Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
CHIQUINHO SORVETES
AÇÕES DO GOVENO DO MS

Governo e Prefeitura garantem moradia digna e qualificação a moradores da aldeia Água Bonita

Governo e Prefeitura garantem moradia digna e qualificação a moradores da aldeia Água Bonita

4 Jul 2018 - 08h13Por Paulo Yafusso - (Subcom)

Índios da aldeia urbana Água Bonita vão ganhar moradia digna construída pelos próprios moradores da comunidade, que passarão por um curso de qualificação. Isso graças ao convênio assinado na tarde desta terça-feira (3.7), na Governadoria, entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital. As casas serão construídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal.

Conforme o convênio assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e o prefeito da Capital, Marquinhos Trad, a Fundação Social do Trabalho (Funsat) vai ministrar o curso de qualificação dos indígenas e o Estado vai fornecer os equipamentos de segurança individual. Os indígenas selecionados receberão um salário mínimo e bolsa alimentação. A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) vai entrar com contrapartida de R$ 670.549,50 e a Prefeitura deverá aplicar cerca de R$ 650 mil no projeto, de acordo com Marquinhos Trad.

Os participantes do curso, que terá duração de 12 meses,  trabalharão na construção de 80 casas do PNHR, viabilizadas pela Agehab nesta primeira etapa dos trabalhos. “Nossa meta é chegar as 135 moradias”, afirmou a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani. “O importante é que a gente foi encontrar uma solução para dar moradia digna aos moradores da Água Bonita, e isso só foi possível com essa parceria com a Prefeitura e o Governo Federal que já nos viabilizou essas 80 moradias”, afirmou o governador. Durante a solenidade, Reinaldo Azambuja destacou também a importância da participação dos deputados e vereadores na viabilização desse projeto. “A gente fica feliz em ver que com essa parceria os moradores da Água Bonita vão receber habitação própria e regularizada”, destacou.

Marquinhos Trad lembrou que as condições econômicas atuais do País impõem dificuldades a todos e essa articulação da Prefeitura com o Governo do Estado é que tem permitido assegurar a melhoria das condições de vida de famílias que vivem em situação crítica. “É um exemplo nacional”, disse o prefeito da Capital, ao falar também sobre a parceria entre Estado e Município para atender as famílias que viviam em situação de vulnerabilidade na Cidade de Deus e Bom Retiro, onde o poder público estadual e municipal viabilizaram terreno e recurso e os próprios moradores estão construindo as casas onde vão morar, a exemplo do que será feito na aldeia Água Bonita.

Maria do Carmo Avesani contou que a assinatura do convênio marca a conclusão da primeira etapa de um processo que começou em 2015, no início da atual administração estadual. “Me emociona esse momento ao lembrar que em 2015, quando estivemos na aldeia, as famílias viviam em condições precárias e desumanas e hoje estamos viabilizando moradia e qualificação a esses moradores”, destacou a diretora-presidente da Agehab.

Sander Barbosa: comunidade está feliz com o convênio

O professor Sander Barbosa mora na aldeia Água Bonita e é uma das lideranças da comunidade. Segundo ele, hoje cerca de 140 famílias de índios vivem no local em barracos de lona e em condições precárias. “Para nós hoje o momento é de tranquilidade, a comunidade está satisfeita. Para nós é uma conquista grande, principalmente na geração de renda”, disse ele, ao se referir também a qualificação profissional.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio também os secretários estaduais Carlos Alberto de Assis (Administração e Desburocratização), Helianey Paulo da Silva (Infraestrutura), Athayde Nery (Cultura e Cidadania), Silvana Terena (Políticas Públicas para População Indígena), Antonio Lacerda (secretário municipal de Governo e Relações Institucionais) os deputados estaduais Rinaldo Modesto, João Grandão, Zé Teixeira, Maurício Picarelli; os vereadores André Salineiro, delegado Wellington, João César Matogrosso, Lucas de Lima, Carlão e Willian Macskoud.  

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.