Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
BANNER IRMÃO FÁBIO
ALERTA

Golpe sem fim: pastores apelam à fé para desmentir operação da PF

24 Nov 2017 - 08h23Por COM INFORMAÇÕES DO CG NEWS

Pastores e supostamente membros de igrejas evangélicas continuam a inflamar as vítimas de que os milhões prometidos na operação Aumetal serão pagos em breve. Para isso, estes líderes religiosos apelam à fé dos investidores enviando mensagens em grupos de WhatsApp como: “maior é aquele que está conosco, do que aquele que é contra nós” e “aos olhos de Deus nada é impossível”.

Campo Grande News teve acesso a prints de conversa de grupos, que mesmo após a operação da Polícia Federal e Receita Federal continuam ativos e o pior com pessoas alimentando a esperança de quem investiu talvez tudo o que tinha.

Membros de grupo reforçando por meio da fé que os milhões prometidos serão pagos (Foto: Arquivo Pessoal)Membros de grupo reforçando por meio da fé que os milhões prometidos serão pagos (Foto: Arquivo Pessoal)

Em uma das imagens é possível ver que um pastor Elionai envia uma mensagem afirmando que “o que a polícia quer é que as pessoas entrem na paranoia e façam denúncia para eles criarem provas”. Por meio do número a Reportagem tentou contato com o número de DDD 94, mas foi advertido pela operadora que “o número não existe”.

Uma das vítimas que tem 30 anos e pediu para ter o nome preservado afirma que “a maior parte das pessoas que vendiam as 'cotas' eram evangélicos e muitas vezes pastores. O investidor ainda conta que a operação, para estes líderes religiosos era tratada como benção.

Ela conta que investiu R$ 1,5 mil há cerca de três anos, mas nunca recebeu nenhuma cifra do montante prometido. “A desculpa era sempre a mesma 'vai sair semana que vem', mas aí chegava a data e acontecia outro imprevisto”, desabafa.

Persuasão – Em coletiva realizada no mesmo dia que a operação Ouro de Ofir, o delegado da PF Cleo Mazzotti detalhou que as vítimas eram 'seduzidas' por um processo neurolinguístico muito forte. “Eles eram os 'corretores' responsáveis em captar as vítimas. O segundo passo será investigá-lo”, diz o delegado.

Delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti (Foto: André Bittar)Delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti (Foto: André Bittar)

Milhões – A operação foi desencadeada na última terça-feira (21). Celso Éder Gonzaga de Araújo, Anderson Flores e Sidney Anjos Peró estão presos na Polícia Federal. Eles foram apontados como “cabeças” do esquema que detinha milhões aplicando golpes em pelo menos 25 mil pessoas em todo o país.

Segundo a PF, os investigados vendiam a ideia da existência de uma mina de ouro que foi explorada há muito tempo, mas que os valores das comissões de revenda feitas ao exterior ainda estariam sendo repatriados (devolvidos ao Brasil). O direito aos montantes poderiam ser cedidos e vendidos a terceiros, obviamente, mediantes adiantamentos em dinheiro. “Existe, inclusive, a esdrúxula figura de contrato de doação mediante pagamento”, detalhou o delegado da PF Cleo Mazzotti em coletiva de imprensa na anteontem.

A cota mínima era de R$ 1 mil. Para dar credibilidade às propostas, os golpistas falsificavam documentos de instituições públicas federais, como por exemplo declaração trilionária no Imposto de Renda.

Leia Também

Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor Novidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue Boletim
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal Parceria
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais Visita Especial
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos BBB24
Davi Brito é o campeão do BBB24 com 60,52% dos votos
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose Saúde animal
Startup recebe apoio da Fundect e inova com diagnóstico rápido de leishmaniose
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.