Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
DEFESA SANITÁRIA

MS apresenta situação da fronteira na reunião que discute a retirada da vacina contra aftosa

21 Jun 2018 - 09h13Por DA REDAÇÃO

As ações que resultarão na retirada definitiva da vacinação contra aftosa até 2023 começam a ser discutidas pelo Bloco V, do qual Mato Grosso do Sul faz parte, em evento que acontece em Cuiabá (MT).

Em pauta as diretrizes básicas do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que devem ser geridas entre governos e iniciativa privada; o aperfeiçoamento das capacidades do Serviço Veterinário Oficial (SVO); a regionalização das ações; a sustentação financeira; adequação e fortalecimento do sistema de vigilância; a agilidade e precisão no diagnóstico; a previsão de imunógeno (partícula, molécula estranha ou organismo capaz de induzir uma resposta imunológica) para emergências veterinárias; cooperação internacional e educação em saúde animal.

Para este encontro Mato Grosso do Sul conta com a participação do diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta; o vice-diretor, Roberto Bueno; o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon; a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Marcia Rabelo; o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa – PNEFA, o fiscal estadual agropecuário e médico veterinário, Fernando Endrigo Ramos Garcia; o superintendente da Semagro, Rogério Beretta; e o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda.

Seguindo a programação a comitiva sul-mato-grossense apresentou nessa quarta-feira (20.6), no painel que discute as características geográficas e estruturais das fronteiras da região com impacto na transição de status sanitário, informações sobre as fronteiras do Estado com a Bolívia e o Paraguai.

Segundo Luciano Chiochetta, considerando que o rebanho bovino é um dos maiores patrimônios do Estado, todo trabalho que envolve a sanidade merece atenção especial. “O Governo do Estado prioriza as ações de defesa. Por isso estivemos na Bolívia e em Paris recentemente, e hoje estamos aqui no Mato Grosso e participaremos ativamente de todas as discussões até a conquista de um novo status”, completou.

O superintendente Rogério Beretta lembrou que a mudança de status sanitário, de zona livre de febre aftosa com vacinação para zona livre de febre aftosa sem vacinação, permitirá a abertura de novos mercados para os produtos e subprodutos de origem animal e se mostra uma ação extremamente importante para a economia do País.

Para ele, o comprometimento dos Estados com as ações que forem acertadas nos encontros garantirá sua eficiência. “Mato Grosso do Sul já é modelo nas ações de prevenção da aftosa. Continuaremos nesse caminho.”

Encontro

Mato Grosso sedia a até esta quinta-feira (21.6), a 1ª reunião do Bloco V, do qual também fazem parte Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O encontro acontece na sede do Governo do Estado, o Palácio Paiaguás, e reúne representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e dos serviços veterinários dos estados integrantes, classe política, setor produtivo e industrial, sindicatos e conselhos de classe.

Estados e países que fazem divisa com os integrantes do Bloco V também foram convidados para as discussões voltadas para a execução do Plano Estratégico 2017-2016 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) e que prevê a retirada total da vacinação no País até 2023. A última vacinação contra a febre aftosa a ser realizada no Brasil está prevista para maio de 2021, com os estados do Bloco V. De todo o Brasil, apenas Santa Catarina é reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação, desde 2007.

PNEFA

O Plano Estratégico está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa), em prol também da erradicação da doença na América do Sul.

Blocos

Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) prevê a retirada total da vacinação no país até 2023. Os estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco I, Acre e Rondônia; o Bloco II: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; o Bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Bloco IV: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e; Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia Também

Guias recebem atualização em  Noções de Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar Aprendizado
Guias recebem atualização em Noções de Salvamento Aquático e Atendimento Pré-Hospitalar
Funtrab começa mais uma semana oferecendo milhares de emprego em MS Oportunidades
Funtrab começa mais uma semana oferecendo milhares de emprego em MS
Com 29 vagas, Governo de MS autoriza concurso para área de fiscalização e defesa sanitária na Iagro Oportunidades
Com 29 vagas, Governo de MS autoriza concurso para área de fiscalização e defesa sanitária na Iagro
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Bonito convoca pré-selecionados no Residencial Rio da Prata (III) para apresentação de documentos Seleção
Bonito convoca pré-selecionados no Residencial Rio da Prata (III) para apresentação de documentos
Prefeito lança nesta sexta-feira mais de R$ 10,5 milhões em obras para o município de Bonito Investimento
Prefeito lança nesta sexta-feira mais de R$ 10,5 milhões em obras para o município de Bonito
Primeiro emplacamento de veículo pode ser feito direto no site do Detran em MS Novidade
Primeiro emplacamento de veículo pode ser feito direto no site do Detran em MS
Sema, IASB e PM intensificam ações de educação ambiental em alusão ao Dia Mundial da Água Ação do bem
Sema, IASB e PM intensificam ações de educação ambiental em alusão ao Dia Mundial da Água
Bonito inicia grupos de terapia para trabalhar com pessoas com dependência química Saúde
Bonito inicia grupos de terapia para trabalhar com pessoas com dependência química
Audiência Pública sobre Festival de Inverno 2024 será realizada dia 21 de março em Bonito Atenção população
Audiência Pública sobre Festival de Inverno 2024 será realizada dia 21 de março em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.