Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
MANIA PET
CULTURA

71ª Reunião da SBPC homenageará formadores da identidade de MS com apresentações culturais

22 Jul 2019 - 13h42Por Ariane Comineti

Como parte da programação da  71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a SBPC Cultural promoverá diversas manifestações artísticas na Cidade Universitária. As apresentações serão abertas e gratuitas e o objetivo é integrar toda a comunidade e os participantes do evento com atividades que destaquem as expressões e valores culturais locais e regionais.

As atividades serão realizadas majoritariamente no palco Cultural localizado nas quadras esportivas da Cidade Universitária, entre 12h e 13h, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação de Cultura de MS, e entre 18h e 20h. A organização contou com o apoio também da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore. A 71ª SBPC contará ainda com outras manifestações artísticas em horários diversos no palco montado junto ao estádio Moreninho e no Teatro Glauce Rocha.

Programação

Segundo o responsável pela subcomissão cultural do evento, o pró-reitor de Extensão Cultura e Esportes, Marcelo Fernandes, em cada dia as apresentações trarão temas distintos, com homenagem especial às culturas que contribuíram com a formação da identidade do estado de Mato Grosso do Sul.

Dessa forma, nesta segunda-feira (22.7) a homenagem será à cultura andina, com a Banda Muchileiros, o coral da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) e o grupo Masis.

Na teça-feira (23.7) as culturas homenageadas serão a afro-brasileira e a indígena. Apresentam-se os grupos Nedem, Brô MCs, Ensemble DeArtes, o coro Cantemus, a Orquestra Indígena da Fundação Ueze Zahran, indígenas da Aldeia Bananal com a tradicional dança Bate Pau, banda Neabi, grupo de percussão Curumim Pé de Ouro e integrantes da Furnas do Dionísio com a dança quilombola Maculelê.

Ballet David Sanches

A cultura paraguaia será a homenageada na quarta-feira (24.7), com danças urbanas apresentadas pelo Nedem e Ballet David Sanches, de Pedro Juan Caballero (PY), com Fabio Kaida que apresentará música tradicional paraguaia junto a convidados, com o Coro Feminino da UFMS e com o Grupo Camalote de Danças Folclóricas.

Na quinta-feira (25.7) grupos de migrantes e imigrantes que se estabeleceram em Mato Grosso do Sul recebem homenagem. As culturas gaúcha, japonesa e árabe serão celebradas com apresentações dos grupos Nedem, Los Pantaneros, Litani, Duo de Violões, CTG Tropeiros da Querência, Shinsei Daiko, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Kariyushi Eisa Daiko e Seishun Yossakoi Soran.

Grupo Kariyushi Eisa Daiko

As culturas regional e sertaneja serão homenageadas na sexta-feira (26.7). Apresentam-se o Grupo Oficina de Danças de Corumbá e o grupo Los Pantaneros, a dupla Fred e Victor, o grupo Camalote e o Coral de Trombones da UFMS.

Já no sábado (27.7) no Dia da Família na Ciência a programação contará com atividades circenses, contação de estórias e danças folclóricas, contemplando todas as faixas etárias do público. Apresentam-se os grupos Nedem, Los Pantaneros, os corais Infantil, da UnAPI e de Trombones da UFMS, o grupo Bailah também da Universidade, Marcos Assunção e Zé Du e Zé Pretin. A partir das 16h30 será realizado um arraial com a quadrilha Pé de Moleque do CCI Vovó Ziza e o Trio Zabumba Morena, com o apoio do Sesc MS.

Outras apresentações

Nesta segunda-feira coros e conjuntos da Universidade apresentarão música regional na entrega do título de Doutor Honoris Causa aos artistas Almir Sater, Isaac de Oliveira e Humberto Espíndola. O evento será no Teatro Glauce Rocha a partir das 20h, com a participação também da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Além das composições de Almir Sater, obras de Isaac de Oliveira e Humberto Espíndola serão expostas.

O Teatro Glauce Rocha também será palco, na quinta-feira (25.7) de um concerto que será realizado pela Banda Sinfônica e Coral da UFMS, a partir das 20h.

Leia Também

Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística Aprendizado
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece' Bem ao próximo
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece'
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS Ajuda ao Próximo
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS Investimento
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.