Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
MANIA PET
FESTIVAL

Gastronomia, cinema, música, teatro: Festival Comitiva dos Chefs começa hoje

O Comitiva dos Chefs oferece uma oportunidade única de conhecer os mais diversos e surpreendentes sabores da culinária regional

16 Ago 2019 - 09h46Por Redação/Assessoria de Imprensa

Gastronomia regional, chefs de renome nacional e internacional, cinema, música, teatro, aulas show e muitos sabores, tudo isso faz parte da programação do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs.

A abertura do festival será nesta sexta-feira (16) às 18h e a primeira aula-show é com chef pernambucano Cumpade João, que irá ensinar como preparar o Banquete Para o Rei, um prato introduzido no Brasil pelos africanos e que hoje faz parte da cultura e gastronomia baiana. “Esse prato é servido como iguaria para um orixá denominado Xangô, é embasado em carne bovina (peito ou rabada) puxado no aziete de dendê”, detalha o chef.

João destaca a importância da realização de um festival como o Comitiva dos Chefs para a valorização e difusão da cultura regional. “Somos o que comemos e hoje estamos acostumados com essa cozinha modista e esquecemos nossas raízes, por isso aceitei desafio de trazer para o festival algo que representasse o Nordeste, esse prato é pouco marcante, quem come não esquece.”

O Comitiva dos Chefs oferece uma oportunidade única de conhecer os mais diversos e surpreendentes sabores da culinária regional, como, por exemplo, o Flan de Jatobá, uma sobremesa de origem romana, adaptada pela chef Andrea Diniz. “O fruto do jatobá é muito nutritivo e queria mostrar que mesmo com sabor bem forte pode ser usado em uma sobremesa de forma saborosa, por isso adaptei a receita original do flan, que é a base de gelatina, e acrescentei a farinha de jatobá”, explica chef.

Além de experimentar novos sabores, quem for ao festival poderá acompanhar  a final do concurso amador de confeiteiro, chef e churrasqueiro e participar de mesas redondas com os temas “A Nova Cozinha Pantaneira”, “Insetos Comestíveis/Pancs” e “A influência dos imigrantes na gastronomia do Mato Grosso do Sul.”

Cine Comitiva

Outra novidade do festival é o Cine Comitiva. No sábado será exibido o documentário “Cozinha Regional Pantaneira” cuja pesquisa, direção e roteiro é de Dedê Cesco, Paulo Machado, Marcos Fachini e Ricardo Maranhão e no domingo, o documentário “À mesa: Campo Grande de Sabores” de direção de André Patroni, Kleomar Carneiro e Paulo Higa.

O Cine Comitiva também irá prestar homenagem, no sábado, ao senhor João Vergínio da Silva com exibição do mini documentário “João da Paçoca” de direção e produção de Elis Regina Nogueira. João, 91 anos, é cearense e há mais 24 anos vende a ‘melhor paçoca do mundo’ em Campo Grande.  Seu João estará presente durante exibição do filme. 

Durante todo festival, o Corredor Gastronômico oferece grande variedade de pratos da culinária regional. Cada prato terá valor máximo de R$ 25, e a animação fica por conta de Marcelo Loureiro, Gideão Dias, e das bandas Play Sounds e Beatles Maníacos.

Para Crianças

No sábado e domingo das 14h às 17h as crianças poderão participar das oficinas de cerâmicas, e domingo, às 16h, haverá apresentação circense com Grupo Circo do Mato.

Apoio e Parcerias

Esta é a 2ª edição do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs. Este ano o projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS). O endereço é Avenida Calógeras, 3015, Centro.

Para conferir a programação completa e se inscrever nas aulas-show, acesse o site WWW.comitivadoschefs.com.br .

Leia Também

Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS Animal morto
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS Investimento
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística Aprendizado
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece' Bem ao próximo
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece'
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.