Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
parque das cachoeiras
Assistência Social

Moradores participam de atividades sociais no Assentamento Guaicurus em Bonito

23 Jan 2015 - 08h43Por Assessoria de Bonito

Cerca de 100 moradores do Assentamento Guaicurus, localizado no município de Bonito, participaram na tarde de ontem da ação "Assistência Social chega à Zona Rural", na Escola Municipal Rural Ozório Jacques. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de disseminar informações sobre os direitos, deveres e a oportunidade de receber benefícios por meio de projetos sociais, como o programa Bolsa Família, a toda a comunidade.

Com a presença do vice-prefeito Josmail Rodrigues, da primeira-dama Neia Prado, da secretária de assistência social, Lourdes Schwind, do secretário de saúde, Wilson Braga e de vereadores do município. “Primeiro eu gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa. É bom estar perto da população, oferecer várias ações para que vocês possam alcançar uma vida melhor. Eu e o prefeito Leleco queremos agradecer a todos pela presença e afirmar que estamos de portas abertas para o que vocês precisarem”, afirmou Josmail.

A primeira atividade do dia foi a promoção de uma palestra sobre o que cada setor é responsável dentro da Secretaria de Assistência Social, como o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Além da secretaria, outros parceiros também participaram da ação, como o Conselho Tutelar, o Departamento de Educação Profissional do município e o Sebrae. “Queremos propor a vocês a oportunidade de ter cursos profissionalizantes no Assentamento Guaicurus. Por isso, viemos. Para conhecer a realidade de vocês, descobri quem tem interesse e em que tipo de curso”, afirmou a secretária, Lourdes Schwind.

A moradora Nadir Maria da Silva, 50 anos, se interessou pela oportunidade de realizar um curso profissionalizante. Integrante da Associação de Mulheres do assentamento, ela mora há mais de 16 anos no local e tem como sonho aumentar a produção de doce da cooperativa feminina. “Atualmente temos 14 associados, mas precisamos reformar a nossa cozinha para dar continuidade ao trabalho. Quero ver a possibilidade um curso profissionalizante e também me falaram para conversar com o representante do Sebrae”, explica.

Saúde

Além dos trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social, a coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Glaucia Biagi de Oliveira também participou da ação aferindo a pressão dos moradores e oferecendo informações sobre métodos contraceptivos, como a camisinha e o anticoncepcional. A dona de casa Zélia Maria Brito de Souza, 47 anos, aproveitou para conferir a pressão com a coordenadora. “A gente se diverte e nem sabe se está com a pressão baixa ou alta. Acho que deveriam fazer mais vezes essas ações, já teve, mas eu acho que foi pouco. Essa semana o pessoal gostou muito, veio muita gente”, acredita.

Dengue

Um dos momentos mais animados do dia foi a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O projeto Bonito contra a Dengue, organizado pelo agente de educação em saúde, José Estevão dos Santos, com o apoio da primeira-dama do município, Neia Prado, oferece aos alunos picolés em troca de latas, garrafas e sacos plásticos encontrados fora do lixo. “Realizamos esse trabalho de conscientização em todas as escolas e assentamentos. O propósito é educar as crianças, para que elas possam disseminar essa informação em casa, para os pais, amigos e vizinhos, e dessa forma diminuir a incidência de casos de dengue”, afirma Neia.

José Estevão ressalta que faz esse trabalho há mais de dez anos, mas que apenas nos últimos dois, ele foi intensificado e recebeu mais apoio. “O prefeito Leleco deu mais atenção a essa questão da educação em saúde e meio ambiente para as crianças. Na verdade nós trabalhos em três carros chefes: dengue, leishmaniose e hanseníase. Sempre por meio de ações educacionais e de saúde nas escolas”, ressalta.

A estudante Milka Barbosa dos Santos, 14 anos, já aprendeu a lição. “É muito importante evitar o acúmulo de água em latas e garrafas. É uma ação que pode salvar vidas. Não conheço ninguém que tenha dengue, mas já vi na televisão que pode ser perigoso”, explica a jovem.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leia Também

Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril Atenção contribuintes
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil Presente de páscoa
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS Destaque
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda Limpeza
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais Encontro de negócios
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito Atenção população
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito
Bonito sediará a Feira Internacional de Destinos Inteligentes em 2025 Evento de sucesso
Bonito sediará a Feira Internacional de Destinos Inteligentes em 2025
Audiência pública define data do XXIII Festival de Inverno, que acontece de 21 e 25 de agosto Em 2024
Audiência pública define data do XXIII Festival de Inverno, que acontece de 21 e 25 de agosto
Em visita ao MS, embaixador do Japão oferece oportunidades de negócios em diversas áreas Investimento
Em visita ao MS, embaixador do Japão oferece oportunidades de negócios em diversas áreas
Vacina contra a gripe já está disponível nas unidade de saúde de Bonito Saúde
Vacina contra a gripe já está disponível nas unidade de saúde de Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.