Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
BANNER IRMÃO FÁBIO
futura universitária

Jovem indígena de Caarapó fica em 1° lugar em dois vestibulares para medicina

26 Jan 2015 - 10h15Por Caarapó News

A jovem indígena da aldeia Tey’kuê, em caarapó, Dara Ramires Lemes (19) passou em 1° lugar em dois vestibulares para medicina no início de janeiro. O primeiro resultado saiu na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, no Rio Grande do Sul, na qual concorria com 121 pessoas para duas vagas no curso, alcançando o tão desejado 1° lugar.

Na última terça-feira (20) saiu o resultado do vestibular da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR no interior de São Paulo, onde Dara conseguiu fazer 32 pontos de 40 questões. “Estou muito feliz, pois estudei de 8 a 10h por dia, durante um ano, para conquistar isso. Minha ficha ainda não caiu, mas acredito que só vai cair quando eu estiver lá na universidade”, conta a jovem cheia de expectativas.

Dara durante toda sua vida estudou na escola estadual indígena Yvy Poty, localizada na aldeia Tey’kuê, que foi considerada a escola com a pior nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 com média 412,65. Porém com o resultado da jovem, a escola perdeu este posto e ganhou destaque, pois apesar do ranking mostrar um resultado negativo, ela tem sim alunos considerados ‘nota 10’.

No Enem, Dara alcançou 760.0 em redação, mostrando que a escola tem professores capacitados. “Desde criança estudei na escola indígena, sempre fui esforçada e os professores nunca me negaram ajuda, sempre que tinha dúvidas eles me ajudavam, e hoje eu devo o resultado dos vestibulares a eles também, pois se não fosse a disponibilidade e paciência deles talvez eu não teria ficado em 1° lugar”, agradece.

Segundo a estudante, uma escola não se faz com professores, mas sim com alunos dispostos a aprender. “Quando eu estudava lá, até durante as aulas vagas eu procurava os professores para tirar algumas dúvidas. E acredito que a escola apareceu com essa nota no Enem por que muitos alunos foram em um dia fazer a prova e no outro não apareceram”, ressalta a estudante indígena.

 Dara já decidiu cursar medicina na UFSCAR e diz que seu maior objetivo é terminar o curso e voltar para Caarapó e ajudar sua comunidade pois, segundo ela, há a necessidade de médicos que falam a língua Guarani dentro da aldeia. “Nós indígenas temos uma dificuldade muito grande de se comunicar com o branco e agora para complicar mais ainda nossa dificuldade veio para a aldeia dois médicos cubanos participantes do programa Mais Médicos do governo federal. Ai você pensa, se já é difícil nós se comunicarmos com pessoas que falam o português, imagina com pessoas que falam uma língua mais diferente ainda”, explica.

Ainda segundo a jovem, com sua presença na aldeia, como médica, ela poderá ajudar mais os índios, pois entenderá claramente qual doença está afligindo-os, além disso ela terá uma facilidade maior de comunicação com eles, pois ela já fala a língua e sua família é de lá.

Antes do preparatório para o vestibular, a jovem indígena jogou futebol no Clube Atlético Mineiro em Minas Gerais na categoria adulto por dois anos. “Sempre quis fazer medicina, porém jogava futebol na escola, comecei a participar de torneios e de peneiradas até que fui selecionada para ir a MG e fui. E fiquei lá durante um período, quando terminei eu resolvi voltar para Caarapó e estudar para o vestibular”, diz.

Agora o futebol ficou como apenas um hobby e se formará em medicina daqui a seis anos de muito estudo. “Eu costumo dizer que enquanto eu estava estudando mus concorrentes estavam dormindo, pois estudei muito apesar das dificuldades. Me dediquei e quanto mais difícil parecia o obstáculo mais eu me esforçava e hoje sou a 1° indígena caarapoense a passar em 1° lugar no vestibular de medicina”, finaliza Dara, contando como conquistou o curso desejado.

Leia Também

Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística Aprendizado
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece' Bem ao próximo
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece'
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS Ajuda ao Próximo
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS Investimento
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.