Menu
BANNER ANNA
quarta, 13 de novembro de 2019
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO
NA LUTA PELA VIDA

Lutando contra leucemia, médico de 32 anos faz apelo para doadores de sangue

Lutando contra leucemia, médico de 32 anos faz apelo para doadores de sangue

29 Mai 2018 - 10h06Por Liziane Berrocal / Top Mídia News

O médico Renan Gomes está há seis meses em tratamento contra a leucemia e agora, ele precisa auxílio da população para continuar o tratamento. Internado em um hospital da Capital, ele enfrenta uma fase da doença que necessita de transfusão contínua de sangue. 

“Estou em uma fase que descompensou, o organismo não produz as plaquetas, hemoglobinas e tudo que é necessário, então preciso de transfusão contínua de sangue, por isso nosso apelo a todos para que doem sangue”, explica Renan, que aos 32 anos, enfrenta com serenidade o momento que está passando. 


Segundo ele, o tempo “meio frio, parece que colabora para que as pessoas doem menos, então não é só por mim, mas por todos que necessitam, e quero pedir que quem puder ajudar, ir ao Hemosul doar sangue e plaquetas, vai salvar várias vidas”. 

Critérios

E para doar sangue é simples, basta ir até o Hemosul e atender os critérios para doação. É preciso levar um documento oficial com foto (CNH ou RG), e os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, é o Hemosul lembra que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.


Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Serviço
O Hemosul fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304, Centro, Campo Grande
e funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. O número de contato é 3312-1500 ou  3312-1517. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - LEGISLATIVO PRESENTE
Vereadores destacam e participam de entrega das 100 Casas casas do Residencial Rio Bonito I
Convocação
Clube do Laço Nabileque de Bonito publica edital de convocação para seus associados
BONITO - MS - TRABALHO LEGISLATIVO
Confira o que foi apresentado e aprovado durante sessão ordinária da Câmara de Bonito (MS)
FURTO
Em plena luz do dia mulher tem casa furtada em Bonito
SORTEIO
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 6,5 milhões nesta quarta
CALOR
Quarta-feira promete ser quente e com possibilidade de chuva, em Bonito (MS)
BONITO - MS - TÁ NA CONTA
Prefeitura efetua o pagamento da primeira parcela do 13º salário em Bonito (MS)
MEDIDA PROVISÓRIA
MP altera jornada de trabalho de bancários e permite abertura de agências aos sábados
BONITO - MS - EMPOSSADO
Prefeito dá posse a mais um aprovado no concurso público em Bonito (MS)
CALOR
Terça-feira promete ser quente em Bonito (MS); máxima pode chegar aos 34°C