Menu
ITALÍNEA DOURADOS
tera, 21 de agosto de 2018
KAGIVA
Busca
FRENTE FRIA NO MS

Final de semana com temperaturas baixas em mais uma frente fria no MS

Final de semana com temperaturas baixas em mais uma frente fria no MS

15 Mai 2018 - 18h09Por CLIMA TEMPO

O frio do outono está atrasado, mas chega com bastante força sobre a América do Sul no próximo fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina.

É esta trajetória especial que vai fazer com que o ar frio chegue com mais força ao Brasil e se espalhe por mais áreas pelo interior do país. O centro do ar frio (região mais forte) vai passar sobre a Região Sul e sobre parte da Região Sudeste entre os dias 21 e 23 de maio fazendo a temperatura cair muito.

Esta massa forte massa de ar de origem polar vai fazer grande parte do Brasil esfriar muito e também vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva por vários dias. Mas tudo isto é normal para esta época do ano.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a frente fria começa a dar as caras amanhã, quarta-feira (16), com possibilidade de chuva em dia nublado, entre 22ºC e 30ºC. O frio mesmo chega no sábado (19), quando os termômetros devem marcar entre 14ºC e 22ºC, em dia que deve ser chuvoso.

Frio abaixo de zero

Com o ar polar chegando ao Brasil de forma continental, sem se misturar com a umidade do mar, o poder de resfriamento será maior. A queda da temperatura no centro-sul do país a partir do dia 19 de maio será a mais intensa e duradoura de de 2018, até agora.

É frio para fazer a temperatura ficar abaixo de zero na Região Sul, para ocasionar geada nos estados do Sul, incluindo a Grande Curitiba, mas também não se pode descartar uma possibilidade de gear no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.

Entenda como o frio vai se espalhar pelo Brasil nos próximos dias

Recordes de frio nas capitais

A massa polar que vem por aí deve ocasionar recorde de frio generalizados sobre o Brasil. Entre os dias 19 e 23 de maio, a passagem desta massa de ar de origem polar deve estabelecer novos recordes de frio para todas as capitais da Região Sul, do Sudeste,  do Centro-Oeste, além de Porto Velho e de Rio Branco.

A madrugada do sábado, 19 de maio, já será muito fria e com possibilidade de recordes de menor temperatura do ano nas capitais Porto Alegre do Sul, em Campo Grande Grande e em Cuiabá. Mas as madrugadas do domingo, da segunda-feira e da terça-feira serão geladas no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e muito frias nas demais áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. De forma fraca, o vento frio de origem polar poderá chegar até em áreas do Pará, do Tocantins e do oeste da Bahia.

Os recordes de frio nas capitais poderão ser batidos mais de uma vez durante a passagem desta massa de ar polar. Veja os recordes atuais das capitais que devem sentir a influência desta forte massa de ar polar. As temperaturas foram medidas em geral nas estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia. Para Vitória, Campo Grande e Porto Velho, o próprio INMET considera as medições de estações automáticas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FATALIDADE - ADOLESCENTE MORTO
Adolescente de 13 anos morre após ser atingido por tampa de caçamba de caminhão
AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO MS
Lançamentos de comitês e caminhadas marcam terça-feira de campanha no MS
AVIAÇÃO
Empresa encerra atuação e voos entre Campo Grande e Assunção são extintos
INTERNACIONAL
Nasa informa que a lua tem dois depósitos de gelo
BONITO - MS - VACINAÇÃO ATÉ DIA 31
Após dia D, crianças podem ser vacinadas até 31 de agosto em Bonito (MS)
AÇÕES DO GOVENO DO MS
Em 4 anos, Governo Reinaldo entrega mais pontes de concreto do que em toda história do Estado do MS
TJMS
Tribunal de Justiça triplica valor do "auxílio saúde" para juízes e desembargadores
JUSTIÇA
Ministras do STF conclamam mulheres a buscar igualdade pelo voto
OPORTUNIDADES
Concursos oferecem mais de 600 vagas com salários de até R$ 11,9 mil no Estado
DIREITOS HUMANOS
Governo busca vítimas de trabalho escravo da fazenda Brasil Verde