Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
AROEIRA 02
BONITO - MS - NOTA DA PREFEITURA

NOTA: Prefeitura 'desmente' sobre denúncia de esgoto e lixão a céu aberto em BONITO

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Assessoria de Comunicação

4 Mai 2016 - 20h34Por Por: Assessoria de Comunicação P.M.B.

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Assessoria de Comunicação torna-se público através desta nota oficial, que tem o objetivo de esclarecer à população sobre as denúncias feitas em redes sociais por um filho de empresário conceituado do município, um fotógrafo amador, e matérias inverídicas reproduzidas em sites de notícias.

Primeiramente informamos que a atual administração investiu na área ambiental cerca de R$ 700 mil reais em convênios e parcerias para desenvolvimento de projetos ambientais, educação ambiental, entre outros.

Para este ano a Prefeitura de Bonito está fazendo um investimento de mais de 2 milhões de reais para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Após todas as acusações realizadas de forma irresponsável e sem fundamento técnico e legal, e ausência de estudos, que vimos esclarecer :

Acusação do Filho do Empresário: "Temos adultos e crianças trabalhando no lixão todos os dias..."

MENTIRA

De forma alguma. Somente pessoas autorizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou com vínculo com a Associação Recicla Bonito, todos são orientados através de reunião que não é permitida a permanência de menores de 18 anos no local, há vigias e as invasões e entradas não autorizadas são reprimidas com rigor.

Acusação do Filho do Empresário:"....o chorume, liquido tóxico produzido pelo lixo, esta afetando nossos lençóis freáticos..."

MENTIRA

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) firmou convenio com uma ONG local, um dos produtos é o monitoramento hidrológico dos córregos urbanos e do rio Formoso. Já foram realizadas várias coletas, sem encontrar contaminação importante. A Sanesul realiza periodicamente análises da água dos córregos urbanos, encontrando contaminação por coliformes fecais em períodos de alta temporada e/ou com muita chuva. Com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) acredita-se que este problema será selecionado.

O Córrego Saladeiro é o mais próximo da área do aterro e de acordo com Relatório de Ensaio de Análise de Água nos dois pontos amostrais o laudo conclusivo aponta que a amostra está em conformidade com os limites estabelecidos na resolução CONAMA 357/2015.

Acusação do Filho do Empresário:"....e por estar no morro mais lindo da cidade quando chove o lixo vai parar no nosso rio Formoso..."

MENTIRA

Não há como afirmar que o lixo do aterro seja carregado pelas águas das chuvas e cheguem ao Rio Formoso. O lixo que chega ao Rio Formoso, em sua maioria vem realmente dos córregos urbanos. É lixo da cidade, que quando mal acondicionado, são dispersos pelos ventos, espalham-se pelas ruas e são carreados para as boca de lobo (captação de águas pluviais) e estes consequentemente desaguam no córrego Bonito e posteriormente no Rio Formoso.

O poder público jamais vai conseguir resolver todos os problemas sem a ajuda da comunidade. Implantar caixas para coletar o lixo nas bocas de lobo, implantar barreiras para o lixo não entrar no Rio Formoso pode ser uma solução, porém o ideal seria cada um fazendo o seu papel e exercendo com eficiência suas responsabilidades.

Acusação do Filho do Empresário: "....córregos urbanos e a água pluvial se juntam com o esgoto da cidade e caem no nosso Rio Formoso..."

MENTIRA

Na nossa cidade temos três córregos urbanos (Restinga, Bonito e Saladeiro), a estação de tratamento de esgoto (ETE), uma das melhores do Estado, sob a administração da SANESUL, está localizada entre os córregos Bonito e Saladeiro, para o tratamento é realizado a captação de água do Córrego Bonito, que após passar por todo o sistema de tratamento e análises de acordo com padrões estabelecidos para a qualidade da água na resolução CONAMA 357/2015, somente após todo este processo a água é devolvida ao Córrego Bonito.

As imagens de turvamento das águas estão sendo usadas de forma distorcida, durante os meses de janeiro e fevereiro passado, tivemos os maiores índices pluviométricos dos últimos 40 anos, realmente algumas estradas jogam e jogaram sedimentos nos rios. Isto não acontece normalmente.

Apoiamos também neste convênio o Biomonitoramento da bacia do Rio Formoso que nos trará dados reais e vai acabar de vez com a discussão sobre se há ou não agrotóxico no rio Formoso e como está a qualidade ambiental não só através da análise físico, químico e microbiológico, mas também pela presença de invertebrados e vertebrados intolerantes a poluição e/ ou contaminação. Neste projeto são em torno de 80 pontos amostrais que nos dará um panorama real da bacia.

Um dos pontos amostrais de coleta de água estabelecidos no Rio Formoso está localizado perta da ponte Hormínio (Camping Polyana), local mais próximo que o Corrégo Bonito desagua no Formoso e de acordo com Relatório de Ensaio de Análise de Água no ponto amostral o laudo conclusivo aponta que a amostra está em conformidade com os limites estabelecidos na resolução CONAMA 357/2015.

Para finalizar, informamos ainda que a Prefeitura de Bonito está à disposição para quem quiser acessar tais documentos que comprovam a veracidade dos fatos aqui tratados e que os responsáveis pelas acusações sem provas serão informados à justiça para que os acusadores respondam pelos seus atos nas esferas cível/criminal.

Leia Também

Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor Novidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue Boletim
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal Parceria
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais Visita Especial
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos BBB24
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose Saúde animal
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.