Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
COMBATE AOS CARAMUJOS

Armadilhas para acabar com caramujos levam até cerveja

25 Mai 2016 - 10h44Por Correio do Estado

Livre do ataque de caramujos em plantações, agricultor ensina armadilhas de como acabar com o tipo de molusco, que além de transmitir doença para humanos, pode também servir de criadouro em potencial para ovos do Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com informações do site Dourados Agora, Ramão da Silva Pireslote, dono de lote em transição agroecológica, na cidade de Ladário, conta que infestações de caramujos lhe causaram grande prejuízo, em 2013, e ele, então, resolveu tomar medidas de combate adaptada pela equipe de agricultura familiar da Embrapa Pantanal. "Hoje não existem mais caramujos na nossa horta", comemora.

As armadilhas atrativas tradicionais funcionam da seguinte maneira: durante o entardecer, a pessoa estende sacos de pano embebidos em leite ou cerveja junto à cultura infestada. Na manhã seguinte, utilizando luva protetora, retira os caramujos que se acumularam sobre esses tecidos. Ramão optou por colocá-los em garrafa de boca larga, jogar sal e enterrar, já que a estrutura do molusco pode acumular água de chuva e servir para criadouro de mosquitos.

Outra adaptação sugerida consiste na preparação de calda feita com a cebolinha. "Eu batia a cebolinha com água no liquidificador e embebia o pano", diz Vanderli Apolinário da Silva, esposa de Ramão. "Tinha muito caramujo, muito mesmo. Eles comiam cebolinha, alface e salsinha. Mas atacavam mais a cebolinha e furavam a folha. Não tinha como vender", conta.

Os pesquisadores Francisco José Zorzenon e Tércio Barbosa de Campos, do Instituto Biológico, descreveram em publicação do site Infobibos alguns estragos causados pelos caramujos ou lesmas: "Raspam com estrutura chamada rádula as folhas, caules e brotos novos, podendo, em infestações severas, levar à morte das plantas".

TESTE

Para testar a eficiência das caldas na atração dos caramujos, foram feitos testes durante uma semana. Melhores resultados de controle, de espécie ainda não identificada, foram obtidos com a cerveja, seguida pela calda de cebolinha.

Os tecidos embebidos em cerveja capturaram 508 caramujos; em seguida, aparecem aqueles embebidos no extrato de cebolinha, com 426; sacos embebidos em água atraíram 393 caramujos e, por fim, aparecem panos molhados com leite cru, com 279, totalizando 1.606 capturas.

Diante dos resultados, pesquisadores da Embrapa Pantanal recomendam o uso das armadilhas atrativas banhadas em caldas naturais, principalmente, para agricultores em transição agroecológica. Mas, também podem ser usadas em casas. 

DOENÇA

Caramujos do tipo africanos (que já se tornaram uma praga no Brasil), geralmente, se proliferam depois de chuvas. Visto que gostam de ambientes quentes, úmidos e com sombra. O molusco transmite a meningite eosinofílica, considerando que ele atua como hospedeiro intermediário do verme Angiostrongylus Cantonensis, agente etiológico da doença, explicam especialistas. A doença pode causar forte dor de cabeça, náuseas, vômitos e rigidez da nuca. O tratamento, na maior parte dos casos, é feito com analgésicos para aliviar dor e corticoides para combater a meningite.

Leia Também

Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS Capacitação
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis Alô motoristas
Presidente da Petrobras diz que país não terá aumento de preços dos combustíveis
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor Novidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue Boletim
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal Parceria
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais Visita Especial
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.