhar de perto esse trabalho”, afirmou. Além disso, todas as proposições e seus respectivos andamentos são públicos e podem ser conferidos na íntegra no Sistema Legislativo.

Representando o Sindifisco-MS, o presidente Ronaldo Vielmo Monteiro elogiou a iniciativa. “Agradecemos a oportunidade de colaborar com algo inédito, que tende a estreitar ainda mais os laços. Nosso quadro é técnico, especializado e com muito conhecimento para ajudar nas análises prévias. Será muito melhor aprovar projetos em consonância com as prerrogativas legais e anseios da categoria”, destacou.

Os demais deputados ressaltaram a importância da cooperação técnica. “O auxílio dos auditores fiscais na última CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] que acontece na Casa é fundamental. Ampliar essa parceria só traz benefícios”, disse Paulo Corrêa (PR).

“Na Comissão de Saúde contamos com as análises do Conselho Regional de Medicina”, contou o deputado Paulo Siufi (PMDB). “O envolvimento dá legitimidade e qualificam nossas ações”, resumiu o deputado Amarildo Cruz (PT).

Também participaram da assinatura os deputados Onevan de Matos (PSDB), Eduardo Rocha (PMDB), Felipe Orro (PSDB), Coronel David (PSC) e João Grandão (PT).

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.