Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
Cidades

Com demanda garantida, produção de mamona é oportunidade para produtores de MS

7 Mai 2015 - 09h57Por Assessoria de Imprensa Sistema Famasul

Mato Grosso do Sul tem uma indústria de processamento de mamona destinada à produção de óleo, mas precisa importar a matéria-prima de outros Estados. O fornecimento da semente para a fabricação de 400 toneladas mensais de óleo, por exemplo, é uma excelente oportunidade para os produtores sul-mato-grossenses. Para unir essas duas pontas, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural iniciará nesta quarta-feira (06) o atendimento piloto a 12 produtores familiares moradores no Assentamento Estrela, em Jaraguari, a 45 quilômetros de Campo Grande, interessados em cultivar o grão para comercialização em escala comercial.

A iniciativa começou justamente em Jaraguari porque no município está localizada uma empresa especializada em processamento de mamona e produção de óleo para fins comerciais (produção de tintas e cosméticos). Segundo informações do proprietário da Projebio, Marcel Chain, não existe cultivo comercial do grão no estado e, por isso, ele compra a matéria-prima diretamente da Bahia. “A empresa produz mensalmente 400 toneladas de óleo de mamona que é vendido para São Paulo e Rio Grande do Sul. Em razão da grande distância com o principal fornecedor de mamona, conversamos com o Sindicato Rural de Jaraguari e sugerimos um atendimento especializado para produtores interessados em produzir a oleaginosa”, detalhou.

Para o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a implementação da cultura em MS representa uma novidade que pode incrementar a renda do pequeno produtor. "Poucos conhecem a potencialidade de produzir mamonas no Mato Grosso do Sul e é isso que o programa ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar vai modificar na região, porque além de informações sobre o cultivo, vamos fornecer suporte técnico aos interessados na produção".

Na avaliação de Chain, o investimento também é vantajoso porque pode ser integrado a outras culturas, o que facilita a adesão dos produtores de todas as regiões do Estado. “A mamona consorciada a mandioca, feijão ou ainda hortifrutigranjeiros proporciona um reforço econômico positivo ao produtor. No entanto, é um investimento em médio prazo e que precisa contar com assistência técnica como a oferecida pelo Senar/MS”, acrescentou.

Para o tesoureiro do Sindicato Rural de Jaraguari, Jonas Batista, a iniciativa trará o desenvolvimento da região, por meio da implantação de uma nova cultura e ainda oferecerá aos agricultores familiares alternativas de plantio e geração de renda. “A empresa Projebio possui capacidade de esmagar inicialmente 2,5 mil hectares de mamona. Com apoio do Senar poderemos impulsionar a produção do grão na região e ainda oferecer uma alternativa aos moradores dos 16 assentamentos existentes no município”, argumentou.

Outro diferencial da mamona, afirmou Batista, é a alta resistência a pragas, além de ser uma opção de cultura para pequenas propriedades no período de estiagem. “Durante o período de seca, a produção de leite diminui consideravelmente e os hortifrúti também. Ao integrar a plantação de mamona, os produtores terão mais opção de produção, além de termos um comprador aqui na região”, considerou o tesoureiro.

Segundo dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, os três maiores produtores de mamona do país são Bahia, Ceará e Minas Gerais. Em 2014 foram contabilizadas 137 mil hectares de área plantada e produzidas 107,2 mil sacas por hectare. Em âmbito nacional, os indicadores econômicos divulgados pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostram que o Brasil alcançou 20 mil toneladas de produção de mamona em 2014, volume considerado baixo, mas que posiciona o país como terceiro maior produtor mundial da matéria-prima, ficando atrás apenas da China e Moçambique (ambos os países com 60 mil toneladas produzidas/ano) e a Índia com 1,6 milhão de toneladas.

Por dentro do processamento - O CREFBio - Centro de Referência da Cadeia de Bicombustíveis para Agricultura Familiar do portal Biomercado detalha que biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de fontes vegetais, entre elas a mamona e pode ser misturada ao etanol (proveniente da cana-de-açúcar). O produto gera baixos índices de poluição, gera emprego e renda no campo, é fonte de energia renovável e os custos de produção podem ser mais baixos do que os derivados de petróleo.

A empresa Projebio localizada em Jaraguari (MS) trabalha somente com a extração de óleo que é utilizado largamente na produção de tintas, ou ainda, na indústria de comésticos.

Leia Também

Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados PROCESSO SELETIVO
Oportunidade: Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito Ação do bem
Ações ambientais em alusão ao Dia da Água envolvem a comunidade em Bonito
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito Limpeza pesada
Mutirão de limpeza e roçadas é realizado no Assentamento Santa Lúcia em Bonito
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril Atenção contribuintes
Bonito alerta que primeira parcela ou parcela única do IPTU 2024 vence em abril
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil Presente de páscoa
Loja de Bonito doa ovos de páscoa para crianças no Centros de Educação Infantil
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS Destaque
Em hospital onde volta à natureza emociona, 2 mil animais silvestres já foram atendidos em MS
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda Limpeza
Secretaria de Obras realiza serviços de roçada e patrolamento no distrito Águas do Miranda
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais Encontro de negócios
Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito Atenção população
Repartições públicas municipais não terão expediente nesta quinta e sexta-feira em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.