Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
42 MIL PÉS

Fazenda cobra R$ 30 de quem quer passar o dia inteiro colhendo jabuticaba

21 Set 2017 - 15h19Por Estadão

Uma fazenda no interior de Goiás recebe todos os anos uma romaria de turistas em busca de uma experiência, digamos, um pouco diferente hoje em dia: passar um dia inteiro colhendo jabuticabas direto do pé. Para isso, paga-se R$ 30, ingresso que dá direito ao trabalho pesado da colheita e, claro, a poder comer quantas frutas aguentar.

Somente no último feriado de 7 setembro, mais de três mil pessoas visitaram a Fazenda Jabuticabal, na cidade de Hidrolândia, a 36 quilômetros de Goiânia. 

 

JabuticabasFazenda em Hidrolândia atrai turistas de Goiás e outros Estados para colher frutas direto no pé.  Foto: Thaís Toledo/Arquivo Pessoal

 

O município de 17 mil habitantes é conhecido como a capital nacional da jabuticaba - tem cerca de 100 produtores cadastrados e 47.700 árvores em produção distribuídos por 235 hectares, segundo a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). A produção anual é de 4.700 toneladas de fruta por ano. Alenir Batista Souza, técnica da Emater, diz que a jabuticaba é "muito relevante" para a economia do município, porque atrai turistas e renda para a cidade.

Gabriela Lotti, dona de casa em Goiânia, esteve na fazenda pela primeira vez no último fim de semana. Levou o marido, a filha, o pai, a sogra e até o bisavô, de 100 anos. Todo mundo foi colher a fruta. "Dá para para levar uma rede e descansar no meio do pomar", comenta. 

 

JabuticabasVisitantes podem colher fruta à vontade em fazenda com 42 mil pés de jabuticaba no interior goiano.  Foto: Thaís Toledo/Arquivo Pessoal

A psicóloga Thaís Toledo é uma das pessoas da cidade grande que se atraiu pela proposta de colher as frutas no pé. "Ir até a fazenda e ter esse momento natural foi muito bom. Dá para comer jabuticaba à vontade mesmo, colhi uns dois quilos e quero voltar logo", diz.  

Para a cantora Bel Maia, que também visitou a fazenda no início de setembro, esse tipo de turismo deveria ser mais explorado no País. "O Brasil tem tanta diversidade, paisagens e biomas incríveis", afirma a artista da capital goiana.  

Já a copeira Wilma Barros trocou a correria de Brasília e enfrentou 240 quilômetros de estrada para passar um dia tranquilo. "Eu recomendo, é um lugar para tirar o estresse, principalmente para quem é de cidade grande", avalia. 

Desafio. Por ser uma fruta pouco cultivada comercialmente, os dados e estudos sobre a jabuticaba no Brasil são escassos. É comum ouvir que Hidrolândia tem a maior plantação de jabuticaba do mundo, na Fazenda Jabuticabal. Hoje são 42 mil árvores em 100 hectares. 

 

JabuticabasCidade de Hidrolândia tem 47.700 pés de jabuticaba em produção.  Foto: Paulo Silva/Fazenda Jabuticabal

Paulo Antônio Silva, um dos onze filhos do fundador da fazenda e proprietário da Vinícola Jabuticabal, tem certeza que a plantação é a maior do mundo e desafia, brincando, os clientes: quem conseguir comer uma jabuticaba de cada árvore leva a fazenda. "Ninguém nunca conseguiu", conta ele, que recebeu cerca de 50 mil turistas em 2016. Alenir Souza, da Emater-GO, confirma que é a maior plantação do mundo. 

A plantação começou nos anos 1940, com três pés. O ex-pedreiro e hoje fazendeiro Antônio Batista da Silva, de 90 anos, levava frutas para vender em feiras de Goiânia nos fins de semana. Uma delas era a jabuticaba, com a qual começou a ganhar dinheiro. 

Com o tempo, ampliou seu pomar e passou a ouvir pedidos de pessoas para visitar a propriedade e chupar a fruta no pé, ainda nos anos 1960. Vinte anos depois, decidiu cobrar pelas visitas, quando tinha sete mil plantas. 

Pesquisa. A Fazenda Jabuticabal virou tema de doutorado da agrônoma Leandra Semensato, do Centro Universitário de Goiás. Ela quer prorrogar o tempo de safra a partir do controle da irrigação. "Como o foco é o turismo, é preciso manter a jabuticaba no pé pelo maior tempo possível", explica. 

Outra pesquisa conduzida por Semensato tem como objetivo permitir a produção da fruta o ano todo e não somente na safra - que ocorre geralmente de agosto a novembro.

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.