Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
AROEIRA 02
TRABALHO

Já aprovada, Governo deve modificar pontos da reforma trabalhista

12 Jul 2017 - 07h00Por DA REDAÇÃO

O Governo Federal deve realizar vetos e editar uma medida provisória para mudar parte do texto da reforma trabalhista, aprovada nesta terça-feira (11) pelo Senado, por 50 votos a 25. A intenção é corrigir distorções da proposta, principalmente as acrescentadas pela Câmada Federal ao texto original, enviado pelo Executivo.

"Sou a favor de várias destaques propostos pela oposição aqui no Senado sobre questões como a insalubridade, o trabalho intermitente. Mas votei contra pois iriam retardar a situação e o Governo garantiu que essas questões seriam corrigidas na sanção", comenta o senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB).

O texto original enviado pelo Governo Federal sofreu várias alterações na Câmara Federal, com acréscimos questionados inclusive pelos propositores. O texto modificado e aprovado pelos deputados, então, foi enviado ao Senado, que se promovesse mais mudanças, retardaria a aprovação final da reforma.

"Se a gente aprova os destaques, o texto retornaria à Câmara, que só poderia fazer duas coisas, aprovar ou rejeitar. Óbvio que iriam rejeitar. Então esses destaques foram só uma manobra da oposição para retardar a reforma. Mas recebi a garantia do líder do Governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que as distorções serão corrigidas", diz Moka.

Já aprovado pelo Senado, a reforma agora vai para análise presidencial, que na sanção deve, conforme o prometido, realizar vetos parciais e editar medida provisória paralelamente para que a reforma aconteça dentro do esperado. No fim do texto, é possível conferir um infográfico com as principais mudanças no texto.

Vetos - Entre os vetos sugeridos está o tratamento da gestante e do lactante em ambiente insalubre. O texto prevê que a trabalhadora deverá ser afastada automaticamente, durante toda a gestação, apenas das atividades consideradas insalubres em grau máximo. Para atividades insalubres de graus médio ou mínimo, a trabalhadora só seria afastada a pedido médico.

Outra sugestão é vetar a alteração que permite que o acordo individual estabeleça a chamada jornada 12 por 36, na qual o empregado trabalha 12 horas seguidas e descansa as 36 seguintes.

Em relação ao trabalho intermitente, foi recomendado veto aos dispositivos que regulamentam a prática na qual a prestação de serviços não é contínua, embora com subordinação. Nesse tipo de trabalho, são alternados períodos de prestação de serviços e de inatividade, independentemente do tipo de atividade do empregado.

Durante a tramitação da reforma trabalhista no Senado, a proposta recebeu pareceres pela aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela rejeição na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) . O fato de ter sido rejeitada na CAS não modifica a tramitação da reforma.

Mudanças - A proposta aprovada muda pontos da legislação trabalhista como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho, como o trabalho remoto (home office) e o trabalho por período (intermitente).

O projeto prevê ainda que a negociação entre empresas e trabalhadores prevalecerá sobre a lei em pontos como parcelamento das férias, flexibilização da jornada, participação nos lucros e resultados, intervalo, plano de cargos e salários, banco de horas, remuneração por produtividade e trabalho remoto.

No entanto, pontos como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), salário-mínimo, 13º salário, seguro-desemprego, benefícios previdenciários, licença-maternidade e normas relativas à segurança e saúde do trabalhador não podem entrar na negociação. Veja abaixo o infográfico detalhado. 

Leia Também

Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS Ajuda ao Próximo
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS Investimento
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso Oportunidades
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso
Prefeito Josmail assina convênio para melhoria da Infraestrutura na Rota do Quati Investimento
Prefeito Josmail assina convênio para melhoria da Infraestrutura na Rota do Quati
Feirão é oportunidade de conquistar emprego na manhã desta terça-feira Oportunidades
Feirão é oportunidade de conquistar emprego na manhã desta terça-feira
Ponte do Coqueiro ficará interditada por 30 dias em Bonito Interdição
Ponte do Coqueiro ficará interditada por 30 dias em Bonito
Prefeitura de Bonito anuncia programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Atenção população
Prefeitura de Bonito anuncia programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Palestra sobre o Conceito Disney em Bonito atrai mais de 170 Participantes Parceria
Palestra sobre o Conceito Disney em Bonito atrai mais de 170 Participantes
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos Investimento
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.